0

Brasil terá Itália no seu grupo da Copa das Confederações

28 nov 2012
18h43
atualizado às 19h05

A três dias do sorteio da Copa das Confederações, o Brasil já sabe que vai enfrentar a Itália na fase de grupos da Copa das Confederações, enquanto a atual campeã mundial Espanha ficará na mesma chave do Uruguai, após o secretário-geral da Fifa, o francês Jerôme Valcke, ter confirmado nesta quarta-feira em São Paulo os espanhóis como cabeças de chave.

De acordo com o regulamento da competição, duas seleções da mesma confederação não podem se enfrentar na primeira fase, o que tira automaticamente os uruguaios, campeões da Copa América, da chave A, a do Brasil, já que ambos integram a Conmebol, e a Itália, vice-campeã europeia, do grupo B, o da Espanha.

Brasil e Itália também estiveram no mesmo grupo na última edição da Copa das Confederações, em 2009, na África do Sul. Na ocasião, a seleção brasileira atropelou os italianos por 3 a 0 no terceiro jogo da primeira fase.

Com o anúncio de que a Espanha será a cabeça de chave do grupo B, metade dos grupos já está definida. Neste sábado, o sorteio realizado no Anhembi de São Paulo faltará definir mais dois adversários do Brasil e da Espanha.

Para ter um caminho mais fácil rumo à semifinais da competição, a seleção brasileira deve torcer para ficar no mesmo grupo do Taiti, campeã da Oceania e considerada a equipe mais fraca da competição, e evitar o México, campeão da Copa Ouro da Concacaf.

O Japão, campeão asiático, que sofreu uma goleada de 4 a 0 diante do Brasil em outubro, também participa da competição, assim como o campeão africano, que será conhecido em fevereiro.

O sorteio de sábado também definirá a ordem dos confrontos, sendo que o duelo entre brasileiros e italianos pode ser o jogo de abertura, previsto para o dia 15 de junho em Brasília.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
publicidade