Brasil 2014

 
 

Esportes » Futebol » Futebol

 Brasil apresenta oficialmente logotipo da Copa 2014
08 de julho de 2010 14h32 atualizado em 09 de julho de 2010 às 09h20

Brasil lança logotipo oficial da Copa de 2014

Celso Paiva
Direto de Johannesburgo

Acabou o mistério, e o logotipo da Copa do Mundo de 2014 já é oficialmente do conhecimento de todos. O COL (Comitê Organizador Local) apresentou o desenho, que tem uma clara referência à Taça Fifa, nesta quinta-feira, em um evento realizado em Joahannesburgo que marcou o pontapé inicial para a competição em solo brasileiro.

A logomarca tem o esboço da imagem do troféu do Mundial sendo formado por três mãos. As cores que predominam são o verde e o amarelo, presentes na bandeira do Brasil, mas o número 2014 foi pintado de vermelho. Em baixo do desenho, está escrito "Fifa World Cup" (Copa do Mundo Fifa) em azul e "Brasil" em verde.

Para a escolha do emblema, que estará nas camisas de todas as seleções que participarão das Eliminatórias do Mundial e também da competição a ser organizada pelos brasileiros, foi reunida uma comissão de notáveis - o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, o secretário-executivo da Fifa, Jérôme Valcke, o arquiteto Oscar Niemeyer, o escritor Paulo Coelho, a cantora Ivete Sangalo, a modelo Gisele Bündchen e o designer Hans Donner -, que escolheram entre opções sugeridas por várias agências.

Nesta quinta, o lançamento oficial do logo, ocorrido no Sandton Convention Center, em Johannesburgo, foi prestigiado até pelo presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva. Estiveram no evento também Teixeira, que dirige o COL, e o presidente da Fifa, Joseph Blatter.

A cerimônia contou ainda com os atores Fernanda Lima e Rodrigo Hilbert como apresentadores. Eles primeiro solicitaram a presença de Ricardo Teixeira no palco do centro de convenções, que foi pintado de verde e amarelo.

Em declarações breves, o dirigente falou sobre a importância do evento e disse que "o mundo ficará mais brasileiro em 2014", assim como ficou "mais sul-africano" com a competição de 2010.

Na sequência, falou ao público ainda Blatter, que fez parte de seu discurso em português e desejou boa sorte ao País no qual "futebol é uma religião", segundo suas próprias palavras.

O discurso mais longo veio a seguir, do presidente Lula, que quebrou o protocolo tradicional da Fifa e citou o nome de grandes ídolos do futebol brasileiro que estavam presentes em Johannesburgo, como Romário, Bebeto, Carlos Alberto Torres e Cafu, e também do mundo, como o francês Michel Platini.

Copa 2010 no celular

Notícias, fotos, classificação, tabelas, artilheiros, estatísticas e curiosidades também estão no celular.
Acompanhe o minuto a minuto de todos os jogos do Mundial e escolha os melhores em campo.
Acesse: m.terra.com.br/copa
Baixe o aplicativo: m.terra.com.br/appcopa

Terra
  1. Em cerimônia realizada na África do Sul, Brasil deu pontapé inicial à Copa de 2014 e apresentou logomarca oficial do evento

    Foto: Fifa/Divulgação

  2. Em discurso na solenidade, presidente Lula cometeu gafe ao "escalar" Franz Beckenbauer na final da Copa de 1966; mesmo assim, prometeu "transparência" nas contas da competição de 2014

    Foto: Caetano Barreira/Foto Arena/Agência Estado

  3. O presidente da CBF, Ricardo Teixeira disse em seu discurso, que após a Copa de 2014, o mundo ficará mais brasileiro, assim como ficou mais africano com a realização do Mundial na África do Sul, neste ano

    Foto: Caetano Barreira/Foto Arena/Agência Estado

  4. Joseph Blatter desejou sorte ao Brasil na organização da Copa, e fez parte do seu discruso em português

    Foto: Caetano Barreira/Foto Arena/Agência Estado

  5. O grupo Bossacucanova se apresentou para mostrar um pouco da música brasileira

    Foto: Caetano Barreira/Foto Arena/Agência Estado

  6. Apresentação da logomarca do Mundial de 2014 foi descrito por Fernanda Lima, apresentadora do evento, como momento mais aguardado da solenidade

    Foto: Reinaldo Marques/Terra

  7. Lula comemora evento na África do Sul ao lado de Orlando Silva, Romário, Bebeto, Ricardo Teixeira, Carlos Alberto Parreira, Joseph Blatter e Carlos Alberto Torres

    Foto: Reinaldo Marques/Terra

  8. Presidente ainda apertou mãos de Ricardo Teixeira e Joseph Blatter no palco

    Foto: Reinaldo Marques/Terra

  9. Durante o evento foi apresentado um vídeo, em que toda a paixão dos brasileiros pelo futebol foi mostrada

    Foto: Reinaldo Marques/Terra

  10. O casal Rodrigo Hilbert e Fernanda Lima apresentou o evento, na África do Sul

    Foto: Reinaldo Marques/Terra

  11. Lula, Blatter e Teixeira deram o pontapé inicial para a Copa do Mundo 2014, no Brasil

    Foto: Reinaldo Marques/Terra

  12. Lula afirmou que todos os gastos com o Mundial, serão atualizados na internet e poderão ser acompanhado por todos

    Foto: Reinaldo Marques/Terra

  13. A cantora Vanessa da Mata foi uma das atrações do evento, juntamente com Bossacucanova e Barbatuques

    Foto: Reinaldo Marques/Terra

/futebol/brasil2014/foto/0,,00.html