Brasil 2014

 
 

Esportes » Futebol » Futebol

 Confira 7 jogos imperdíveis pelas Eliminatórias da Copa 2014
31 de julho de 2011 13h16 atualizado às 14h55

Argentina x Uruguai ocorre em outubro de 2012 e está entre os jogos mais aguardados. Foto: EFE

Argentina x Uruguai ocorre em outubro de 2012 e está entre os jogos mais aguardados
Foto: EFE

Dassler Marques

O sorteio de sábado na Marina da Glória, no Rio de Janeiro, definiu todos os grupos das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2014. Assim, também se desenharam alguns confrontos imperdíveis. Seja por rivalidade política, diferenças culturais ou richas esportivas. Assim, o Terra separou sete partidas. Confira a relação:

Sérvia x Croácia - rivalidade política
Juntas, as duas nações ajudaram a formar a extinta Iugoslávia. Agora, se enfrentam pelo Grupo 1 das Eliminatórias da Copa. Com Bélgica, Escócia, Macedônia e País de Gales, definem apenas um lugar direto no Mundial. Desde a separação de Montenegro, a Sérvia não enfrentou os croatas.

Destaque da Sérvia: Nemanja Vidic (Manchester United)
Destaque da Croácia: Luka Modric (Tottenham)

Ucrânia x Polônia - sedes da Euro
Anfitriãs da Eurocopa 2012, Ucrânia e Polônia dificilmente têm chances de jogar, juntas, a Copa do Mundo de 2014. As duas seleções estão no Grupo H, com a poderosa Inglaterra e a ascendente Montenegro, e irão se enfrentar duas vezes nas Eliminatórias. Ucranianos e poloneses, inclusive, não participaram da Copa 2010.

Destaque da Ucrânia: Andriy Shevchenko (Dínamo de Kiev)
Destaque da Polônia: Robert Lewandowski (Borussia Dortmund)

Espanha x França - richa esportiva
Sem dúvidas, o jogo é o mais aguardado pelas Eliminatórias por motivos técnicos. Com o desempenho ruim em 2010, quando precisou superar a Irlanda na repescagem, os franceses deixaram de ser cabeça de chave e caíram exatamente no mesmo grupo dos atuais campeões mundiais. Uma curiosidade: os espanhóis nunca venceram os franceses em seis jogos oficiais já realizados. Caíram contra eles, inclusive, na Copa 2006 e na Eurocopa 2000. No último encontro, amistoso em março de 2010, a Espanha fez 2 a 0.

Destaque da Espanha: Xavi Hernández (Barcelona)
Destaque da França: Franck Ribéry (Bayern de Munique)

Coreia do Norte x Japão - quase vizinhos
Separadas apenas pelo Mar do Japão, as duas seleções se encontram nas Eliminatórias da Ásia, já que caíram juntas no Grupo C. Também é o único confronto de asiáticos que estiveram na última Copa do Mundo. Cabeça de chave, o Japão não deu tanta sorte ao cair no grupo dos norte-coreanos.

Destaque da Coreia do Norte: Jong Tae-Se (Bochum - Alemanha)
Destaque do Japão: Shinji Kagawa (Borussia Dortmund)

Costa do Marfim x Marrocos - diferenças culturais
Representante do norte africano e de maioria muçulmana, Marrocos faz um confronto de proporções futebolísticas e culturais contra Costa do Marfim, que fica localizada a oeste do continente. A rivalidade entre as regiões da África é enorme e só marfinenses ou marroquinos poderão chegar ao Mundial. Tem cheiro de mata-mata.

Destaque de Costa do Marfim: Didier Drogba (Chelsea)
Destaque de Marrocos: Houssine Kharja (Inter de Milão)

Argentina x Uruguai - richa esportiva e revanche
Já tem data marcada: 12 de outubro de 2012. É quando argentinos e uruguaios se reencontram pela nona rodada das Eliminatórias Sul-Americanas. Depois de definirem a quarta vaga do continente em jogo marcante de 2010, as duas seleções se pegaram recentemente na Copa América, e a Celeste Olímpica despachou a Argentina fora de casa. É a maior rivalidade da América do Sul.

Destaque da Argentina: Lionel Messi (Barcelona)
Destaque do Uruguai: Luis Suárez (Liverpool)

Estados Unidos x Jamaica - revanche
Jamaicanos e americanos irão se reencontrar pouco tempo após o grande confronto recente pela Copa Ouro, em junho deste ano. Com gols de Taylor e Dempsey, os Estados Unidos acabaram com as chances da Jamaica, que deu adeus nas quartas de final.

Destaque dos Estados Unidos: Dempsey (Fulham)
Destaque da Jamaica: Goodison (Tranmere Rovers)

Terra