0

Avaí bate o Vitória e consegue a quina no Brasileiro

30 jul 2009
22h54
atualizado em 31/7/2009 às 00h13

O Avaí pode não ser o time há mais tempo invicto, mas é com certeza o time que há mais tempo só vence no Campeonato Brasileiro. Nesta quinta-feira, o mesmo roteiro visto em três das quatro últimas vitórias se repetiu na Ressacada contra o Vitória: o Avaí saiu na frente e não teve problemas para construir o placar de 4 a 0.

» Fotos da goleada do Avaí
» Receba os gols do seu time pelo celular
» Veja a classificação atualizada
» Confira a tabela completa
» Comente o resultado do jogo

Graças ao triunfo em casa, o Avaí tem o recorde de vitórias seguidas desta edição do Brasileiro, destronando o líder o Palmeiras, com quem havia igualado a sequência na rodada anterior. Só não está há mais tempo sem ser derrotado que o Botafogo, que empatou quatro jogos e venceu outros dois. Quem pensaria isso da equipe que no primeiro quarto do campeonato foi assíduo da zona de rebaixamento?

Não fossem os maus resultados nas dez primeiras rodadas, o Avaí poderia experimentar sorte maior nesta volta à Série A do Brasileiro. Se o campeonato tivesse começado na 11ª rodada, o Avaí seria líder isolado. Mas como não começou, a equipe catarinense pode se orgulhar de uma das melhores recuperações: em cinco rodadas passou da lanterna a oitava colocação. Neste Brasileiro, só o Flamengo fez algo semelhante ( 13 posições entre a segunda e quarta rodada quando uma vitória fazia muita diferença).

O Vitória, por outro lado, vê sua campanha desandar. Sem conseguir engatar uma série positiva, o time baiano deixa o G4 e cede a sua vaga para o Goiás, de quem está a dois pontos de distância.

A vitória do Avaí foi construída de forma rápida. Aos 6min, William recebeu bola dentro da área e foi derrubado por Victor Ramos. Na cobrança, Marquinhos errou o primeiro e o árbitro anulou a defesa de Viáfara alegando que o goleiro se adiantou. Na segunda cobrança, já no nono minuto, Marquinhos de novo não cobrou bem, mas desta vez a bola entrou.

O segundo gol não demorou muito para sair. Aos 15min, em rápido contra-ataque, Luís Ricardo avançou para o ataque e na saída do goleiro mandou para o fundo da rede.

Com o placar a favor, o Avaí apenas administrou o jogo e viu o meia Muriqui fazer uma de suas melhores partidas. Distribuindo o jogo e criando chances para o setor ofensivo do Avaí ampliar o placar, ele foi o grande destaque da partida. E foi recompensado aos 25min do segundo tempo. Pela esquerda, ele invadiu a área e foi derrubado por Victor Simões (expulso depois pelo árbitro). Ele mesmo cobrou e fez o seu sexto na competição. Minutos mais tarde foi substituído para ser aplaudido por todos que estavam na Ressacada.

E ainda deu tempo para o Avaí fazer mais um. Em jogo de três expulsões - além de Victor Simões, Uelliton, do Vitória, e Leo Gago, do Avaí também receberam o vermelho -, o time catrinense chegou ao quarto gol com uma certa facilidade. Caio carregou a bola desde o meio-campo e sem ser incomodado chutou na saída de Viáfara.

FICHA TÉCNICA

Avaí 4 x 0 Vitória

Gols
Avaí: Marquinhos, aos 9min do primeiro tempo; Luís Ricardo, aos 15min do primeiro tempo e Muriqui, aos 25min, do segundo tempo e Caio, aos 42min do segundo tempo

Ponto Forte do Avaí
Setor ofensivo foi muito produtivo na partida desta quinta

Ponto Forte do Vitória
Viáfara não teve culpa nos gols e ainda evitou um vexame maior

Ponto Fraco do Avaí
Poderia ser um placar mais elástico se William não perdesse tantos gols.

Ponto Fraco do Vitória
Defesa do Vitória deu muito espaço para o Avaí e muito trabalho para Viáfara

Personagem do jogo
Muriqui distribui o jogo e criou chance para o ataque definir

Lance polêmico
Aos 8min, Marquinhos cobrou pênalti e o goleiro Viáfara defendeu. Mas o árbitro alegou que o jogador do Vitória se mexeu e mandou voltar a cobrança

Aos 33min do primeiro tempo, Uellinton reclamou, com razão, de impedimento não marcado e acabou expulso.

Esquema Tático do Avaí
3-5-2
Eduardo Martini; Augusto, Rafael e Emerson; Luís Ricardo, Ferdinando, Leo Gago, Muriqui (Caio) e Marquinhos (Odair); Eltinho e William (Roberto). Técnico: Silas

Esquema Tático do
3-5-2
Viáfara, Anderson Martins, Victor Ramos e Uelliton; Apodi (Jackson), Vanderson (Ramon), Magal, Leandro Domingues e Leandro; Adriano (Willian) e Roger. Técnico: Paulo César Carpegiani

Cartões Amarelos
Avaí: Muriqui
Vitória: Leandro Domingues e Roger

Cartões Vermelhos
Avaí: Leo Gago
Vitória: Uelliton e Victor Ramos

Árbitro
Sandro Meira Ricci

Local
Estádio da Ressacada, em Florianópolis
















Jogadores do Ávaí comemoram a quinta vitória seguida do Avaí
Jogadores do Ávaí comemoram a quinta vitória seguida do Avaí
Foto: Petra Mafalda /Mafalda Press / Futura Press
Fonte: Terra

compartilhe

publicidade
publicidade