PUBLICIDADE
Logo do

Sport

Favoritar Time

Botafogo puxa a fila no Brasileiro de jejuns históricos

28 set 2009 - 10h52
(atualizado às 13h55)
Publicidade

A derrota diante do Vitória dentro do Engenhão marcou o décimo jogo do Botafogo sem ganhar no Campeonato Brasileiro. No mesmo domingo, o Fluminense conseguiu encerrar o seu martírio e bateu o Avaí, no Maracanã. Não bastassem os dois cariocas, que brigam para não cair, o atual Brasileiro vem sendo pródigo em longas trajetórias de jejuns.

» Veja fotos de Botafogo x Vitória
» Veja fotos de Fluminense x Avaí
» Vitória afunda Botafogo e renasce no Brasileiro
» Flu bate Avaí de virada e encerra jejum
» Após derrota, torcedores tentam invadir vestiário do Botafogo
» Veja a classificação atualizada
» Comente a má fase das equipes

Atualmente, o Botafogo está a um jogo de igualar a maior sequência negativa de toda a sua história no Campeonato Brasileiro. Em 2004, ano do retorno à primeira divisão e do centenário, o clube acumulou 11 jogos sem vencer. Em 2009, já são dez partidas e, pior: a próxima partida é no Serra Dourada contra o vice-líder Goiás.

O Náutico é um que já atingiu a sua pior sequência sem vitórias na história da Série A. Em 2009, foram 13 jogos consecutivos sem ganhar, levando a equipe das primeiras posições até a zona de rebaixamento. É o maior jejum geral neste Brasileiro.

Outro a superar os piores números de sua história foi o Santo André. A bem da verdade, a única participação do clube na Série A havia sido em 1984, em que ficou seis jogos sem ganhar. O índice foi superado pela atual equipe, que teve jejum de oito partidas.

A vitória sobre o Avaí também permitiu ao Fluminense evitar de se aproximar do maior jejum de sua história, que foi de 12 jogos em 1974. Ainda assim, o clube das Laranjeiras tem duas sequências terríveis em 2009: 11 jogos no primeiro turno e outros oito no returno. No total, foram duas vitórias em 21 partidas.

São Caetano, em 2006, e América-RN, em 2007, possuem as maiores sequências de jejuns na história do Brasileiro em pontos corridos. Ambos ficaram 15 jogos sem sentir o gostinho da vitória.

Confira os jejuns do Brasileiro de 2009:

Náutico - 13 jogos
Fluminense (E), Grêmio (D), Atlético-MG (D), Coritiba (D), São Paulo (D), Internacional (D), Palmeiras (D), Vitória (E), Barueri (D), Botafogo (E), Sport (E), Santos (D) e Flamengo (E)

Fluminense - 11 jogos
Grêmio (E), Avaí (D), Flamengo (E), Corinthians (D), Santo André (D), Internacional (D), Goiás (D), Atlético-MG (D), Cruzeiro (E), Palmeiras (D) e Atlético-PR (D)

Botafogo - 10 jogos (em andamento)
São Paulo (D), Atlético-PR (D), Palmeiras (E), Santo André (D), Corinthians (E), Grêmio (E), Sport (D), Fluminense (E), Santos (E) e Vitória (D)

Sport - 10 jogos
Corinthians (E), Avaí (E), Coritiba (D), Náutico (D), Cruzeiro (E), Palmeiras (E), Fluminense (E), Internacional (E), São Paulo (E) e Barueri (E)

Fluminense - 8 jogos
Vitória (E), Coritiba (D), São Paulo (D), Barueri (E), Flamengo (E), Santos (D), Náutico (E), Botafogo (E) e Grêmio (D)

Santo André - 8 jogos
Palmeiras (D), Cruzeiro (D), Grêmio (D), Corinthians (E), Goiás (D), Avaí (D), Náutico (D) e Internacional (D)

Estevam Soares ainda não venceu em oito jogos pelo Campeonato Brasileiro com o Botafogo
Estevam Soares ainda não venceu em oito jogos pelo Campeonato Brasileiro com o Botafogo
Foto: Agência Lance
Fonte: Terra
Publicidade