PUBLICIDADE
Logo do Figueirense

Figueirense

Favoritar Time

Ceni marca de pênalti, e São Paulo e Figueirense empatam

31 ago 2014 - 17h58
(atualizado em 1/9/2014 às 01h48)
Compartilhar
Exibir comentários

Em um jogo nervoso disputado por duas equipes em ótimo momento no Campeonato Brasileiro, Figueirense e São Paulo ficaram no 1 a 1 no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis, neste domingo. O time catarinense esteve mais perto da vitória com o gol de Giovanni Augusto aos 3min do segundo tempo, mas Rogério Ceni empatou de pênalti sofrido por Osvaldo. Michel Bastos foi expulso no final da partida

Desta forma, o São Paulo se afasta do Cruzeiro, agora nove pontos na frente (42 a 33), e ainda cai para o terceiro lugar, um atrás do Internacional. O Figueirense, por sua vez, segue relativamente distante da zona de rebaixamento, agora com 21 pontos ganhos, cada vez mais próximo da faixa intermediária da classificação.

Veja todos os detalhes da partida aqui.

Os dois times voltam a campo pelo Brasileiro no próximo domingo. Depois de compromisso pela Copa Sul-Americana (na quinta-feira, contra o Criciúma, no Morumbi), o São Paulo receberá o Sport, enquanto a equipe catarinense atuará contra o Internacional, no Beira-Rio.

Giovanni Augusto comemora gol do Figueirense; vitória ficou perto
Giovanni Augusto comemora gol do Figueirense; vitória ficou perto
Foto: Cristiano Andujar / Getty Images

Derrotado no meio de semana pela Copa Sul-americana, o São Paulo defendia a mesma invencibilidade de cinco rodadas do adversário na competição nacional. Mas sem o lateral esquerdo Álvaro Pereira, o meia Paulo Henrique Ganso e o atacante Alexandre Pato, todos suspensos. Por outro lado, voltavam o meia Kaká e o atacante Alan Kardec, além de Rafael Toloi, que substituiu Lucão. Na esquerda, a solução encontrada por Muricy Ramalho foi Michel Bastos. O treinador também abdicou de um meia para reforçar o ataque com Osvaldo.

A nova formação tática, desenhada em 4-2-3-1, inicialmente atraiu o Figueirense, que dominou as ações nos primeiros dez minutos. O jovem atacante Clayton foi acionado duas vezes com perigo dentro da área. Na primeira, não fez bom domínio. Depois, tirou Michel Bastos da jogada com o peito e finalizou mal, da entrada da área. Atento, o goleiro Rogério Ceni ainda interceptou alguns cruzamentos com bom tempo de bola para deixar a meta.

O primeiro golpe ofensivo do São Paulo demorou um pouco mais, mas quase resultou em gol. Aos 13 minutos, Alan Kardec recebeu passe de Kaká perto da pequena área, girou e bateu rasteiro, de primeira. O goleiro Tiago Volpi, principal destaque na atual recuperação da equipe treinada por Argel Fucks, fez a defesa com o pé direito. O Figueirense respondeu nove minutos mais tarde, quando Clayton passou por Paulo Miranda e saiu cara a cara com Rogério Ceni, mas viu o goleiro chegar antes na dividida e quase se machucar para afastar.

Mais equilibrada a partida, o São Paulo chegou novamente com perigo aos 27 minutos. Kaká tabelou com Osvaldo, que aparecia bem em velocidade sempre que acionado, e recebeu com liberdade na entrada da área. Diante da saída de Tiago Volpi, entretanto, o meia não finalizou tão bem, e o goleiro pôde espalmar a bola, batida à meia altura. Além disso, o único arremate com algum perigo foi de Rafael Toloi, rente à trave esquerda, em rebote oferecido pelo goleiro depois de escanteio.

No intervalo, o Argel Fucks fez sua primeira substituição, sacando Thiago Heleno (com dores) para colocar Nirley. Mal deu tempo para o novo zagueiro tocar na bola, e a equipe abriu o placar do Orlando Scarpelli. Aos dois minutos, após bola perdida por Paulo Miranda no campo de ataque, o Figueirense avançou pela esquerda com Clayton, que fez ótima invertida a Giovanni Augusto. Ele invadiu a área e tentou encobrir Rogério Ceni, que ainda deu um tapa na bola. No rebote, o meia não desperdiçou e concluiu para a rede.

A defesa do Figueirense só viria a chamar atenção de forma negativa. Após boa jogada ofensiva do São Paulo pelo lado direito, Paulo Roberto derrubou Osvaldo na área e cometeu pênalti. Rogério Ceni bateu com categoria, no canto direito, oposto ao escolhido por Tiago Volpi, e empatou. Com o marcador igualado, os dois times se dividiram entre buscar a vitória ou evitar a derrota. Aos 42 minutos, Michel Bastos dividiu com Leandro Silva e foi expulso por, caído, ter acertado a chuteira no rosto do adversário. Mesmo assim, o placar permaneceu inalterado.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade