6 eventos ao vivo

Com 4 gols em 9 minutos, Sport vira e vence Flamengo

7 jun 2009
17h56
atualizado às 21h43

O início de partida dava a idéia de que o Flamengo venceria sem problemas na Ilha do Retiro, neste domingo, em confronto pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. Com uma reação fulminante e quatro gols em nove minutos, porém, o Sport frustrou a tarde flamenguista em Recife, fechando a vitória por 4 a 2 na estréia de Emerson Leão.

» Veja fotos da partida
» ESPN: assista ao vídeo
» Veja a classificação atualizada
» Confira a tabela completa
» Comente o resultado da partida

O novo treinador do Sport, porém, apenas pôde assistir à partida das tribunas da Ilha do Retiro, já que está suspenso por 120 dias pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva. Leão se envolveu em confusão com a arbitragem na decisão do Campeonato Mineiro, quando dirigia o Atlético-MG. Com isso, Levi Gomes ficou no banco de reservas dos pernambucanos.

A vitória do Sport também significou a quebra de dois tabus. O Flamengo não perdia na Ilha do Retiro há quatro jogos, desde 1992. Os pernambucanos também não venciam os rubro-negros há nove temporadas, desde 14 de outubro de 2000. Nesta vitória, curiosamente, Emerson Leão é quem comandava a equipe.

Com a bola rolando, as emoções se concentraram especialmente na primeira etapa. Já aos 5min, Adriano deixou de calcanhar, Léo Moura passou e Emerson concluiu. Em ótimo ritmo e com uma defesa do Sport muito desatenta, o Fla dobrou aos 9min: Juan recebeu passe no escanteio e carregou a bola livre de marcação, passando a bola para o mesmo Emerson, que driblou e fez o segundo.

Melhor na partida, o Flamengo controlava bem a partida, mas sofreu um apagão defensivo que custou caro. Aos 25min, Fumagalli cobrou falta lateral, Bruno saiu mal do gol e Durval apareceu para escorar de cabeça e diminuir.

Mal deu tempo de o Flamengo acordar e o Sport já igualou, aos 27min. A bola veio da esquerda e Ronaldo Angelim deixou passar, facilitando a conclusão de Weldon. Aos 30min, o mesmo Weldon virou, se aproveitando de cruzamento de Fumagalli e escorada de Juliano. O terceiro de Weldon veio aos 34min depois boa jogada de Ciro, fazendo o quarto dos pernambucanos em nove minutos.

Depois do intervalo, Cuca promoveu a troca de Éverton no lugar de Toró e o Flamengo ainda conseguiu criar boas oportunidades, especialmente na segunda etapa. Magrão, que vestia a camisa 200 por completar duas centenas de jogos à frente do Sport, porém, se mostrou intransponível, realizando pelo menos três grandes intervenções.

O Sport não teve o mesmo ímpeto, mas quase fez em duas ocasiões. Sandro Goiano chutou de antes do meio-campo, de cobertura, mas Bruno conseguiu se recuperar e espalmar e impedir a bola de entrar. Luciano Henrique, em cobrança de falta, também exigiu boa defesa do goleiro flamenguista.

A partida na Ilha do Retiro também contou com a presença assídua da torcida do Sport, que incentivou a equipe, como de costume, e fez várias provocações ao Flamengo em alusão ao polêmico Brasileiro de 87. Os presentes ainda insultaram Adriano, do Fla.

FICHA TÉCNICA

Sport 4 x 2 Flamengo

Gols
Sport: Durval aos 25min, Weldon aos 27min, Weldon aos 30min e Weldon aos 34min do primeiro tempo
Flamengo: Emerson aos 5min e Emerson aos 9min do primeiro tempo

Ponto Forte do Sport
Velocidade de Ciro e Weldon

Ponto Forte do Flamengo
Início de jogo, que era muito seguro até o apagão defensivo

Ponto Fraco do Sport
Postura indolente nos primeiros 20 minutos

Ponto Fraco do Flamengo
Defesa inócua

Personagem do jogo
Weldon, autor de três gols de oportunismo

Esquema Tático do Sport
3-3-2-2
Magrão; Igor (Juliano), César Lucena e Durval; Moacir, Sandro Goiano e Dutra; Luciano Henrique e Fumagalli (Dudé); Ciro e Weldon (Guto)
Técnico: Emerson Leão

Esquema Tático do Flamengo
3-4-1-2
Bruno; Welinton, Aírton e Ronaldo Angelim; Léo Moura, Toró (Éverton), Willians (Zé Roberto) e Juan; Ibson; Emerson (Josiel) e Adriano
Técnico: Cuca

Cartões Amarelos
Sport: Igor, Luciano Henrique, Sandro Goiano, Dutra e Ciro
Flamengo: Aírton, Ronaldo Angelim e Willians

Árbitro
Cléber Wellington Abade (SP)

Local
Ilha do Retiro, em Recife (PE)





Sport comemora: gol e vitória aliviam situação que já era preocupante no Brasileiro
Sport comemora: gol e vitória aliviam situação que já era preocupante no Brasileiro
Foto: Reinaldo Marques / Terra
Fonte: Terra
publicidade