1 evento ao vivo

Com Roth, Atlético-MG derruba Grêmio com pênalti polêmico

16 mai 2009
20h30
atualizado às 23h17

No primeiro duelo com seu ex-treinador, ainda comandado pelo interino Marcelo Rospide, o Grêmio viu cair a sua seqüência positiva na temporada ao ser derrotado por 2 a 1 para o Atlético-MG na noite deste sábado, no Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte. Com um gol marcado em cobrança de pênalti poêmico aos 48min do segundo tempo, a equipe comandada por Celso Roth desencantou e decretou o a primeira derrota do time tricolor no Campeonato Brasileiro deste ano.

» Fotos de Atlético-MG x Grêmio
» Veja a classificação atualizada
» Confira a tabela completa
» Comente a vitória do Atlético-MG

Dividido com a disputa da Libertadores da América, em que já está garantido nas quartas-de-final e possui a melhor campanha, o time gaúcho atuou com seus titulares, mas nem assim conseguiu manter o nível de suas últimas atuações. Além disto, sofreu a primeira derrota sob o comando de Rospide, que se despede do cargo nesta noite após a confirmação da contratação de Paulo Autuori, que estava no futebol do Catar.

Vice-campeão da última edição do torneio nacional pelo clube do Olímpico e também um dos responsáveis pela ótima campanha na Libertadores deste ano, Roth foi demitido após os insucessos no Estadual de 2009, em que foi derrotado em três ocasiões pelo rival Internacional, que ficou com o título de forma invicta. E no reencontro com seu ex-time, o comandante viu o Atlético-MG perder muitos gols e ainda ceder um empate no segundo tempo, mas mostrou ter estrela nos minutos finais para sair com os três pontos.

Com o triunfo diante de seus torcedores, o primeiro na competição, o Atlético-MG soma quatro pontos, já que tinha ficado no empate por 2 a 2 com o caçula Avaí na rodada de abertura. Já o Grêmio, totalmente dedicado à Libertadores, registra fraco início com apenas um ponto em dois jogos disputados. Na estréia, os tricolores empataram por 1 a 1 com o Santos, no Olímpico, no final de semana anterior.

Apesar do equilíbrio registrado na partida, o Atlético-MG foi quem criou as melhores chances e esteve próximo de abrir o marcador. Em uma das melhores chances no primeiro tempo, Tardelli aproveitou uma finalização errada de Éder Luis e parou no travessão. Já na etapa final, quando não foi barrado pelo goleiro Victor, Júnior ficou com o gol livre em sua frente e isolou ao chutar por cima.

Mas aos 30min, depois de cruzamento de Carlos Alberto, a bola passou por Tardelli, mas não por Thiago Feltri, que demonstrou calma para dominar e estufar as redes, enquanto os gremistas reclamaram de um toque de mão no lance. Porém, a vantagem durou apenas quatro minutos, em lance que o argentino Herrera aproveitou falha atleticana e escorou de cabeça para as redes após cobrança de falta.

Com Adílson expulso aos 44min, o Grêmio ainda sofreu novo prejuízo nos acréscimos. Depois de cobrança de escanteio, a bola tocou no braço do ex-são-paulino Joílson e Wilson Luiz Seneme marcou pênalti, para revolta dos gremistas. Diego Tardelli cobrou com paradinha e definiu a partida para os donos da casa.

Com informações da Gazeta Press

FICHA TÉCNICA

Atlético-MG 2 x 1 Grêmio

Gols
Atlético-MG: Thiago Feltri, aos 30min, e Diego Tardelli, aos 48min do 2º tempo
Grêmio: Herrera, aos 34min do 2º tempo

Polêmicas
Pênalti marcado a favor do Atlético-MG nos acréscimos da partida, quando a bola tocou na mão de Joílson e revoltou todo o elenco do Grêmio

Lance bizarro
Júnior pega a sobra na grande área e, sozinho, finaliza de por cima, perdendo chance incrível

Ponto Forte do Atlético-MG
Atuação da equipe no primeiro tempo, quando criou diversas chances para abrir o placar e deu muito trabalho ao goleiro Victor

Ponto Forte do Grêmio
Reação imediata após o primeiro gol do Atlético-MG, quando mostrou forças para ir para cima e empatar o duelo

Ponto Fraco do Atlético-MG
Queda de rendimento após abrir o placarm chegando até a tomar pressão gremista

Ponto Fraco do Grêmio
Aproveitamento do argentino Maxi López, que teve três chances e não finalizou com eficiência

Personagem do jogo
Thiago Feltri, que ganhou todas as jogadas no ataque contra Ruy e ainda deixou a sua marca

Esquema Tático do Atlético-MG
4-4-2
Juninho; Carlos Alberto, Welton Felipe, Leandro Almeida e Thiago Feltri (Júlio César); Renan, Jonílson (Marcos Rocha), Márcio Araújo e Júnior; Éder Luís (Alessandro) e Diego Tardelli; técnico: Celso Roth

Esquema Tático do Grêmio
3-5-2
Victor; Léo, Rever e Rafael Marques; Ruy (Joilson), Adilson, Souza, Tcheco e Fábio Santos (Jadílson); Jonas (Herrera) e Maxi López; técnico: Marcelo Rospide

Cartões Amarelos
Atlético-MG: Márcio Araújo
Grêmio: Souza, Rafael Marques e Adilson

Cartões Vermelhos
Grêmio: Adilson

Árbitro
Wilson Luiz Seneme (SP)

Local
Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte (MG)




Fonte: Terra
publicidade