0

Com show de veteranos, Goiás goleia e ofusca volta de Ronaldo

20 set 2009
20h23
atualizado às 21h33

A festa alvinegra pelo retorno de Ronaldo aos gramados durou pouco na noite deste domingo. Em atuação de gala da veterana dupla de ataque Iarley e Fernandão, o Goiás não tomou conhecimento do clima de otimismo no Estádio do Pacaembu e frustrou os mais de 35 mil torcedores presentes com uma vitória por 4 a 1 sobre o Corinthians, resultado que o coloca de volta ao grupo dos quatro primeiros do Campeonato Brasileiro, zona de classificação à Libertadores.

» Veja fotos de Corinthians x Goiás
» Veja a classificação atualizada
» Confira a tabela e os resultados
» Receba os gols do seu time pelo celular
» Problemas no estádio? Mande seu relato
» Comente a goleada do Goiás

Com o importante triunfo na capital paulista, a equipe do técnico Hélio dos Anjos, que no meio de semana se garantiu nas oitavas de final da Copa Sul-Americana, alcança o quarto lugar ao somar seu 42º ponto, deixando para trás o Atlético-MG e ficando apenas um atrás do São Paulo e dois do líder Palmeiras. Enquanto isso, o Corinthians, que sofreu a maior derrota no comando de Mano Menezes, vê cada vez mais distantes as chances de título, estacionado nos 37, na intermediária nona colocação.

Fora da equipe desde o dia 26 de julho, data em que fraturou a mão esquerda no clássico contra o Palmeiras, ainda pela 14ª rodada, o camisa 9 do Parque São Jorge foi o principal personagem e centro das atenções antes de a bola rolar. No entanto, com o início da partida quem roubou a cena de vez foi a dupla ofensiva goiana, a mesma que brilhou com a camisa do Internacional na conquista do título mundial de 2006.

Mostrando muito entrosamento e velocidade, a dupla soube se aproveitar da fragilidade defensiva do Corinthians e tirou o foco de Ronaldo nos primeiros toques na bola. Com 7min de jogo, Léo Lima mostrou ótima visão de jogo para lançar Júlio César na esquerda, que foi ao fundo e cruzou para Iarley só completar para as redes. Já aos 23min, novamente o lateral desceu pela esquerda e levantou para Fernandão dominar no peito e tocar com categoria para as redes.

Já na etapa final, aos 5min, o ataque esmeraldino voltou a brilhar e com isso freou o ímpeto do time alvinegro, que esboçava uma reação nos primeiros minutos. Em troca de passes inteligente do setor ofensivo, Fernandão serviu, Iarley girou sobre a marcação de Diego e Balbuena antes de deslocar Felipe e marcar belo gol no Pacaembu, para frustração da massa corintiana.

Mesmo com o novo golpe, o time da casa ainda teve forças para "incendiar" a partida em seguida, sempre levando perigo nas jogadas que passavem pelos pés de Ronaldo. Quase dois meses afastado, o atacante não pereceu sentir o ritmo de jogo e atuou durante os 90 minutos. Em uma das boas chegadas, passou na velocidade por Leandro Euzébio e Fernando e por pouco não marcou. Já aos 28min, carimbou o travessão em cobrança de falta, viu Jucilei acertar a trave em seguida, antes de Dentinho escorar para as redes.

Porém, novo sentimento de decepção tomou conta das arquibancadas apenas seis minutos depois, intervalo em que a torcida fez festa e passou a incentivar o time. Em cobrança de falta, Júlio César deu sua terceira assistência para gol ao levantar para cabeçada de João Paulo, se aproveitando de falha generalizada do setor ofensivo corintiano, e fechando o passeio esmeraldino no Pacaembu.

FICHA TÉCNICA

Corinthians 1 x 4 Goiás

Gols
Corinthians: Dentinho, aos 29min do 2º tempo
Goiás: Iarley, aos 8min, e Fernandão, aos 22min do 1º tempo; Iarley, aos 4min, e João Paulo, aos 34min do 2º tempo

Ponto Forte do Goiás
- Rápida troca de passes no ataque e atuações destacadas de Júlio César, Iarley e Fernandão

Ponto Fraco do Corinthians
- Falhas defensivas, com muitos espaços deixados para a equipe goiana e erros na linha de impedimento, como ocorreu nos lances que originaram o primeiro e quarto gols dos visitantes

Ponto Fraco do Goiás
- Espaços deixados no setor defensivo para a criação de Ronaldo, que se tornou o jogador mais perigoso do Corinthians, mesmo ficando quase dois meses sem atuar

Personagens do jogo
Iarley e Fernandão, do Goiás

Esquema Tático do Corinthians
3-5-2
Felipe; Balbuena, Chicão (Bill) e Diego; Alessandro, Marcelo Mattos, Elias, Jucilei e Marcelo Oliveira (Marcinho); Dentinho e Ronaldo; técnico: Mano Menezes

Esquema Tático do Goiás
3-5-2
Harlei; Ernando, Leandro Euzébio e João Paulo; Vítor, Fernando (Gomes), Everton Hora, Léo Lima (Ramalho) e Júlio César (Zé Carlos); Fernandão e Iarley; técnico: Hélio dos Anjos

Cartões Amarelos
Corinthians: Elias
Goiás: Leandro Euzébio

Árbitro
Marcelo de Lima Henrique (Fifa-RJ)

Público
33.710 pagantes (total de 35.748)

Renda
R$ 1.209.559,50

Local
Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)




Fonte: Terra
publicidade