PUBLICIDADE

Começa o Brasileiro! Veja o que muda em cada time da elite

9 mai 2015 - 08h07
(atualizado às 08h08)
Compartilhar
Exibir comentários

Com o final da maioria dos Campeonatos Estaduais pelo Brasil, começa neste sábado a principal competição de futebol do País. Mas o que cada um dos 20 times fez para se preparar para a Série A do Brasileiro, um torneio com nível de competitividade e dificuldade bem mais elevado do que qualquer regional? Teve time que foi mal no primeiro semestre fazendo reformulação, campeão que mexeu em poucas peças e até clube que, sem dinheiro em caixa, não teve muito como se mexer. Confira aqui o que muda (ou pode mudar) em cada uma das 20 equipes da elite.

Atlético-MG

Campeão estadual e vivo na briga pela Libertadores, o Galo deve ter poucas mudanças para o segundo semestre. A principal alteração no elenco foi a saída do volante Pierre, que já vinha tendo pouco espaço no time titular e foi negociado com o Fluminense. Na frente, a "ressurreição" de Jô após mais de um ano sem fazer gols pode significar uma alternativa interessante a Lucas Pratto.

"Renascido", Jô pode pintar mais no time do Galo no segundo semestre
"Renascido", Jô pode pintar mais no time do Galo no segundo semestre
Foto: Bruno Cantini / Atlético-MG / Divulgação

Atlético-PR

Depois de um primeiro semestre decepcionante, no qual lutou para não cair no Campeonato Paranaense, o Atlético-PR entra sob desconfiança no Brasileiro. Já chegaram o técnico Milton Mendes, o volante Jadson e o atacante Walter, além do lateral direito Matheus Ribeiro, que veio do Ypiranga-RS para uma posição carente no time. Mais novidades para o campeonato nacional são o meia Giovanni, revelado no Corinthians, que veio por empréstimo, e o lateral esquerdo Luiz Paulo, ex-Madureira.

Walter já fez gol com a camisa do Atlético-PR e deve ser opção interessante para o Brasileiro
Walter já fez gol com a camisa do Atlético-PR e deve ser opção interessante para o Brasileiro
Foto: Joka Madruga / Futura Press

Avaí

O Avaí fez uma campanha desastrosa no Catarinense, terminando em último na primeira fase e brigando para não ser rebaixado. Com isso, uma grande reformulação está em curso para não dar vexame na Série A. Nada menos que dez reforços já foram confirmados na Ressacada: os laterais Nino Paraíba, Everton Silva, Guilherme Santos e Romário; o zagueiro Emerson, ídolo do clube; os volantes Adriano e Rudnei; o meia Juninho; e os atacantes Hugo e Conrado. Gilson Kleina terá que quebrar a cabeça para montar o time.

Após péssimo Catarinense, Avaí não economizou no número de reforços
Após péssimo Catarinense, Avaí não economizou no número de reforços
Foto: Eduardo Valente / Gazeta Press

Chapecoense

A Chape não conseguiu chegar à final do Catarinense, mas fez uma campanha digna no Estadual. Até agora, as principais mudanças para o Campeonato Brasileiro foram as chegadas do meia Wagner, que fez um bom Gaúcho pelo Cruzeiro-RS, e do atacante Edmílson, ex-Vasco e Red Bull. Já o volante Bruno Silva veio da Ponte Preta e foi apresentado, mas a transferência ainda não foi reconhecida pelo clube paulista.

Chapecoense fez contratações pontuais
Chapecoense fez contratações pontuais
Foto: Mafalda Press / Gazeta Press

Corinthians

Depois de um início de ano empolgante, com uma grande sequência invicta e futebol envolvente em alguns momentos, o Corinthians enfrenta um período de queda de rendimento. Com problemas financeiros, porém, o clube não fala em grandes contratações para o Brasileiro. A maior dúvida parece mesmo ser a respeito da renovação de Guerrero, cujo contrato termina em julho: o principal jogador do elenco fica ou não fica?

Guerrero fica? Essa ainda é a principal dúvida do Corinthians
Guerrero fica? Essa ainda é a principal dúvida do Corinthians
Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians

Coritiba

Depois de levar uma surra do Operário na final do Campeonato Paranaense, o Coritiba já começou a se mexer para mudar algumas peças do elenco antes da Série A. O zagueiro Leandro Silva, destaque do J. Malucelli no Estadual, já foi contratado. Já o meia-atacante Mazinho, que estava emprestado pelo Palmeiras, não deve permanecer para a sequência da temporada.

Coritiba se mexe após derrota pesada na final do Paranaense
Coritiba se mexe após derrota pesada na final do Paranaense
Foto: Divulgação/Coritiba

Cruzeiro

O bicampeão Cruzeiro tem a inglória tarefa de tentar o tri sem vários de seus principais jogadores das duas últimas conquistas. O técnico Marcelo Oliveira ainda não fez o time convencer em 2015, e a única contratação confirmada para o Brasileiro, por enquanto, é a do lateral esquerdo Fabrício, emprestado pelo Inter. Já entre as saídas, o lateral reserva Breno Lopes foi emprestado ao Fluminense, e o meia-atacante Júlio Baptista, atualmente lesionado, não vai ficar após o fim de seu contrato no meio do ano.

Fabrício pode ganhar espaço na lateral esquerda do Cruzeiro
Fabrício pode ganhar espaço na lateral esquerda do Cruzeiro
Foto: Washington Alves/ Light Press/ Cruzeiro / Divulgação

Figueirense

Vice-campeão catarinense, o Figueirense apostou em dois nomes de muita experiência para fazer uma boa campanha no Brasileiros: foram contratados o goleiro Felipe, ex-Flamengo e Corinthians, e o meia Carlos Alberto, com passagem por todos os clubes grandes do Rio de Janeiro. Outro que chegou foi um nome menos baladado – o atacante Everaldo, ex-Grêmio.

Goleiro Felipe foi anunciado pelo Figueirense para o Brasileiro
Goleiro Felipe foi anunciado pelo Figueirense para o Brasileiro
Foto: Getty Images

Flamengo

A principal novidade para o segundo semestre do Flamengo deve ser o lateral esquerdo Armero, titular da seleção colombiana e com passagem anterior no futebol brasileiro com a camisa do Palmeiras. Por outro lado, o principal atacante do time pode sair: Marcelo Cirino estaria na mira do Benfica, segundo a imprensa portuguesa.

Pablo Armero é reforço do Flamengo para o Brasileiro
Pablo Armero é reforço do Flamengo para o Brasileiro
Foto: Gilvan de Souza/Flamengo / Divulgação

Fluminense

Depois de fazer um Campeonato Carioca irregular e trocar de treinador no meio do Estadual, o Flu se mexeu para reforçar o elenco visando o Brasileiro. A grande novidade foi a volta de Magno Alves, aos 39 anos, que vai voltar a vestir a camisa tricolor 13 anos depois. Também chegaram os zagueiros Artur (Atlético-GO) e Antônio Carlos (São Paulo), o volante Pierre (Atlético-MG) e o lateral Breno Lopes (Cruzeiro). Já o atacante Walter saiu para o Atlético-PR.

Magno Alves está de volta ao Fluminense após 13 anos
Magno Alves está de volta ao Fluminense após 13 anos
Foto: Nelson Perez/Fluminense / Divulgação

Goiás

Mesmo campeão estadual, o Goiás não se acomodou e reforçou bastante o elenco para jogar a Série A do Brasileiro. Da vice-campeã goiana, a Aparecidense, vieram o meia-atacante Robert, o meia William Kozlowski e o lateral Clayton Sales (que estava emprestado pelo próprio Goiás). Outros reforços foram o zagueiro Fred, o lateral Rafael Forster, o volante Patrick e o atacante Wesley. O técnico Hélio dos Anjos terá bastante material novo com o qual trabalhar.

Atacante Wesley é uma das várias novidades do Goiás
Atacante Wesley é uma das várias novidades do Goiás
Foto: Rosiron Rodrigues/Goiás EC/Divulgação / Divulgação

Grêmio

Os primeiros meses do Grêmio não foram tão convincentes, e o time tricolor perdeu a final do Campeonato Gaúcho para o rival Internacional. Ainda assim, sem muito poder financeiro para investir, as contratações tem sido modestas: até agora, chegou só o goleiro Bruno Grassi, destaque do Estadual, para a reserva de Marcelo Grohe, que vai desfalcar o time por causa da Copa América. Por outro lado, o time vai se livrando de jogadores caros: Kleber enfim vai deixar o Grêmio, enquanto o uruguaio Cristian Rodríguez, apesar de ter acabado de chegar, também já rescindiu seu contrato.

Cristian Rodríguez não completou nem 90 minutos no Grêmio e já foi embora
Cristian Rodríguez não completou nem 90 minutos no Grêmio e já foi embora
Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA / Divulgação

Internacional

A grande dúvida do campeão gaúcho para a sequência da temporada era a permanência do meia Alex, mas o ídolo colorado renovou na última sexta-feira o seu contrato até 2017. Fora isso, a já conhecida saída do lateral esquerdo Fabrício para o Cruzeiro é a mudança mais significativa no elenco de Diego Aguirre, que parece bem robusto para a sequência da temporada. A recente chegada de Lisandro López fortaleceu ainda mais o ataque.

Alex renovou com o Internacional e acabou com uma das poucas dúvidas do elenco
Alex renovou com o Internacional e acabou com uma das poucas dúvidas do elenco
Foto: Twitter / Reprodução

Joinville

O campeão catarinense Joinville já fez algumas mudanças em seu elenco para disputar a Série A do Brasileiro. O meia Eduardo rescindiu seu contrato, o atacante Fabinho não deve permanecer após o fim do vínculo em maio, e o zagueiro Danrlei, o lateral Luiz Felipe e o atacante Rafael Furlan devem ser emprestados. Já o goleiro Jhonatan, campeão paranaense pelo Operário, volta ao JEC para o Brasileiro.

Campeão catarinense, Joinville volta nesta temporada a jogar a Série A
Campeão catarinense, Joinville volta nesta temporada a jogar a Série A
Foto: Eduardo Valente / Gazeta Press

Palmeiras

O Palmeiras não para mesmo de contratar, e já fechou com o meia Fellype Gabriel para a disputa do Campeonato Brasileiro. Outro reforço que enfim deve começar a ganhar espaço é o lateral esquerdo Egídio. Já a permanência de Valdivia é uma incógnita, já que seu contrato só vai até agosto. Outra possibilidade é o retorno do meia Mazinho, atualmente emprestado ao Coritiba, mas que dificilmente deve ser aproveitado por Oswaldo de Oliveira.

Fellype Gabriel é a mais nova contratação do Palmeiras... até agora
Fellype Gabriel é a mais nova contratação do Palmeiras... até agora
Foto: Daniel Ramalho / Terra

Ponte Preta

De volta à Série A em 2015 e eliminada do Campeonato Paulista de forma polêmica pelo Corinthians nas quartas de final, a Ponte Preta se mexe para a sequência da temporada. Dispensou os atacantes Fábio Santos e Fagner, mas contratou para seus lugares Felipe Azevedo, do Sport, e Cesinha, do Bragantino. Já o meia Danilo Neves foi emprestado ao Boa Esporte.

Ponte Preta manteve a base do Paulista para o Brasileiro
Ponte Preta manteve a base do Paulista para o Brasileiro
Foto: John Raoux / AP

Santos

O campeão paulista Santos terá como uma de suas novidades para o segundo semestre o meia-atacante Rafael Longuine, que foi um dos principais goleadores do Estadual com a camisa do Audax. Mas o principal foco de discussão sobre o elenco santista é a permanência de Robinho, que tem contrato até o meio do ano e pertence ao Milan, da Itália. Para ficar com o ídolo, o Santos já cogitou até mandar atletas jovens em troca para o time italiano, como o zagueiro Gustavo Henrique ou o atacante Gabriel.

Rafael Longuine é uma das novidades do Santos para a Série A
Rafael Longuine é uma das novidades do Santos para a Série A
Foto: Divulgação Santos FC

São Paulo

Começando mal a temporada, mas crescendo de produção nas últimas semanas, o São Paulo se mexeu pouco para o Brasileiro. Na verdade, a única novidade foi a saída do zagueiro Antônio Carlos, que nem vinha sendo aproveitado e trocou de ares para jogar no Fluminense. Quanto ao comando no banco de reservas, nenhum novo treinador deve pintar por enquanto: o "eterno interino" Milton Cruz foi efetivado para a sequência da temporada.

Milton Cruz foi efetivado no comando do São Paulo
Milton Cruz foi efetivado no comando do São Paulo
Foto: Marcos Bezerra / Futura Press

Sport

Único representante nordestino na Série A de 2015, o Sport perdeu Felipe Azevedo, que foi para a Ponte Preta, mas contratou um reforço à altura: Hernane "Brocador", ex-Flamengo, que trocou o mundo árabe pela Ilha do Retiro. A diretoria prometeu mais duas ou três chegadas, mas por enquanto o treinador Eduardo Baptista não tem novidades no elenco.

Hernane já foi artilheiro do Campeonato Carioca e da Copa do Brasil
Hernane já foi artilheiro do Campeonato Carioca e da Copa do Brasil
Foto: Carlos Ezequiel Vannoni / Divulgação

Vasco

Três reforços bastante conhecidos do futebol carioca desembarcaram no atual campeão do estado: o volante Diguinho, ex-Fluminense, o lateral Júlio César, ex-Botafogo, e o atacante Éder Luís, que já passou pelo próprio Vasco. O último reforço foi o meia Jackson Caucaia, campeão paulista de 2014 pelo Ituano e que também jogou pelo time de Itu nesta temporada.

Experientes Diguinho e Júlio César são duas caras novas no Vasco para o segundo semestre
Experientes Diguinho e Júlio César são duas caras novas no Vasco para o segundo semestre
Foto: Paulo Fernandes / Vasco.com.br/Divulgação
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade