PUBLICIDADE

Ofício da Globo gerou confusão com faixa no Allianz Parque

Mal-entendido com documento emitido na sexta pela emissora criou dúvida sobre em quais pontos o nome do estádio precisava ficar coberto

12 mai 2015 - 15h29
(atualizado às 15h42)
Compartilhar
Exibir comentários

Depois de o nome Allianz ser exibido em transmissões durante todo o Campeonato Paulista, a cobertura do nome da empresa no Allianz Parque no último sábado, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro, revoltou os torcedores palmeirenses. A CBF afirmou que houve um “excesso de zelo” na questão, que segundo apuração do Terra teve como origem um ofício da TV Globo relativo à preservação da segunda linha de publicidade, espaço reservado para a televisão.

A segunda linha é o espaço das arquibancadas que aparece nas transmissões, imediatamente acima das placas de publicidade. O argumento contra essa publicidade secundária, que seria garantida por contrato, é o conflito de interesses com os parceiros que pagam pela veiculação de seus nomes nas placas. Porém, o setor que causou a discórdia não entraria neste espaço reservado.

Allianz tem nome coberto por faixas e causa ira de torcida:

Palmeiras recebeu o documento da emissora, dona dos direitos do campeonato, na sexta-feira. Este foi o motivo do improviso na cobertura, pois não houve tempo suficiente para uma medida mais definitiva por parte da EA Sports Marketing, empresa terceirizada responsável pela organização do jogo. A confusão foi tanta que em certo ponto não se sabia se era necessário cobrir apenas os logos das entradas inferiores ou do estádio inteiro.

Nos relatos colhidos pelo Terra, existe uma convergência que aponta para um mal-entendido na interpretação deste ofício, assim como apontado pela CBF em comunicado. De todo modo, Palmeiras e WTorre, gestora do Allianz Parque, pretendem conversar com as partes envolvidas para chegar em um acordo amigável.

A Globo não se manifestou sobre o assunto. Na visão da emissora, o erro já foi esclarecido pela CBF e não há envolvimento dela na questão, fazendo desenecessário qualquer posicionamento sobre o tema.

Nome do estádio coberto no sábado revoltou os torcedores do Palmeiras
Nome do estádio coberto no sábado revoltou os torcedores do Palmeiras
Foto: Reginaldo Castro / Gazeta Press

Vale lembrar que os contratos de transmissão do Campeonato Paulista e do Campeonato Brasileiro são diferentes. O do Paulista foi fechado em 2010 junto à Federação Paulista, enquanto o do Brasileiro foi negociado diretamente com os clubes em 2011. As pessoas ouvidas pela reportagem não souberam informar se de fato há no contrato de transmissão uma cláusula sobre a segunda linha.

Não é a primeira vez que o Allianz Parque se envolve em uma polêmica durante as transmissões. A política da Globo em se negar a usar o nome oficial do Allianz Parque nas suas transmissões, devido a sua postura  de não promover marcas que não são suas parceiras, faz a emissora chamar o estádio de “Arena Palmeiras”, revoltando os torcedores alviverdes.

Fonte: EFuroni Conteúdo Editorial
Compartilhar
Publicidade
Publicidade