6 eventos ao vivo
Logo do Brasileiro Série A
Foto: terra

Brasileiro Série A

Confusões e pancadaria "mancham" última rodada da Série A

7 dez 2009
11h24
atualizado às 11h26
  • separator
  • comentários

Infelizmente, a última rodada do Campeonato Brasileiro não será lembrada somente pelo que ocorreu dentro de campo, como a virada do Flamengo sobre o Grêmio - e o consequente sexto título brasileiro (1980, 1982, 1983, 1992 e 2009 e a Copa União de 1987, não reconhecida pela CBF) - e o empate heroico do Fluminense contra o Coritiba, que manteve os tricolores na elite e rebaixaram os paranaenses. Da semana decisiva da Série A até a conclusão dos confrontos, no domingo, torcedores promoveram um festival de violência fora e até dentro do gramado, como ocorreu no Couto Pereira.

» Veja fotos das confusões pelo Brasil
» Veja a classificação atualizada
» Confira a tabela e os resultados
» Opine sobre o Brasileiro de 2009

Revoltados com o rebaixamento do Coritiba à Série B, justo no ano do centenário do clube, torcedores alviverdes invadiram o campo após o empate por 1 a 1 com o Fluminense e, primeiro, partiram para cima da arbitragem.

Depois, as vítimas foram os policiais que faziam a segurança do espetáculo - um deles, aliás, foi atingido na cabeça e ficou desacordado. Resultado da baderna: vários feridos, entre oficiais e torcedores, e um clima de violência propagado dentro do Couto Pereira e pelas ruas de Curitiba.

E não pensem que a violência é gerada apenas pelo sentimento de fracasso. Mesmo com título brasileiro, alguns torcedores do Flamengo brigaram entrei si durante a festa rubro-negra, horas após a vitória por 2 a 1 sobre o Grêmio, no Leblon, repetindo a correria ocorrida na venda de ingressos para a partida.

Na ocasião, os flamenguistas, revoltados por não terem conseguido bilhetes, entraram em confronto com policiais e transformaram a fachada do Maracanã em um palco de guerra.

A quilômetros dali, em Santos, torcedores do time da casa e do Cruzeiro deram outro exemplo negativo nas ruas próximas à Vila Belmiro. Antes do confronto vencido pelos mineiros por 2 a 1, uma confusão tomou conta da região e causou medo e apreensão em quem mora perto do estádio.

Torcedores do Coritiba deram um show de como não se comportar diante de um duro golpe
Torcedores do Coritiba deram um show de como não se comportar diante de um duro golpe
Foto: Elaine Felchacka / Especial para Terra
Terra

compartilhe

publicidade
publicidade