PUBLICIDADE
Logo do Goiás

Goiás

Favoritar Time

De volta à Série A, Goiás quer incomodar os gigantes no Brasileiro

26 mai 2013 - 13h09
(atualizado às 13h10)
Compartilhar
Exibir comentários
Enderson Moreira vê o Goiás preparado para fazer boa campanha no Brasileiro
Enderson Moreira vê o Goiás preparado para fazer boa campanha no Brasileiro
Foto: Rosiron Rodrigues/Goiás EC / Divulgação

Depois de dois anos longe da elite e de um trabalho de reestruturação interna feito, o Goiás está pronto para disputar novamente a Série A do Campeonato Brasileiro. Longe dos problemas financeiros e políticos que empurraram o time para a segunda divisão, a equipe esmeraldina quer voltar a ser aquele time que incomodava bastante os gigantes do futebol brasileiro. O pontapé inicial está marcado para este domingo, às 18h30, na Arena Independência, em Belo Horizonte contra o Cruzeiro.

Para que isso possa acontecer, o Goiás conta com o trabalho do jovem técnico Enderson Moreira. O comando dele foi um dos pilares da reconstrução do Goiás nos dois anos em que o clube esteve na Série B. Enderson chegou ao clube no fim de 2011 e ganhou três títulos: o bicampeonato estadual (2012 e 2013) e a Série B do Brasileiro do ano passado.

Com o ano vitorioso em 2012, o torcedor abraçou a equipe e caminhou junto na subida para a elite. A diretoria trabalhou com valores de ingressos baixos e houve uma sinergia grande entre campo e arquibancada.

Dentro de campo, o Goiás montou um time jovem no ano passado e conseguiu manter a maioria das peças, inclusive o atacante Walter, grande nome esmeraldino que é o xodó da torcida. Neste ano, a diretoria trouxe jogadores mais experientes para mesclar e acertou o retorno do ídolo Araújo, que será mais uma atração esmeraldina. O time base para iniciar a competição é o seguinte: Harlei; Vítor, Ernando, Valmir Lucas e William Matheus; Amaral, Thiago Mendes, Renan Oliveira, Hugo e Araújo; Walter.

Fora dele, o processo de saneamento das contas do clube viveu um grande avanço e a condição financeira está mais equilibrada. O time investiu bastante na estrutura física e também olhou com carinho para as categorias de base (vice-campeão da Copa São Paulo em 2013).

Com rumo e estruturado, o Goiás espera se firmar novamente na Série A e ser aquele clube que sempre incomoda os grandes do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Em entrevista ao Terra, Enderson Moreira analisou o desafio que o clube tem pela frente, falou das ambições do clube e de sua afirmação pessoal no cenário nacional.

Terra: Chegar na primeira metade da tabela seria uma boa campanha? Quais as ambições do Goiás nesse retorno?

Enderson:

Sem dúvida nenhuma. A gente sabe que o desejo de todo torcedor é o título, sabemos que é muito difícil, mas a gente não despreza que o time possa se encaixar e conquistar uma grande classificação. Temos os pés no chão, o Goiás é grande, mas existem equipes que são gigantes, com grandes investimentos, e temos que respeitar isso. A nossa intenção é fazer um grande campeonato.

Terra: O Goiás deixou a Série A em 2010. Qual foi a principal mudança no campeonato de lá para cá?

Enderson:

Os investimentos aumentaram, as equipes estão ainda mais capacitadas. O retorno de vários jogadores do futebol mundial adquiridos por essas equipes gigantes. Nossa expectativa é ter um campeonato ainda mais difícil, um campeonato de altíssimo nível com pelo menos dez equipes que possam ser colocadas no patamar de favorito. Estamos sempre acompanhando, temos vários jogadores que não disputam uma Série A tem muito tempo e precisamos nos adaptar o mais rápido possível.

<p>Goi&aacute;s j&aacute; teve sucesso em 2013, com conquista do Estadual</p>
Goiás já teve sucesso em 2013, com conquista do Estadual
Foto: João Paulo di Medeiros / MEI João Paulo Bezerra Di Medeiros - Especial para o Terra
Terra: No ano passado o seu time encaixou naquele 4-2-3-1. Você ganhou peças diferentes como o meia Hugo e o atacante Araújo, acredita que terá de mudar o jeito de jogar da sua equipe?

Enderson:

Acho que esses dois jogadores se encaixam naquilo que a gente pensa. Mas a gente não está fechado em jogar só de uma forma, o Goiás tem pelo menos duas maneiras de jogar e em cima deles temos pequenas variações para ter mais encaixe com adversários. Nossa equipe com o Hugo e Araújo é mais técnica, tem boa velocidade e, mesclando com jogadores jovens que temos, podemos ter um grande resultado.

Terra: No ano passado o Náutico foi a equipe “não gigante” que teve a melhor classificação no campeonato e o fator casa foi fundamental para isso. O Goiás tem que se agarrar nisso para repetir esse feito?

Enderson:

O fator casa, o Serra, é fundamental. Sabemos que vamos enfrentar equipes acostumadas a jogar em qualquer lugar do mundo, mas temos que fazer prevalecer o fator casa e isso será fundamental.

Terra: Você é um treinador jovem e se destacou ao levar o Goiás de volta à Série A. Agora chegou o desafio para você se firmar como um nome entre os grandes treinadores?

Enderson:

Participar de uma Série A de Campeonato Brasileiro é a realização de um grande sonho, pois há um número muito grande de treinadores capacitados no Brasil. Isso faz com que eu esteja muito feliz. Espero que façamos uma grande campanha para que nosso nome seja divulgado, que começamos a ser respeitado pelo trabalho. É muito importante no aspecto pessoal, mas o mais importante é a participação do Goiás.

&amp;lt;a data-cke-saved-href="http://esportes.terra.com.br/infograficos/campeonato-brasileiro-2013/iframe.htm" href="http://esportes.terra.com.br/infograficos/campeonato-brasileiro-2013/iframe.htm"&amp;gt;veja o infogr&aacute;fico&amp;lt;/a&amp;gt;
Fonte: MEI João Paulo Bezerra Di Medeiros - Especial para o Terra MEI João Paulo Bezerra Di Medeiros - Especial para o Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade