PUBLICIDADE
Logo do Corinthians

Corinthians

Favoritar Time

Edílson coleciona erros e preocupa líder na ausência de Fagner

7 out 2015 - 08h11
Compartilhar
Exibir comentários

Dos jogadores que perderam as folgas de segunda e terça para se recuperar de diferentes problemas físicos, Fagner é provavelmente o único que não estará à disposição de Tite na partida do Corinthians contra o Goiás, na quinta-feira da próxima semana. A previsão é de retorno só no fim do mês, o que gera bastante preocupação.

O problema tem sido o desempenho do substituto, Edílson, que vem levando muitos torcedores ao desespero. O último exemplo foi o empate por 2 a 2 com a Ponte Preta, no domingo, com erros do paranaense nas jogadas dos dois gols marcados pelos donos da casa no Moisés Lucarelli.

No lance em que a formação campineira balançou a rede pela primeira vez, o lateral direito subiu mal e nem sequer atrapalhou o cabeceio de Diego Oliveira. No segundo gol, construído todo em seu setor, depois de levar o giro do próprio Diego Oliveira, simplesmente trotou, acompanhando a sequência até a bola entrar.

Sua atuação anterior, a vitória por 3 a 1 sobre o Figueirense, foi a única recente na qual não teve participação direta em um tento sofrido por Cássio. Cometeu muitos erros, mas até ganhou elogios de Tite, em clara tentativa do comandante de dar confiança ao camisa 33.

Confiança é justamente o que ele não vem inspirando. Contra o Inter, a única derrota do líder nas últimas 21 rodadas do Campeonato Brasileiro, Edílson desviou uma bola e acabou a oferecendo a Réver. No lance que definiu o triunfo colorado por 2 a 1, levou um drible da vaca do zagueiro Paulão – que não é famoso por sua habilidade – e desistiu.

Os jogos que antecederam esse também não foram bons. O lateral direito errou na saída de bola contra o Grêmio, chutou-a em cima de Douglas e viu Bobô marcar o gol tricolor. O prejuízo foi diminuído porque Jadson e Renato Augusto buscaram o empate por 1 a 1 em Itaquera.

Em resumo, as falhas recentes de Edílson custaram ao menos cinco pontos ao Corinthians no Brasileiro, e o desempenho não foi melhor na Copa do Brasil. No jogo da eliminação contra o Santos, ele permitiu que Geuvânio recebesse em suas costas no primeiro gol e simplesmente resolveu não acompanhar Ricardo Oliveira no segundo.

Os visitantes venceram por 2 a 1 na zona leste de São Paulo em apenas mais uma das frescas memórias que fazem boa parte da Fiel estremecer quando vê seu nome na escalação. É por isso que os problemas físicos de Fagner causam tanta preocupação na torcida e também na comissão técnica.

O titular da posição machucou a parte de trás da coxa direita no último dia 27, com previsão de recuperação em um mês. Assim, caso deseje tirar Edílson do time titular nas próximas partidas, Tite terá de improvisar um atleta na lateral direita ou apostar no garoto Samuel, hipótese praticamente descartada.

Uma possibilidade mais concreta é a utilização do zagueiro Yago na posição. Destro, ele vem atuando na esquerda e apresentando um desempenho razoável na ausência dos jogadores do setor. Agora, como o lateral esquerdo Uendel deverá estar finalmente à disposição, o beque poderá mudar de lado.

O desenho da equipe que enfrentará o Goiás ainda vai demorar a tomar forma. Há mais de uma semana até a partida, marcada para Itaquera, e os primeiros trabalhos na reapresentação do elenco alvinegro serão de atenção maior à preparação física.

O fator Edílson não será a única preocupação de Tite, que ainda não sabe as condições em que receberá seus três atletas da Seleção Brasileira, Gil, Elias e Renato Augusto. O zagueiro Felipe está suspenso e provavelmente dará lugar a Edu Dracena, outro que não inspira confiança na maior parte da torcida.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade