PUBLICIDADE
Logo do Santos

Santos

Favoritar Time

Enderson cita plano por Robinho; Santos evita indisposição

22 set 2014 - 16h48
(atualizado às 17h01)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Robinho desfalcará o Santos por, pelo menos, dois jogos</p>
Robinho desfalcará o Santos por, pelo menos, dois jogos
Foto: Nick Turchiaro / Reuters

O técnico do Santos, Enderson Moreira, não poupou críticas a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) pela provável perda de Robinho - convocado para dois amistosos com a Seleção Brasileira - no decisivo confronto das quartas de final da Copa do Brasil, contra o Botafogo, na Vila Belmiro, no próximo dia 16. Enderson externou, inclusive, que já pediu a dirigentes do clube por um plano para contar com o jogador para a partida. A diretoria, oficialmente, foge de indisposições com a entidade e ainda não assegura atender ao treinador.

"Com relação ao Robinho, a gente só lamenta. Dizem que o futebol brasileiro precisa melhorar, ficamos dicutindo muito isso. Entendo a questão da CBF, do calendário, mas a gente não pode perder atletas para a Seleção em data Fifa, só no Brasil é assim. Vamos tentar amenizar, os nossos dirigentes estão atentos a isso para poder proporcionar essa volta da melhor maneira possível. Se ele puder voltar, se tudo estiver encaixado, contando com a pré-disposição dele, vai ser importante. Vamos providenciar detalhes para ele estar presente", disse o treinador.

Robinho foi chamado por Dunga para a disputa do Superclássico das Américas contra a Argentina, em Pequim, e para o amistoso contra o Japão, em Cingapura, na Malásia, nos dias 11 e 14 de outubro, respectivamente.

Com a convocação, o camisa 7 desfalcará a equipe nas partidas contra o Bahia e o Criciúma, pela 27ª e 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. Para atuar contra o Botafogo, dois dias depois, o clube precisaria armar um esquema especial para Robinho, similar ao que fazia com Neymar, que chegou a ter voos fretados para atuar pelo clube em períodos inferiores a 48 horas.

O Terra pediu posicionamento oficial do clube há alguns dias, questionando se o Santos não iria requerer a liberação de atletas de convocações e se concordava com o sistema da CBF após o discurso do presidente José Maria Marin, que explicou contar com a colaboração dos clubes. O clube disse que "respeita a convocação do atleta" e que "torce pelo sucesso do ídolo na Seleção". A convocação afetará diretamente os principais concorrentes a disputa das primeiras colocações do título brasileiro como Corinthians, que perderá Gil e Elias, e Cruzeiro, com Ricardo Goulart e Everton Ribeiro. Foram convocados sete jogadores que atuam no País.

"Queria agradecer a compreensão dos dirigentes, que entederam a importância de liberar os jogadores para a seleção brasileira. Sempre haverá um diálogo, mas precisamos estar focados no principal objetivo que é a Copa", afirmou Marin na coletiva de convocação.

No período, alguns jogos de grande peso serão afetados, entre eles Cruzeiro x Corinthians, Flamengo x Cruzeiro e Atlético-MG x São Paulo (veja ao lado a tabela do período). Para piorar, muitos clubes ainda serão dizimados por convocações de seleções estrangeiras. O Santos perderá, provavelmente, o lateral esquerdo Mena para a seleção chilena.

"Todos questionavam de não ter ninguém do Campeonato Brasileiro, agora é valido. Dentro do futebol e dentro da CBF temos uma liberdade. Quem não quiser, manda uma carta dizendo que não fossem convocados. Vamos atender esse pedido. Quanto a conversar com treinador, os que falei foram muito sérios. 'Dunga, a situação e difícil, mas entendemos'", se defendeu Dunga.

Fonte: K.R.C.DE MELO & CIA. LTDA – ME K.R.C.DE MELO & CIA. LTDA – ME
Compartilhar
Publicidade
Publicidade