Brasileiro Série A

publicidade
19 de agosto de 2012 • 20h21 • atualizado em 19 de Agosto de 2012 às 23h26

Estreante Juan marca, mas Inter cede empate à Portuguesa fora

Experiente zagueiro aproveitou a única oportunidade que teve e marcou logo em sua estreia pelo novo clube
Foto: Moises Nascimento/Agif / Gazeta Press

O Internacional contou neste domingo com o retorno de Leandro Damião da Seleção Brasileira e a estreia do experiente zagueiro Juan, que entrou no segundo tempo da partida contra a Portuguesa, no Canindé, válida pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. O novo reforço ainda chegou a marcar em seu primeiro jogo com a camisa colorada, mas os anfitriões fizeram de pênalti nos minutos finais e definiram o empate por 1 a 1, que frustra os planos do Inter de chegar embalado para o Gre-Nal do próximo final de semana.

» Veja como foi Portuguesa 1 x 1 Internacional

Enquanto o resultado deixou a equipe colorada há dois jogos sem vencer - vinha de derrota para o Corinthians - a Lusa já soma oito partidas de invencibilidade, se mantendo longe da zona de rebaixamento e com boas chances de conquistar uma vaga à Copa Sul-Americana. No meio da semana, o time paulista já havia surpreendido outro gaúcho, o Grêmio, que foi derrotado no Olímpico pela equipe rubro-verde.

Na 13ª posição, com 22 pontos, a Portuguesa vai a Campinas encarar a Ponte Preta no próximo sábado, às 21h (de Brasília), pela última rodada do primeiro turno. Quinto colocado, com 31 pontos, a três do G4, o Inter chega ao Gre-Nal em casa pressionado pelos últimos tropeços. O clássico gaúcho será no domingo, às 16h, no Beira-Rio.

O jogo

A partida na capital paulista teve poucas chances claras de gol no primeiro tempo. E a melhor delas foi do Inter. Aos 20min, Kleber recebeu na área, deu um corte na marcação de Léo Silva e bateu rasteiro. Dida mostrou agilidade e defendeu com os pés, mas o experiente goleiro ainda voltaria a brilhar no lance. O rebote ficou com Damião, que chutou à meia altura para a nova defesa de Dida, esta ainda explodindo na trave depois.

O primeiro tempo terminou com o predomínio do Inter. O time gaúcho, porém, não conseguia um volume de jogo suficiente para inaugurar o marcador. Assim, a Portuguesa aproveitou para assustar os visitantes na etapa final, que teve a estreia de Juan pelo Inter - o zagueiro entrou no lugar de Elton. Com 12min, Muriel evitou o gol em cobrança de falta perigosa de falta de Marcelo Cordeiro.

O placar foi aberto aos 29min do segundo tempo no Canindé. Apesar de Damião não ter brilhado na partida, perdido chances que normalmente costuma fazer, foi ele quem iniciou a jogada do gol colorado, recuperando uma bola praticamente perdida e sofrendo falta de Ferdinando. Na cobrança, próxima da marca de escanteio, Kleber fez o cruzamento preciso para Juan testar firme.

Quando o Inter já esperava administrar a vitória, o árbitro viu falta de Índio sobre Diego Viana na área. Na cobrança, aos 36min, Marcelo Cordeiro não deu chances para Muriel, premiando assim a iniciativa maior da Portuguesa na etapa final, mesmo que o Inter tenha sido superior na maior parte do jogo.

Ficha técnica

PORTUGUESA 1 x 1 INTERNACIONAL

Gols
PORTUGUESA:
Marcelo Cordeiro, aos 36min do 2º tempo
INTERNACIONAL:
Juan, aos 29min do 2º tempo

PORTUGUESA: Dida; Ivan (Diego Viana), Valdomiro, Gustavo e Marcelo Cordeiro; Ferdinando, Léo Silva, Moisés e Boquita; Ananias e Bruno Mineiro
Treinador: Geninho

INTERNACIONAL: Muriel; Nei, Bolívar, Índio e Kleber; Ygor (Jajá), Guiñazu, Elton (Juan) e Forlán; Rafael Moura (Fred) e Leandro Damião
Treinador: Fernandão

Cartões amarelos
PORTUGUESA: Ferdinando, Valdomiro, Boquita e Bruno Mineiro
INTERNACIONAL: Índio, Ygor, Elton, Guiñazu e Rafael Moura

Árbitro
Nielson Nogueira Dias (PE)

Local
Estádio Canindé, em São Paulo (SP)

Terra