0

Filme "O Gringo" mostra lado desconhecido de Petkovic

26 mai 2011
23h07
atualizado às 23h24

Se sentir íntimo e viver os passos de carreira de Petkovic em 90 minutos é a ideia do documentário O Gringo, que conta a trajetória do jogador de futebol sérvio. Em um evento para a imprensa e convidados, em um cinema em Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro, o ídolo rubro-negro teve mostrada algumas curiosidades, como a história que antecedeu o famoso gol do tricampeonato contra o Vasco, ou até mesmo seu lado boemio.

No local, estiveram presentes a presidente do Flamengo, Patricia Amorim, o diretor de futebol, Luiz Augusto Veloso, além de alguns ex-dirigentes. Um torcedor o presenteou com uma camisa com os dizeres: "Petkovic, eterno heroi da Nação. Deus te abençoe". Membros de organizadas de Vasco e Fluminense, seus ex-clubes, foram convidados e também estiveram por lá.

Petkovic esteve acompanhado da mulher Violeta e das filhas Ana e Inês. O documentário foi o pontapé inicial da 2ª edição do Festival de Cinema de Futebol, que será realizado de 26 a 31 de maio no Rio de Janeiro.

DOCUMENTÁRIO

O filme é narrado em primeira pessoa e tem como coadjuvante um jovem e simples torcedor do Flamengo. Durante os 90 minutos de duração, ele mostra sua trajetória - desde a infância, com fotos dele ainda criança - além de todas as passagens pelos clubes de sua carreira. O foco principal, porém, é o Flamengo.

Quando relata seu período na Sérvia, Pet narra na língua local, já quando está no Brasil, fala em português. O jogador visita a primeira casa, o primeiro campo, entrevista o primeiro treinador, além dos parentes. Figuras marcantes da sua trajetória também são ouvidas. Vasco e Fluminense tem um respeitoso espaço no documentário.

Sobre o gol do tricampeonato carioca, o filme mostra que uma conversa com o lateral direito Maurinho, um dia antes do jogo, o inspirou. Os dois estavam concentrados e o companheiro, com um programa de computador, enganou Petkovic, que acreditou que a máquina tinha lhe dado uma mensagem (que o camisa 10 iria decidir). Somente durante o jogo o sérvio descobre que se tratava de uma brincadeira.

PERSONALIDADES

Dentre as personalidades, Zico, Adriano e Zagallo dão depoimentos. O jovem zagueiro Fabrício, atualmente no Atlético-PR, é uma espécie de "ator coadjuvante", e relembra o dia 27 de maio 2001, quando era apenas um simples torcedor de arquibancada. Adriano é outro que aparece "atuando". Alguns momentos em que Pet "tira onda" como ator são de qualidade duvidosa.

SIMPLICIDADE

O documentário mostra um Petkovic simples e bem humorado. Por algumas vezes o jogador arrancou risadas da plateia, como por exemplo, quando, em meio a emoção do gol do tri, diz que ficou "duas semanas dolorido", por conta da quantidade de gente que pulou em cima dele. Além disso, mostra seu lado boemio. Por diversas vezes ele é visto tomando um chope e um pouco "alegre". No lado pessoal, se mostra um homem bem ligado à família, ao seu país e ao Brasil, seu amor mais recente. No fim, o filme foi aplaudido pela plateia.

Nova contratação do Flamengo, o lateral Junior Cesar treinou nesta quinta-feira para a partida do Flamengo contra o Bahia, fora de casa, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro, no domingo
Nova contratação do Flamengo, o lateral Junior Cesar treinou nesta quinta-feira para a partida do Flamengo contra o Bahia, fora de casa, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro, no domingo
Foto: Fabio Borges - VIPCOM / Divulgação
Fonte: Lancepress!
publicidade