0

Grêmio atropela o Ceará e mantém briga pela Libertadores

6 nov 2010
21h22
atualizado às 21h55

O torcedor presente ao Estádio Olímpico neste sábado viu uma vitória tranquila do Grêmio. A equipe gaúcha atropelou o Ceará, goleando por 5 a 1, e garantiu a permanência na briga por uma vaga na Copa Libertadores. Resta aos tricolores "secar" os adversários pela vaga no G-4 do Campeonato Brasileiro.

O time gaúcho tem agora 53 pontos na quinta colocação da tabela, um a menos que o Botafogo. Além de torcer por um revés dos cariocas, o Grêmio aguarda por tropeços de Atlético-PR e São Paulo, outras duas equipes na briga pela vaga. Já o Ceará, na 12ª posição, aguarda um fim tranquilo do torneio.

Douglas foi o grande nome da partida, conseguindo um gol e duas assistências, além de boas jogadas. Jonas foi outro que se destacou, ao marcar seu 21º gol no Brasileiro e dar passe para outro. André Lima (duas vezes) e Fábio Rochemback selaram o placar. Magno Alves descontou para os cearenses.

Além da impecável atuação coletiva, o Grêmio contou também com a correta expulsão de Heleno ainda no primeiro tempo, o que facilitou o trabalho da equipe da casa.

O jogo

O Grêmio começou a partida com mais ritmo de jogo, tendo sua primeira boa oportunidade aos 2min. Fábio Rochemback cobrou falta fechada e obrigou Michel Alves a fazer boa defesa. Quatro minutos depois, o Ceará respondeu com Heleno, que desviou cruzamento de Boiadeiro e obrigou Victor a espalmar para o lado.

O time visitante foi ao ataque novamente aos 13min, em chute potente defendido por Victor. Ainda que o Grêmio tivesse mais posse de bola, era o Ceará quem mais ameaçava. Os gaúchos tiveram boa oportunidade aos 20min, quando Michel Alves precisou deixar o gol para espalmar cabeçada de Douglas.

O placar foi enfim inalterado aos 23min. Douglas alçou bola na área em cobrança de falta e André Lima completou de cabeça. A situação ficou mais fácil para o Grêmio, que ampliou seis minutos depois. Douglas passou para Jonas, que completou de primeira para fazer um belo gol.

A situação do Ceará se complicou ainda mais aos 32min, quando Heleno fez falta dura em Andre Lima e foi expulso. Mas ficou pior para os cearenses. Fábio Rochemback cobrou falta da intermediária aos 34min e fez o terceiro gol do Grêmio. O jogo diminuiu de ritmo na sequência, com o time da casa buscando ampliar o resultado com calma.

No segundo tempo, o Grêmio não se importou com a vantagem e voltou determinado a marcar mais. Aos 4min, Souza arriscou finalização de fora da área e acertou o travessão de Michel Alves. A equipe tricolor seguiu com a calma de antes do intervalo, trocando passes sem se precipitar.

Aos 10min, Douglas, que já havia participado de dois gols, mostrou porque foi convocado por Mano Menezes à Seleção Brasileira. O camisa 10 cobrou falta da intermediária e enganou o adiantado Michel Alves para ampliar.

O passeio gremista prosseguiu e rendeu no quinto gol, que foi um golaço. Aos 16min, Jonas recebeu bola pela esquerda, driblou a zaga cearense e rolou para André Lima completar ao fundo das redes. Cinco minutos depois, Jonas teve chance de fazer seu segundo gol, mas Michel Alves fez boa defesa.

Aos 31min, o Ceará aproveitou momento de desatenção do Grêmio para descontar no placar. Magno Alves invadiu a área depois de passe de Reina e acertou o ângulo direito de Victor. O goleiro gremista salvou voltou a trabalhar aos 41min, em duas defesas difíceis que impediram o segundo gol cearense.

FICHA TÉCNICA

Grêmio 5 x 1 Ceará

Gols
Grêmio:

André Lima, aos 23min, Jonas, aos 29min, Fábio Rochemback, aos 34min do 1º tempo, Douglas, aos 10min, e André Lima, aos 16min do 2º tempo
Ceará: Magno Alves, aos 31min do 2º tempo

Ponto Forte do Grêmio
A entrosada dupla de ataque formada por André Lima e Jonas brilhou novamente, conseguindo três gols.

Ponto Forte do Ceará
Experiente, Magno Alves jogou com tranquilidade no ataque mesmo com a goleada sofrida pelo Ceará e conseguiu marcar um gol.

Ponto Fraco do Grêmio
Com a larga vantagem, a equipe cochilou nos minutos finais, permitindo um gol do Ceará.

Ponto Fraco do Ceará
A defesa foi frágil e desatenta, permitindo ao Grêmio construir sua goleada .

Personagem do jogo
Douglas: fez um gol e deu passe para outros dois, sendo o líder da vitória gremista.

Lance polêmico
Aos 44min do primeiro tempo, Lúcio arriscou finalização após impedimento ser assinalado e recebeu o cartão amarelo. O gremista, porém, estava em posição irregular. As falhas da arbitragem em lances de impedimento estiveram presentes na etapa inicial.

Esquema Tático do Grêmio
4-4-2
Victor; Gabriel (Júnior Viçosa), Paulão, Rafael Marques e Fábio Santos; Fábio Rochemback, Adilson (Souza), Lúcio (Gílson) e Douglas; Jonas e André Lima.Técnico: Renato Gaúcho

Esquema Tático do Ceará
4-4-2
Michel Alves; Boiadeiro, Diego Sacoman, Fabrício e Eusébio (Careca); Michel, Heleno, João Marcos e Geraldo (Reina); Magno Alves e Washington (Anderson).Técnico: Dimas Filgueiras

Cartões amarelos
Grêmio: Adilson e Lúcio
Ceará: Heleno, Geraldo e João Marcos

Cartões vermelhos
Ceará: Heleno

Árbitro
Célio Amorim (SC)

Local
Estádio Olímpico, Porto Alegre (RS)

Fonte: Redação Terra

compartilhe

publicidade