PUBLICIDADE
Logo do Grêmio

Grêmio

Favoritar Time

Grêmio mantém confiança em Luxemburgo para buscar título de expressão

26 mai 2013 - 11h38
(atualizado às 11h38)
Compartilhar
Exibir comentários

Sem conquistar um título de expressão desde 2001, quando ganhou a Copa do Brasil em São Paulo batendo o Corinthians, na época treinado por Vanderlei Luxemburgo, a direção do Grêmio decidiu apostar todas as fichas na conquista da Copa Libertadores da America deste ano.

O time manteve Vanderlei Luxemburgo, que chegou à terceira colocação no Campeonato Brasileiro de 2012, e reforçou o time com as contratações do argentino Barcos e do chileno Vargas, além de adquirir em definitivo o vinculo econômico do volante Souza. Investimento alto para um clube que não vive uma boa situação financeira.

<p>Questionado após queda na Libertadores, técnico é o homem de confiança do Grêmio para conquistar o título do Campeonato Brasileiro; jejum de grandes taças já chega a 12 anos</p>
Questionado após queda na Libertadores, técnico é o homem de confiança do Grêmio para conquistar o título do Campeonato Brasileiro; jejum de grandes taças já chega a 12 anos
Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA / Divulgação

Porém, a eliminação precoce na Libertadores obrigou o Grêmio a mudar os planos e direcionar o foco no Campeonato Brasileiro. A direção, ao invés de fazer terra arrasada - prática comum entre os times brasileiros após os insucessos - preferiu bancar a permanecia de Vanderlei Luxemburgo, que como treinador tem no currículo cinco títulos de campeão brasileiro, sendo um grande especialista nesta competição.

“O Campeonato Brasileiro tem 38 jogos, é um campeonato cansativo e muito logo. O segredo é você jogar decisão a cada três jogos, somando o maior número de pontos a cada três jogos. Com isto, você mantém o time motivado nas 38 partidas e você faz um planejamento de pontuação e projeção com jogos em casa e fora. Tem que trabalhar com quantos pontos você vai disputar e o percentual de pontos que vai conquistar”, destacou Luxemburgo.

O primeiro Brasileiro na nova casa

“O Grêmio é favorito ao título, o Grêmio vai brigar para ser campeão.” É com esta convicção do técnico Vanderlei Luxemburgo que o torcedor gremista se prepara para o primeiro Campeonato Brasileiro que será disputado no seu novo estádio, a Arena Gremista, estádio padrão Fifa e que foi inaugurado no final de 2012.

Mesmo ainda em processo de adaptação a nova casa a direção aposta que o novo local vai ajudar a torcida a impulsionar o time dentro de campo.

A equipe vai passar por uma pequena reformulação em relação ao time que iniciou a temporada. Jogadores como o atacante Vargas e o lateral esquerdo André Santos poderão deixar o Grêmio após a Copa das Confederações.

<p>Arena do Grêmio: time irá disputar o Campeonato Brasileiro no novo estádio</p>
Arena do Grêmio: time irá disputar o Campeonato Brasileiro no novo estádio
Foto: Divulgação

Vargas pertence ao Napoli e está emprestado até o final do ano, porém uma cláusula no contrato garante ao time italiano o direito de solicitar o retorno do jogador no final do primeiro semestre, sem ressarcimento algum para o Grêmio.

Já o lateral André Santos, que pertence ao Arsenal, da Inglaterra, está emprestado até o inicio do mês de julho. Caso queira a permanecia do jogador o Grêmio terá que abrir uma nova negociação com o time inglês.

“Nós já conversamos com o André Santos, é uma situação difícil, depende muito mais do próprio Arsenal que do Grêmio, é algo muito difícil. A situação do Vargas também é complicada: quando ele veio para o Grêmio, ele estava brigado com o treinador; agora o Napoli mudou de técnico e eles podem exigir o seu retorno, é algo também muito complicado neste momento”, disse Rui Costa, executivo de futebol gremista.

O time base do Grêmio para a o Campeonato Brasileiro terá Dida, Pará, Cris, Werley e Alex Telles; Fernando, Souza, Elano e Zé Roberto; Vargas e Barcos. A direção não descarta novas contratações: o lateral direito Moisés, que disputou o Campeonato Gaúcho pelo Juventude, deve ser apresentado na próxima semana. Além de lateral, Moisés atua também de volante, o que pode ser uma alternativa para o lugar de Fernando, que foi convocado para defender a Seleção Brasileira na Copa das Confederações e deve ser negociado após esta competição.

&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://esportes.terra.com.br/infograficos/campeonato-brasileiro-2013/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://esportes.terra.com.br/infograficos/campeonato-brasileiro-2013/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;veja o infogr&amp;amp;amp;amp;amp;amp;aacute;fico&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;
Fonte: Cristiano Leonardo S. da Silva Jornalismo - Especial para o Terra Cristiano Leonardo S. da Silva Jornalismo - Especial para o Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade