PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul
Logo do Vasco

Vasco

Favoritar Time

Há 90 anos, "Camisas Negras" conquistavam 1º título carioca do Vasco

12 ago 2013 - 15h07
(atualizado às 15h35)
Compartilhar
Exibir comentários
Vasco homenageou os campeões de 1913
Vasco homenageou os campeões de 1913
Foto: Centro de Memória CRVG / Divulgação

No seu primeiro título Carioca, em 1923, o Vasco tinha o elenco formado por trabalhadores negros e pobres, contrariando a lógica elitista dos rivais. Por esta razão, aquela equipe ficou conhecida como os "Camisas Negras".

A conquista, importante na luta contra o racismo no futebol, completa 90 anos nesta segunda-feira. A diretoria cruz-maltina, que já havia convocado a torcida para vestir preto na partida da última quinta-feira, contra a Ponte Preta, relembrou o feito em seu site oficial.

O vice-presidente de Relações Especializadas do Vasco, João Ernesto da Costa Ferreira, responsável pelo Centro de Memória do clube, destacou a importância do feito vascaíno para o futebol brasileiro.

"O futebol tem dois grandes divisores de água: o título sul-americano, da Seleção Brasileira, em 1919, e o primeiro título carioca do Vasco, em 1923. E quem disse isso foi Mário Filho, que nem vascaíno era. A gente do Vasco mudou o modo de acompanhar futebol. Os estádios eram tomados de assalto pela nossa torcida, para ver aquela equipe, formada por negros e trabalhadores humildes, que conquistou o campeonato de forma avassaladora. Por isso, neste dia 12 de agosto, toda honra e glória aos campeões de 1923", disse João Ernesto, ao site oficial do clube.

O presidente do Vasco, Roberto Dinamite, também destacou a importância da conquista vascaína com negros e operários no elenco.

"Além de espetacular no aspecto desportivo, os Camisas Negras representaram muito para o futebol brasileiro. Com este time, formado por negros e humildes trabalhadores, mostramos que não há espaço para preconceito no esporte. Isso é que é o mais importante. Não que a conquista não tenha importância, mas a contribuição histórica dela foi muito mais significativa", destacou Dinamite.

Fonte: Lancepress! Lancepress!
Compartilhar
Publicidade
Publicidade