PUBLICIDADE
Logo do Portuguesa

Portuguesa

Favoritar Time

Jornalistas da ESPN provocam ira de gremistas no Twitter; Flavio Gomes é demitido

Diretor da ESPN, João Palomino pediu desculpas no Twitter pelos comentários de Flavio Gomes e Arnaldo Ribeiro após o duelo Grêmio x Portuguesa

9 set 2013 - 15h52
(atualizado às 17h08)
Compartilhar
Exibir comentários

A rodada do final de semana no Campeonato Brasileiro provocou uma situação desconfortável fora de campo - mais especificamente, na imprensa esportiva. Comentaristas dos canais ESPN Brasil, Flávio Gomes e Arnaldo Ribeiro se desentenderam com torcida e cúpula do Grêmio. O incidente rendeu uma nota de repúdio do clube e um pedido de desculpas da direção do canal de TV por assinatura, além da demissão de Flávio e o afastamento de Arnaldo.

Tudo começou no sábado no jogo Grêmio 3 x 2 Portuguesa, pela 19ª rodada do Brasileiro. A partida se encaminhava para um empate por 2 a 2 quando, aos 35min, o árbitro Jaílson Macedo Freitas assinalou um pênalti duvidoso sobre Kleber. Na confusão, a equipe paulistana perdeu dois jogadores por expulsão: Bruninho e Valdomiro. O pênalti foi convertido e os gremistas venceram.

Torcedor da Portuguesa, o jornalista Flávio Gomes perdeu a calma no Twitter e passou a fazer comentários em tom agressivo a respeito do Grêmio. Reclamou do árbitro, chamou o clube de "timinho escroto", e publicou várias ofensas.

Arnaldo Ribeiro, também comentarista da casa, manifestou indignação na rede social. Adotou tom mais contido, mas também causou irritação nos gremistas com insinuações a respeito da idoneidade da partida.

Os comentários da dupla provocaram indignação dos gremistas nas redes sociais - em especial contra Flávio. Transtornado, ele passou a discutir com diversos torcedores.

No dia seguinte, o presidente do Grêmio, Fábio Koff, divulgou nota de repúdio a respeito do caso. No texto, o dirigente repreende os questionamentos a respeito da idoneidade do jogo e afirma: "as manifestações irresponsáveis desses profissionais não honram a tradição da emissora, que deveria estar sempre comprometida com a ética, a verdade, a justiça e a justeza de informações".

"Venho, em nome do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense e dos milhões de torcedores, manifestar minha indignação pelas acusações levianas feitas, neste sábado, pelos jornalistas Arnaldo Ribeiro e Flávio Gomes, da ESPN Brasil, por ocasião da realização da partida frente à Portuguesa de Desportos", comentou. "É revoltante e inaceitável que profissionais da imprensa brasileira possam, sem apontar nenhuma evidência, por mera criação fantasiosa, colocar em dúvida a honestidade e idoneidade do clube, dos seus profissionais, de seu presidente e dos demais dirigentes, do povo gaúcho, bem como da Confederação Brasileira de Futebol e de sua Comissão de Arbitragem."

Diante da repercussão do caso, a ESPN tomou medidas nesta segunda. Diretor de Jornalismo e Programação do canal no Brasil, João Palomino anunciou no Twitter que "medidas internas já foram adotadas para comprovar nosso compromisso com o futebol, com a paixão e com o que isso representa".

As "medidas internas" anunciada por Palomino, no caso, significaram a demissão de Flávio Gomes do canal, comunicada internamente nesta segunda. Arnaldo, por sua vez, foi temporariamente afastado de participações nos programas da emissora. O primeiro silenciou sobre o caso e o segundo, por sua vez, entrou em contato com Fábio Koff para pedir desculpas.

Com os resultados do final de semana, o Grêmio terminou o primeiro turno do Campeonato Brasileiro com o terceiro lugar, somando 34 pontos. A Portuguesa, com 19, é a 17ª colocada e abre a zona de rebaixamento.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade