PUBLICIDADE
Logo do

Sport

Favoritar Time

Leão volta à Vila Belmiro com "barca" santista na bagagem

4 jul 2009 - 10h11
(atualizado às 11h32)
Publicidade

Três passagens pela Vila Belmiro em um intervalo de 10 anos tornaram Emerson Leão um dos personagens com o nome mais ligado ao Santos em um passado recente. O treinador, agora dirigindo o Sport, se reencontra com o estádio e a torcida, neste sábado, às 18h30 (de Brasília).

» Mancini não confirma sondagem do Palmeiras
» Santos sonha com zagueiro Lúcio da Seleção
» Mancini barra Neymar e Eller dos titulares
» Diretor do Santos parabeniza Corinthians pelo tri

Leão dirigiu o Santos em 98, de 2002 a 2004, e também em 2008. Foi campeão da Copa Conmebol e semifinalista do Brasileiro em sua primeira passagem, Na segunda, levou o mesmo Brasileiro, foi vice no ano seguinte e ainda repetiu o vice da Copa Libertadores. No total de seus três trabalhos, foram 278 jogos, com 142 vitórias, 68 empates e 68 derrotas.

Além de Leão, curiosamente, há oito jogadores do elenco do Sport que já vestiram a camisa do Santos. Leia sobre cada um deles:

Elder Granja: Poucos se lembram da passagem do lateral direito pela Vila Belmiro, mas Granja nasceu na Baixada Santista e iniciou sua trajetória no futebol com a camisa do Santos. Leão que o levou ao Sport.

Dutra: O lateral esquerdo vestiu a camisa de muitos clubes, mas o maior que já defendeu é o Santos. Não teve uma passagem brilhante, mas ficou marcado por um gol marcado do meio-campo, na própria Vila Belmiro. Está há três anos no Sport.

Daniel Paulista: Coadjuvante enquanto esteve no Santos, o volante ficou famoso pela amizade com Leão, que o levou ao São Caetano e ao Corinthians. Curiosamente, Daniel não chegou ao Sport pelas mãos do treinador. Atualmente, se recupera de lesão no joelho.

Andrade: Assim como Granja, não marcou época no clube, mas passou pelas categorias de base do Santos. Apareceu para o futebol, de verdade, vestindo a camisa do Santa Cruz, na Série B de 2005.

Fabiano: Meia revelado pelo São Paulo, compôs o elenco do Santos na temporada 2003. Atuando até como centroavante, sob o comando de Leão, foi vice campeão brasileiro. O mesmo treinador o levou para o Atlético-MG e, mais recentemente, para o Sport - ambos em 2009.

Luciano Henrique: Até então um jogador promissor do Atlético Sorocaba, o meia chegou à Vila Belmiro em 2005, indicado por Alexandre Gallo. Teve pouco espaço e rodou até chegar ao Sport no início de 2008.

Fumagalli: O meia-atacante despontou muito jovem na Vila Belmiro, mas teve poucas oportunidades com a camisa do Santos. Em sua segunda passagem pelo Sport, é ídolo dos torcedores rubro-negros.

Weldon: Aos 28 anos, o atacante já passou por mais de dez clubes em sua carreira. Reforço do Sport para a Libertadores, vestiu a camisa do Santos no início da década e marcou alguns gols.

Leão volta a Vila Belmiro, palco de muitas alegrias
Leão volta a Vila Belmiro, palco de muitas alegrias
Foto: Ney Rubens / Especial para Terra
Fonte: Terra
Publicidade