PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul
Logo do Náutico

Náutico

Favoritar Time

Náutico quer deixar de ser time caseiro para se firmar na Série A

26 mai 2013 - 11h40
(atualizado às 11h41)
Compartilhar
Exibir comentários
Silas pediu ao Náutico nova mentalidade para partida contra o Grêmio
Silas pediu ao Náutico nova mentalidade para partida contra o Grêmio
Foto: Eduardo Amorim / Brisa Comunicação e Arte - Especial para o Terra

A boa campanha do Náutico nos Aflitos em 2012 contrastou com os péssimos resultados do time fora do Recife. Neste ano, quando só duas partidas do único representante de Pernambuco na Série A serão realizadas no pequeno estádio, a equipe precisa começar a pontuar e vencer fora de casa para tentar conseguir seus objetivos.

Publicamente, ninguém admite que a mudança para a Arena Pernambuco após a realização da Copa das Confederações possa prejudicar o time do Náutico. Mas os jogadores que estiveram no elenco do ano passado disseram que a grama pesada e o “calor” do público ajudaram, na conquista da vaga para a Sul-Americana.

Para se ter uma idéia, no ano passado, das 14 vitórias conquistadas pelo Náutico, 13 foram nos Aflitos e apenas uma foi fora de casa. Além disso, o time do treinador Alexandre Gallo (atualmente nas categorias de base da Seleção Brasileira) conquistou sete empates (três em casa e quatro fora) e 17 derrotas (três em casa e 14 fora).

Como a grande maioria dos jogos em casa do Náutico serão realizados na recém inaugurada Arena Pernambuco, a ideia do treinador Silas é começar a ganhar as partidas também fora do Estado. “A nossa mudança de campeonato do passado para esse tem que começar no primeiro jogo”, adianta o ex-meio-campista, que terá como primeira missão vencer o Grêmio, em Caxias do Sul, neste domingo, a partir das 16h.

Ele disse que contou para os atletas que “o grande problema de jogar contra um time maior que o seu é que você muitas vezes no inconsciente descarta um bom resultado: "ah não se empatar lá está bom". Não está bom, a gente tem que jogar para ganhar. Se empatar ou perder é contingência de jogo. Cada um tem o seu duelo e tem o seu espaço de campo para brigar e tem que sair vencedor no seu espaço de campo."

<p>Arena Pernambuco será a casa permanente do Náutico</p>
Arena Pernambuco será a casa permanente do Náutico
Foto: Eduardo Amorim / Brisa Comunicação e Arte - Especial para o Terra

"Então, vai ser um jogo difícil. Mas muita gente se fecha todo e depois que toma um gol começa a tentar reagir. Nós não, vamos jogar, vamos tomar nossas precauções, mas nós não estamos pensando em momento algum em ir para lá ficar especulando e ficar esperando para ver o que o Grêmio vai fazer. Vamos para trazer o nosso resultado, se a gente ganhar, beleza, ou se empatar, são resultados positivos, mas se a gente perder é porque eles jogaram melhor do que a gente. E agora é botar dentro de campo e esperar pelo melhor”.

O treinador, no entanto, admitiu que ainda precisa de reforços e destacou um zagueiro, um meia e dois atacantes como as necessidades atuais do grupo, sendo um armador o mais urgente.

O time, por sinal, estreia no Brasileiro sem um meio-campista com características ofensivas, já que os volantes Elicarlos, Martinez e Rodrigo Souto serão os responsáveis pelo setor, enquanto os atacantes Rogério e Caion jogarão abertos pelas pontas e com responsabilidade de voltar para marcar e ajudar também na armação das jogadas.

O time confirmado por Silas na última sexta-feira é Felipe; Maranhão, Luis Eduardo João Filipe, Josa; Elicarlos, Rodrigo Souto, Martinez; Rogério, Elton e Caion.O Náutico disputa nos Aflitos a segunda rodada, diante do Vitória) e a terceira, que será diante da Portuguesa, depois faz dois jogos fora do Estado e acontece a parada para a Copa das Confederações. Na volta, o antigo estádio será deixado de lado e ficarão as lembranças das glórias conquistadas naquele gramado e também as tristezas, como a Batalha dos Aflitos, uma das mais duras derrotas do time, justamente diante do Grêmio.

&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://esportes.terra.com.br/infograficos/campeonato-brasileiro-2013/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://esportes.terra.com.br/infograficos/campeonato-brasileiro-2013/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;veja o infogr&amp;amp;amp;amp;amp;amp;aacute;fico&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;
Fonte: Brisa Comunicação e Arte - Especial para o Terra Brisa Comunicação e Arte - Especial para o Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade