PUBLICIDADE
Logo do Santos

Santos

Favoritar Time

Revoltada, torcida do Santos picha imagem de Ganso em muro de CT

23 set 2012 - 12h05
(atualizado às 14h10)
Compartilhar

A polêmica transferência do meia Paulo Henrique Ganso para o São Paulo, fechada na madrugada da última sexta-feira, fez com que a imagem do jogador no muro do Centro de Treinamento Rei Pelé amanhecesse pichada na manhã deste domingo. Dois homens já foram presos pela polícia, suspeitos de terem sido os autores da ação.

» Genialidade, títulos, lesões e vaias; relembre carreira de Ganso

» Relembre passo a passo e entenda a "novela Ganso"

» Contusões, títulos, atritos e paternidade; veja passagem de Ganso pelo Santos

A imagem de Ganso, localizada ao lado da de Neymar, amanheceu praticamente coberta de tinta azul. Somente o cabelo, os braços e e o pé da figura estavam intactas.

No entanto, o nome do jogador, presente ao lado da imagem, não foi pichado e nem se tornou alvo de protestos.

A obra no CT Rei Pelé foi realizada pelo artista plástico Paulo Consentino, em homenagem ao centenário do clube praiano, comemorado neste ano. O trabalho contou com a ajuda de mutirões feitos por torcedores do Santos, para que o presente fosse entregue no dia do aniversário da agremiação: 14 de abril. O muro possui imagens de ídolos que marcaram a história santista, entre eles a de Paulo Henrique Ganso.Esta não é a primeira vez que o muro do CT Rei Pelé é pichado por torcedores. Após a derrota para o Bahia, no ultimo dia 29, na Vila Belmiro, pelo Campeonato Brasileiro, frases pedindo a saída do meio-campista foram escritas no local. Na ocasião, o ex-camisa 10 santista também havia sido perseguido por torcedores do clube alvinegro, ao ir buscar o seu automóvel no CT. A partida foi a última de Ganso com a camisa do Santos, e moedas foram atiradas no jogador por um grupo de torcedores.

Além da pichação que ocorreu neste domingo, torcedores têm promovido um abaixo-assinado na internet. O objetivo é entregar o documento para a cúpula alvinegra para que os dirigentes decidam retirar a imagem de Paulo Henrique Ganso do CT. A diretoria do Santos ainda não se manifestou oficialmente sobre essa ideia.

De camisa 10 ideal a meia contestado

Ganso, revelado nas categorias de base do Santos, começou no clube em 2008, junto a Neymar, a maior estrela do time na atualidade. Desde que chegou ao time profissional, a carreira de Ganso se revezou em sobes e desces. Nos primeiros anos, o jogador conquistou críticos e torcedores não apenas por ser uma das maiores promessas do futebol do Brasil, mas por ter surgido como protótipo do camisa 10 criativo e pensador, em falta nos últimos anos.

A trajetória de Ganso - que parecia traçar uma ascensão meteórica rumo ao estrelato nos principais gramados do mundo - teve, porém, um baque grande em 2010. No meio daquela temporada, o jogador sofreu grave lesão no ligamento cruzado de seu joelho.

A lesão deixou Ganso fora dos gramados por seis meses e comprometeu a sequência da carreira no Santos do jogador, que não conseguiu manter o nível de seu futebol e perdeu prestígio com a torcida.

A volta ao clube veio durante a Copa Libertadores de 2011, mas nem a conquista do título continental fez com que o meia retornasse a seus melhores dias no Santos. À sombra de Neymar, que se consolidava como grande ídolo e craque do Brasil, Ganso perdeu espaço na mídia e também na Seleção Brasileira. De camisa 10 incontestável, o jogador passou a opção para o meio-campo.

No time olímpico de Mano Menezes, que ficou com a prata na Olimpíada de Londres, o meia Oscar, do Internacional, vestiu a camisa 10 da equipe, a qual, há poucos anos, era reservada para o jogador santista.

Logo após a Olimpíada, intensificaram-se os boatos sobre uma possível saída do Santos. E o destino para Ganso se tornou justamente o rival São Paulo, que quis buscar na Vila Belmiro um substituto à altura para Lucas, negociado com o Paris Saint-Germain. O meia, dessa forma, rompe o contrato com a equipe praiana, com final estipulado para fevereiro de 2015.

A transferência do meia para o São Paulo revoltou os torcedores santistas
A transferência do meia para o São Paulo revoltou os torcedores santistas
Foto: Dassler Marques / Terra
Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade