PUBLICIDADE
Logo do Corinthians

Corinthians

Favoritar Time

Pato "sai da geladeira" com fome de bola e volta a ser decisivo no Corinthians

Atacante não começava uma partida titular pelo Corinthians desde o dia 21 de julho; contra o Vitória, ele participou mais do jogo e deixou o Pacaembu como destaque na vitória por 2 a 0 sobre o Vitória

12 ago 2013 - 15h06
(atualizado às 17h10)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Alexandre Pato tem quatro gols no Campeonato Brasileiro em oito jogos como titular e quatro como reserva</p>
Alexandre Pato tem quatro gols no Campeonato Brasileiro em oito jogos como titular e quatro como reserva
Foto: Futura Press

Uma das críticas recorrentes ao futebol de Alexandre Pato é a sua apatia em campo. Não é o que pode ser dito de sua atuação no último domingo contra o Vitória. Pressionado por um período no banco de reservas corintiano, o jogador contratado como estrela no começo deste ano mostrou mais fome de bola que o habitual e deixou o Estádio do Pacaembu como o terceiro jogador mais acionado no triunfo corintiano por 2 a 0 sobre o Vitória. Apenas Emerson (1min37) e Edenílson (1min49) tiveram mais tempo de posse de bola que o camisa sete.

Nos um minuto e 25 segundos que teve a bola em seus pés, Alexandre Pato errou menos que o habitual. Perdeu 10 bolas, mas acertou seis de suas oito tentativas de drible, sofreu três faltas e teve aproveitamento superior a 75% nos 26 passes distribuídos. Fora isso, sofreu um pênalti, converteu a cobrança e deu sossego para o Corinthians levar o placar de 2 a 0 até o final do duelo.

Pato desencanta e Corinthians vence o Vitória:

A atuação positiva significa fôlego para Pato emplacar a mesma regularidade que teve no começo do Campeonato Brasileiro. Pelo menos como presença entre os titulares. O atacante jogou da segunda a oitava rodada entre os 11 ideias de Tite, mas com a volta de contusão de Emerson perdeu o lugar depois de uma atuação fraca contra o Atlético-PR em Curitiba. No duelo, ele conseguiu perder 11 bolas em apenas 45 segundos de posse, apesar do gol marcado.

Como Paolo Guerrero está com a seleção peruana e só volta ao clube no final da semana, Pato terá mais uma chance de provar que merece retomar sua vaga de titular contra o Fluminense, na próxima quarta-feira. Nos três jogos em que deixou “a geladeira” do banco durante o segundo tempo – contra o Criciúma estava lesionado -, Pato comemorou um gol contra o Grêmio -posteriormente Paulo André foi confirmado como autor do gol - e cobrou mais minutos de Tite. Mas teve atuações discretas nos clássicos contra São Paulo e Santos. Somados os três jogos, ele teve apenas 51 segundos com a bola no pé nos 104 minutos que esteve em campo.

Dois altos e muitos jogos sem brilho

Vista em retrospectiva, a trajetória de Alexandre Pato no Campeonato Brasileiro teve no duelo contra o Vitória apenas o seu segundo alto. E não foi por falta de oportunidades. Pato saiu como titular em oito dos 13 jogos do Corinthians na competição e só ficou totalmente de fora de um deles, por contusão. Fez quatro gols, dois deles em seu primeiro ponto alto, contra o Bahia.

O jogo disputado na Arena Fonte Nova no dia 7 de julho concorre com o duelo contra o Vitória como o melhor de Pato neste Campeonato Brasileiro. O atacante marcou dois gols e mostrou a mesma fome apresentada no domingo. Em 1 minuto e 30 segundos com a bola no pé, acertou três dribles, arriscou três chutes e deixou o campo como jogador mais decisivo.

No restante dos jogos no Brasileiro, Pato só marcou contra o Atlético-PR. No restante, as atuações do atacante foram marcadas por sumiços, muitos erros e pouco poder de decisão para quem chegou com grande expectativa. Para enfim emplacar no Corinthians e conquistar os torcedores, Pato precisará apresentar ao menos a mesma fome vista nos duelos contra os times baianos.

Compare as atuações de Pato nas duas últimas partidas como titular (Números Footstats)
  Corinthians x Vitória Atlético-PR x Corinthians
Tempo em campo 78 minutos 80 minutos
Posse de bola 1min25 45 segundos
Finalizações 2 certas 2 certas
Gol 1 1
Passes 21 certos e 5 errados 9 certos e 4 errados
Perda de bola 10 11
Dribles 6 certos e 2 errados 1 certo
Faltas 3 sofridas  3 cometidas e 2 sofridas

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade