PUBLICIDADE

CBF pensa em limitar contratações de jogadores estrangeiros

19 jul 2015 - 15h20
(atualizado às 16h52)
Compartilhar
Exibir comentários

Com tantos problemas a resolver, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) pode ter escolhido a presença de estrangeiros nos campeonatos locais como empecilho. Segundo noticia o jornal O Estado de S. Paulo neste domingo, a entidade pensa em impor obstáculos na contratação de jogadores de outros países.

A principal medida seria proibir a chegada de jogadores que não tiverem passagem por suas respectivas seleções nacionais. O exemplo em que a CBF se espelhou é a Inglaterra, que mantém este sistema para dificultar a montagem de legiões estrangeiras nos times locais.

Carlos Alberto Parreira é um dos defensores da ideia
Carlos Alberto Parreira é um dos defensores da ideia
Foto: Igor Siqueira

A presença crescente de estrangeiros no futebol brasileiro preocupa a CBF, que teria discutido a nova proposta no encontro de ex-técnicos da Seleção na última semana. "Para trazer igual ou pior do que nós temos aqui, não precisamos contratar de fora", opinou Carlos Alberto Parreira, tetracampeão mundial em 1994.

Os chamados "gringos" são uma boa alternativa no mercado pela diferença entre os salários pagos no Brasil e em outros países da América do Sul. O Departamento de Registros e Transferências da CBF atualmente tem inscritos 90 atletas nascidos em outros países. A medida tem ares protecionistas, no estilo de políticas econômicas de países pouco competitivos internacionalmente.

Base é tratada com prioridade por técnicos em reunião na CBF:

Ao impedir a chegada de estrangeiros, a CBF pretende impelir os clubes a melhorar a formação de jogadores brasileiros. Na teoria, a liberação de atletas de alto nível (que passaram por sua seleção) permite a adição de qualidade no futebol nacional, enquanto contratações de estrangeiros de "segundo escalão" seriam obstáculos para o desenvolvimento da base.

Se a medida for implantada em um futuro próximo, jogadores como Lucas Pratto (Atlético-MG), Ricky Centurión (São Paulo) e Stiven Mendoza (Corinthians) estariam impedidos de atuar no futebol brasileiro até que fossem convocados por suas respectivas seleções.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade