0

Regulamento - Série A

Regulamento

A Série A do Campeonato Brasileiro em 2010 terá o mesmo regulamento já visto nos últimos anos. Serão 20 equipes disputando o título no sistema de pontos corridos. Cada time fará 38 jogos divididos em turno e returno, sendo 19 jogos como mandante e outros 19 como visitante. O campeão será a agremiação que fizer mais pontos ao fim do campeonato. Os quatro últimos colocados serão rebaixados para a Série B do Campeonato Brasileiro.


Classificam-se para a disputa da Libertadores 2011 os quatro primeiros colocados, sendo que os três primeiros vão diretamente para a segunda fase da competição enquanto o quarto colocado disputa a fase preliminar. No caso de a Libertadores 2010 ser conquistada por um clube brasileiro, apenas o campeão e o vice iniciam a próxima edição da competição sul-americana na fase de grupos enquanto o terceiro e o quarto colocado disputam a primeira fase. A contagem dos clubes classificados para a Libertadores excluirá os campeões da Copa do Brasil e da Libertadores deste ano, que já têm a classificação assegurada.

Os critérios para a classificação para a Copa Sul-Americana serão definidos pela CBF posteriormente.


Em caso de empate entre dois ou mais clubes ao fim da competição, os critérios de desempate serão os seguintes:


Maior número de vitórias

Maior saldo de gols

Maior número de gols a favor

Confronto direto

Menor número de cartões vermelhos recebidos

Menor número de cartões amarelos recebidos

Sorteio

No caso de empate entre clubes que disputam o título ou o rebaixamento, em lugar do sorteio (sétimo critério de desempate) será realizado um jogo extra entre os dois clubes, em campo neutro, em até sete dias após a última rodada.

 


Fonte: Terra
publicidade