1 evento ao vivo

Ronaldo perde chances e Corinthians empata com Botafogo

17 mai 2009
20h26
atualizado às 23h45

Em seu retorno ao Rio de Janeiro depois de brilhar pelos gramados da Europa e chamar a atenção em São Paulo nesta temporada, Ronaldo falhou na noite deste domingo e não ajudou o Corinthians a desencantar em seu retorno à elite do futebol nacional. Pisando no gramado do Estádio do Engenhão pela primeira vez, o centroavante perdeu chances claras e viu sua equipe ficar no empate sem gols com o Botafogo, em jogo da segunda rodada do Campeonato Brasileiro.

» Veja fotos de Botafogo x Corinthians
» Veja a classificação atualizada
» Confira a tabela completa
» Comente o empate no Engenhão

Maior atração do duelo e grande esperança da torcida corintiana, Ronaldo esteve cara a cara com Renan em pelo menos duas oportunidades, em lances que não repetiu o poder de decisão das partidas anteriores. Em início arrasador no clube do Parque São Jorge, com dez gols em agora 14 partidas, o artilheiro passou em branco nesta noite e acabou sendo substituído aos 27min do segundo tempo para a entrada de Souza.

Com a igualdade na capital fluminense, o Corinthians segue sem vencer em seu retorno à elite do futebol brasileiro, mas soma seu primeiro ponto no campeonato depois de ser batido pelo Internacional na estréia, em pleno Pacaembu. Já o clube do General Severiano, que ficou no 1 a 1 com o Santo André na abertura, no ABC paulista, tem um a mais e também ainda não triunfou na competição.

Na primeira vez em que ficou na frente com o maior artilheiro da história das Copas do Mundo, o jovem goleiro Renan fechou bem o ângulo depois de um preciso lançamento de Elias e viu o centroavante tocar para fora, rente à trave esquerda, aos 23min. No minuto seguinte, Ronaldo ganhou na velocidade contra o ex-são-paulino Juninho e bateu cruzado para difícil defesa do botafoguense.

Já na etapa final, na chance mais clara de gol da partida, o camisa nove recebeu ótima assistência de Morais aos 17min, entrou na área livre e foi desarmado por Renan quando se preparava para o drible. E nos momentos em que não parou na presença do jovem arqueiro, Ronaldo não contou com a ajuda de seus companheiros para coroar com estilo a sua volta ao Rio de Janeiro. Ainda no primeiro tempo, André Santos fez fila na área carioca ao passar por dois marcadores e tentou o chute na hora em que o artilheiro estava livre, parando mais uma vez no goleiro rival.

FICHA TÉCNICA

Botafogo 0 x 0 Corinthians

Polêmicas de arbitragem
Em cobrança de falta de André Santos para a área do Botafogo, Ronaldo se "enrosca" com a marcação do time carioca e cai na área pedindo pênalti. No entanto, o árbitro já havia parado a jogada e anotado falta do ataque do Corinthians, para a revolta dos visitantes

Pontos Fortes do Botafogo
- Forte marcação nos principais organizadores do Corinthians;
- Atuação destacada de Renan, que parou o ataque corintiano em pelo menos cinco oportunidades claras

Pontos Fortes do Corinthians
- Marcação realizada no meio-campo, que forçou erros do setor de criação do Botafogo;
- Defesas do goleiro Felipe, que segurou os tiros de Victor Simões, Tony e Juninho

Pontos Fracos do Botafogo
- Excesso de impedimento de seus homens de frente e falha no posicionamento ofensivo;
- Alto número de passes errados no meio-campo, que dificultaram a criação de jogadas no ataque

Pontos Fracos do Corinthians
- Erros de finalização no ataque, principalmente de Ronaldo;
- Dificuldade na armação de jogadas, com Douglas e Elias rendendo abaixo do esperado

Personagem do jogo
Renan, do Botafogo

Destaque negativo do jogo
Ronaldo, do Corinthians

Esquema Tático do Botafogo
3-5-2
Renan; Leandro Guerreiro, Juninho e Wellington (Gabriel); Thiaguinho, Fahel, Túlio Souza (Léo Silva), Rodrigo Dantas e Eduardo; Jean Coral (Tony) e Victor Simões; técnico: Ney Franco

Esquema Tático do Corinthians
4-4-2
Felipe; Alessandro, Diego, Chicão e André Santos; Cristian, Elias, Morais (Boquita) e Douglas; Dentinho (Jorge Henrique) e Ronaldo (Souza); técnico: Mano Menezes

Cartões Amarelos
Botafogo: Eduardo
Corinthians: Alessandro e Diego

Árbitro
Carlos Eugênio Simon (RS)

Local
Estádio Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)






Fonte: Terra
publicidade