Brasileiro Série A

publicidade
31 de agosto de 2010 • 17h08

Saiba tudo do meia que faz mais gols no Brasil em 2010

Elias é saudado após marcar novamente contra o Avaí
Foto: Carlos Costa / Futura Press
Dassler Marques

Cinco gols em dois jogos tornaram o meia Elias, do Atlético-GO, um personagem bastante explorado no noticiário esportivo dos últimos dias. Após calar o Pacaembu e marcar três vezes contra o Palmeiras, no aniversário de 96 anos, ele reapareceu contra o Avaí, no domingo, fazendo mais dois belos gols em jogadas individuais.

Com os cinco marcados nos últimos dias, Elias chegou a 19 gols na temporada 2010, o que faz dele o jogador de meio-campo que balançou as redes mais vezes entre clubes da Série A neste ano. Só sete fizeram mais gols, mas todos são atacantes. O líder é Neymar, com 30.

Reserva do então lanterna do Brasileiro, Elias conseguiu uma volta por cima inacreditável na última semana a partir da chegada de Renê Simões. "Ele foi fundamental nessa arrancada. Temos conversado bastante, porque tive um momento difícil nos últimos dois meses. Mas o Renê conversou comigo, deu confiança. Às vezes você não joga por opção do treinador, mas deve respeitar", conta Elias ao Terra.

Em 38 jogos disputados em 2010, ele só completou nove até o fim, o que expõe um jogador irregular. De fato, após surgir no Bahia, em 2003, Elias teve chances pelo Vasco, em 2007, e no Fluminense, na temporada seguinte. Foram passagens mais que meteóricas, ele explica.

"Não tive oportunidade nos dois clubes. No Vasco, fiz contrato de quatro meses", conta Elias, que teve duas lesões e retornou para o Bahia para jogar a Série B. No ano seguinte, foi pedido pelo técnico Cuca no Fluminense. "Fiz o primeiro jogo e ele foi demitido. Depois veio o Renê Simões, colocou outros jogadores e as coisas acabaram dando certo. Não tive oportunidades". Curiosamente, hoje é o mesmo Renê que aposta em Elias.

Rei no Pacaembu

Foi em 2003, contra o Corinthians, que Elias teve seu primeiro grande momento como jogador. No Pacaembu, venceu por 2 a 1 pelo Brasileiro, começando ali uma história que teria mais dois capítulos importantes. Na Série B de 2008, contra o mesmo adversário, impôs a única derrota corintiana no estádio - o gol, de falta, foi marcado por Elias.

Na última semana, os fatídicos três gols contra o Palmeiras surgiriam no mesmo Pacaembu, o que já faz Elias acreditar que tem algo em particular com o estádio. "O gostinho dos três gols foi bom demais. Era um dia histórico e estávamos precisando muito da vitória", lembra o jogador. "Contra o Corinthians? Nossa, aquele gol me marcou muito", também destaca o meia que mais marca gols no futebol brasileiro.

Os 10 principais goleadores do Brasil em 2010:

Neymar (Santos) - 30 gols
André (Santos) - 26 gols
Jonas (Grêmio) - 24 gols
Vagner Love (Flamengo) - 23 gols
Júnior (Vitória) - 22 gols
Alecsandro (Internacional) - 20 gols
Diego Tardelli (Atlético-MG) - 20 gols
Elias (Atlético-GO) - 19 gols
Borges (Grêmio) - 18 gols
Herrera (Botafogo) - 18 gols

Redação Terra