0

Surpresa de Carpegiani, Marlos decide, São Paulo vence e segue em 1º

11 jun 2011
20h26
atualizado às 21h16

Paulo César Carpegiani surpreendeu na escalação do São Paulo para a noite deste sábado, no Estádio do Morumbi, e acabou recompensado pela ousadia. Com ótima atuação de Marlos, inesperadamente escalado como titular, o time do Morumbi venceu o Grêmio por 3 a 1, manteve os 100% de aproveitamento no Campeonato Brasileiro e, de quebra, a liderança da elite do futebol nacional.

Além dos 12 pontos somados na competição, o atual time são-paulino impôs um recorde. Pela primeira vez em sua gloriosa história, o clube tricolor inicia um Campeonato Brasileiro com quatro triunfos consecutivos. Anteriormente questionado, o time de Paulo César Carpegiani se credencia como um dos favoritos ao título, em virtude da tranquilidade com que bateu o Grêmio neste sábado.

O São Paulo iniciou a construção da quarta vitória no Brasileiro aos 13min, com Casemiro, após passe de Marlos. O Grêmio chegou a empatar no início do segundo tempo, justamente com Casemiro, contra, que assinalou o primeiro gol sofrido pelo time tricolor na Série A - a equipe de Carpegiani possui a melhor defesa da competição ao lado de Palmeiras e Figueirense.

O gol contra, entretanto, não abateu o São Paulo. Aos 16min, Marlos recebeu passe de Lucas e finalizou firme para colocar o time do Morumbi à frente do marcador. Tranquilo, o clube paulistano decidiu o jogo aos 39min, com Jean, que, em posição duvidosa, passou pelo goleiro Victor e tocou para as redes após ótimo passe de Dagoberto.

O clube gaúcho, que enfrentou problemas para chegar à capital paulista, em virtude do cancelamento dos voos de Porto Alegre por conta do vulcão Puyene, segue vitimado pelos clubes paulistas no Campeonato Brasileiro desta temporada.

Derrotado pelo Corinthians na estreia da Série A, a agremiação comandada por Renato Gaúcho sofreu a segunda derrota justamente para outro clube paulistano, e segue estacionado com seis pontos ao final da quarta rodada.

Embalado, o São Paulo volta a campo pelo Campeonato Brasileiro no domingo dia 19, às 16h (de Brasília), diante do Ceará, no Estádio Presidente Vargas. Por outro lado, o Grêmio buscará a reabilitação diante do Vasco, na mesma data e horário, no Estádio Olímpico Monumental.

O jogo

O torcedor que compareceu ao Estádio do Morumbi nesta fria noite de sábado encontrou uma surpresa no anúncio da escalação oficial do São Paulo. Paulo César Carpegiani surpreendeu. Ao invés do esquema com "quatro volantes", o treinador do clube paulista vetou o meio-campista Carlinhos Paraíba, e optou pelo meia-atacante Marlos, aumentando a capacidade ofensiva da equipe mandante.

A velocidade de Marlos beneficiou o estilo de jogo do São Paulo, que acabou recompensado logo aos 13min da primeira etapa. O camisa 11 recebeu passe pela ponta esquerda e apenas rolou para Casemiro. Inspirado, o meio-campista arriscou da entrada da área e viu o goleiro Victor ser enganado por um desvio. Resultado: o segundo gol seguido de o versátil volante no Campeonato Brasileiro.

O tento anotado por Casemiro motivou ainda mais o São Paulo na fria noite de sábado. Solto, o time do Morumbi aproveitou um esquema muito recuado do Grêmio, que avançou apenas Júnior Viçosa para brigar com Xandão e Luiz Eduardo. Recuado, o clube gaúcho viu o líder do Campeonato Brasileiro dominar completamente a primeira etapa e ameaçar o goleiro Victor em oportunidades seguidas.

Aos 32min, Wellington roubou a bola e encontrou rapidamente Dagoberto. O camisa 21 cortou a marcação e chutou rasteiro. A bola passou rente à trave de Victor, e por centímetros o São Paulo não aumentou a merecida vantagem. Com 37min, Marlos repetiu a investida anterior, passou por Neuton e assustou o time gaúcho.

A intensidade são-paulina se manteve na segunda etapa. Logo a 1min de partida, Lucas fez grande jogada pela ponta direita e cruzou para o meio da área. Antes de a bola chegar a Dagoberto, Saimon tentou o corte e por pouco não assinalou contra o próprio patromônio.

O quase gol contra de Saimon, no entanto, se tornou um tento contrário na outra área do Morumbi. Aos 7min, Fábio Rochemback cobrou falta para dentro da área e Casemiro, justamente o responsável por abrir o placar para o São Paulo, tocou contra as redes do time paulista, igualando o marcador.

O gol contra assinalado por Casemiro, no entanto, não abateu o São Paulo dentro de campo. Pelo contrário. Com ótima atuação de Marlos e do ataque, o clube comandado por Paulo César Carpegiani dominou o jogo e construiu a vitória naturalmente.

Aos 16min, Douglas errou e deixou a bola nos pés de Lucas ao tentar puxar o contra-ataque. O camisa 7 acelerou o jogo e tocou para Marlos, que invadiu a área em velocidade e bateu firme de perna direita para superar Victor e colocar novamente o São Paulo na liderança do marcador no Estádio do Morumbi.

A vantagem no marcador tranquilizou o clube tricolor, que sacramentou a vitória aos 39min. Dagoberto recebeu na intermediária e descolou um lindo lançamento para Jean. Em posição duvidosa, o meio-campista tirou Victor da jogada e assinalou o terceiro, sacramentando a quarta vitória seguida do São Paulo no Brasileiro.

Ainda antes do apito final, o zagueiro Rafael Marques perdeu o controle e acabou expulso pela arbitragem. Em confusão com Dagoberto, o defensor gremista reclamou da postura do atacante rival e recebeu o cartão vermelho de Paulo Godoy Bezerra.

FICHA TÉCNICA

São Paulo 3 x 1 Grêmio

Gols

São Paulo: Casemiro, aos 13min do primeiro tempo; Marlos, aos 16min do segundo tempo; e Jean, aos 39min do segundo tempo

Grêmio: Casemiro (contra), aos 7min do segundo tempo

São Paulo
Rogério Ceni; Jean, Xandão, Luiz Eduardo e Juan (Bruno Uvini); Wellington, Casemiro (Carlinhos Paraíba), Rodrigo Souto e Lucas; Marlos (Ilsinho) e Dagoberto
Técnico: Paulo César Carpegiani

Grêmio
Victor; Mário Fernandes, Saimon, Rafael Marques e Neuton (Lins); Fábio Rochemback, Fernando, Gabriel (Marquinhos), Lúcio e Douglas; Junior Viçosa (Roberson)
Técnico: Renato Gaúcho

Cartões Amarelos
São Paulo: Rodrigo Souto, Jean e Dagoberto
Grêmio: Lúcio, Fábio Rochemback e Rafael Marques

Cartões Vermelhos
Grêmio: Rafael Marques

Público
15.097

Renda
R$ 372.089,00

Árbitro
Paulo Godoy Bezerra (SC)

Local
Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)

Fonte: Terra

compartilhe

publicidade