PUBLICIDADE
Logo do Vitória

Vitória

Favoritar Time

Vitória anuncia Felipe Ximenes como novo diretor de futebol

16 abr 2014 - 17h00
Compartilhar
Exibir comentários
Ximenes chega ao Vitória e reedita dobradinha com Ney Franco
Ximenes chega ao Vitória e reedita dobradinha com Ney Franco
Foto: Reprodução

No início da tarde desta quarta, o Vitória anunciou seu novo diretor de futebol. O nome contratado já era esperado na Toca do Leão: Felipe Ximenes, ex-gestor do futebol de Coritiba e Fluminense, assinou contrato de dois anos com o clube e será apresentado às 14h30 desta quinta-feira, na sala de imprensa do CT Manoel Pontes Tanajura. Ximenes substitui Raimundo Queiroz, que ocupou o cargo na equipe de Salvador por dois anos e acabou demitido na segunda, após o vice no Campeonato Baiano.

Com a contratação de Felipe Ximenes, o Vitória reedita uma parceria de sucesso do diretor com Ney Franco. Os dois trabalharam juntos no Coritiba, em 2010, e garantiram o título da Série B para a equipe paranaense, além de uma boa campanha na Copa do Brasil, quando a equipe foi vice-campeã. Peter Siemsen, presidente do Fluminense, quis reunir a dupla no final do ano passado, levando o treinador do Vitória ao Rio de Janeiro. À época, Celso Barros, presidente da Unimed, vetou a contratação. Pouco mais de um mês depois, Ximenes foi demitido do cargo.

Perfil e possíveis contratações

Felipe Ximenes tem larga experiência trabalhando em categorias de base, e foi indicado por dois anos consecutivos como um dos três melhores gestores de futebol do país, quando trabalhou no Coritiba. Pela equipe paranaense, além de ter levado o time ao título da Série B, ao lado de Ney Franco, montou o elenco duas vezes finalista da Copa do Brasil. No final de setembro de 2013, após uma eliminação precoce na Copa Sul-Americana para o Itagüí, da Colômbia, Ximenes foi demitido do cargo, junto com o então treinador Marquinhos Santos, hoje no Bahia, rival do Vitória.

O novo diretor de futebol do Vitória tem 46 anos e é executivo afiliado à ABEX (Associação Brasileira dos Executivos de Futebol). Com mais de 20 anos de experiência no mundo do esporte, Ximenes nos últimos anos também trabalhou como executivo de outras equipes do futebol brasileiro, como Vasco, Botafogo, Atlético Mineiro e Cruzeiro.

A sua chegada do Vitória já era dada como certa desde ontem, quando o vice-presidente do clube, Epifânio Carneiro, falava em possíveis reforços. Em coletiva, ontem, Carneiro revelou que o presidente rubro-negro, Carlos Falcão, havia viajado ao Rio de Janeiro para negociar com Ximenes.

"Estamos em um processo quase final de negociação, iniciado após a demissão do Raimundo Queiroz. O Falcão foi para o Rio de Janeiro se encontrar com o Felipe Ximenes para tentar acertar a vinda dele", disse.

Nos últimos dias, o Vitória anunciou a contratação dos atacantes Vinicius, do Palmeiras, e Caio, do Internacional. Nesta semana, o clube pode acertar ainda a contratação de Alemão, um dos destaques do Ituano, campeão paulista. As contratações de zagueiros e meias de criação são tratadas como prioridade pela diretoria. Além disso, Sinval Vieira, que já trabalhou no clube como diretor de futebol, pode assumir as categorias de base.

Saída por desgaste

Antecessor de Felipe Ximenes como diretor de futebol do Vitória, Raimundo Queiroz acabou demitido na segunda-feira, depois do vice-campeonato estadual. O diretor foi muito criticado pelo fato de as contratações feitas para esta temporada não terem surtido efeito no Campeonato Baiano e na Copa do Nordeste.

Queiroz chegou ao Vitória em março de 2012, quando o clube estava na Série B, e conseguiu o acesso à elite no mesmo ano. Em 2013, montou o elenco que foi campeão baiano e que alcançou a 5ª colocação no Campeonato Brasileiro. Por isso, o diretor se diz satisfeito com o trabalho, que terminou em comum acordo. Apesar de ter revelado algum desgaste e "falta de paciência" da diretoria, Queiroz não fez grandes críticas à diretoria do Vitória e agradeceu a oportunidade de ter trabalhado no clube.

"A diretoria me convidou para fazer um trabalho de dois anos. E eu cumpri esses dois anos e mais um mês. Durante esse período, foi muito gratificante. Nós temos uma boa equipe e perdemos para o Bahia, que tem uma equipe de alto nível, de Série A, é um dos grandes clubes do futebol brasileiro. Esse ano começou uma reestruturação. Não posso dizer que as contratações não deram certo. Ano passado, as contratações que não deram certo, no final acabaram dando. É uma questão de tempo. É onde faltou de paciência para valorizar o planejamento que foi feito. Eu não vejo possibilidade de melhorar e fazer grandes mudanças. Alguns retoques, sim. Isso gerou um certo desgaste, natural de trabalho, e eu já estou bem idoso para tolerar certos desgastes. Eu tenho muito orgulho e satisfação do trabalho que foi realizado. Saio com a sensação de dever cumprido. Acho que foi muito positivo o trabalho que nós fizemos", declarou Queiroz.

Fonte: Paço Virtual - Comunicação, Consultoria e Projetos LTDA - ME - Especial para o Terra Paço Virtual - Comunicação, Consultoria e Projetos LTDA - ME - Especial para o Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade