PUBLICIDADE
Logo do Paraná

Paraná

Favoritar Time

Em palco de título, Neguinho projeta "passo para acesso"

Gerente de futebol do Paraná era jogador na conquista do Campeonato Brasileiro de 1992

28 mai 2015 - 19h36
Compartilhar
Exibir comentários

A partida desta sexta-feira, contra o Bahia, às 21h50, em Salvador, pela Série B, faz o Paraná voltar ao palco da maior conquista do clube: o estádio da Fonte Nova. Foi lá que a equipe paranista bateu o Vitória por 1 a 0, em 1992, e conquistou o título da Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro, com mais de 60 mil no estádio. 

Edson Neguinho, que também já foi auxiliar-técnico, é gerente do Paraná
Edson Neguinho, que também já foi auxiliar-técnico, é gerente do Paraná
Foto: Divulgação/Paraná

Gerente de futebol tricolor atualmente, Edson Neguinho era um dos integrantes do elenco e jogou naquela ocasião. "Eu era reserva, mas viajava com frequência. Na final entrei na vaga do Adoílson. Foi emocionante e vai ser ainda mais emocionante voltar ao local tanto tempo depois", afirmou o ex-jogador.

Ainda emocionado, Neguinho lembrou de outros fatos e outras coincidências curiosas sobre aquela conquista histórica do Paraná. "O hotel que estamos hospedados hoje é o mesmo em que ficamos em 92. Lembro da rampa de entrada lotada de paranistas, certamente nunca tivemos tantos torcedores em Salvador quanto naquele dia", recordou o gerente.

Arena Fonte Nova foi reformada para a Copa do Mundo
Arena Fonte Nova foi reformada para a Copa do Mundo
Foto: Divulgação/Copa 2014

Porém, o fato mais marcante não foi flagrado por nenhuma câmera e são poucos torcedores que sabem. "A preleção do Otacílio Gonçalves, nosso técnico na época, foi simples: ele chegou, botou a faixa de campeão no peito, nos agradeceu pelo título e saiu", relembrou. "Isso mexeu com todo o grupo. O clima foi de não decepcioná-lo e de cada um assumir a responsabilidade", complementou.

Agora, 23 anos depois, Neguinho e o Paraná buscam retomar o caminho da glória, tentando o sonhado acesso à elite do futebol brasileiro - o clube paranaense está na Série B desde 2008. "Daquela vez o último passo foi em Salvador. Desta vez, pode ser o nosso primeiro passo rumo ao acesso", apontou.

Esta é a primeira vez que o Paraná volta à Fonte Nova após a reforma que o estádio recebeu para a  disputa da Copa do Mundo. Em 1992, o gol que garantiu a vitória e o título paranista foi marcado pelo ex-atacante Saulo, o "Tigre da Vila", apontado até hoje como o maior ídolo da história do clube.

Fonte: PGTM Comunicação - Especial para o Terra PGTM Comunicação - Especial para o Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade