PUBLICIDADE
Logo do Santa Cruz

Santa Cruz

Favoritar Time

Fifa suspende jogador do Sta Cruz pego em doping por 5 meses

25 set 2015 - 15h11
(atualizado às 15h23)
Compartilhar
Exibir comentários

O Santa Cruz recebeu uma desagradável surpresa nesta sexta-feira. A Fifa decretou que o meia Raniel, que havia sido suspenso após falhar em exames antidoping, ainda terá que cumprir suspensão até o dia 22 de fevereiro de 2016, o que tiraria o atleta de ação por mais cinco meses. Raniel já havia ficado de fora dos gramados, ao todo, por seis meses por ter sido constatado em exame antidoping o uso de cocaína, realizado no ano passado.

Depois de ter cumprido a longa pena, o jogador inclusive chegou a atuar na Série B, onde atuou no confronto do Santa contra o Boa, em Varginha, no dia 15 de setembro. Agora, o clube coral corre para tentar a reverter a situação de Raniel.

Em nota oficial por meio de seu site, o Santa Cruz se pronunciou sobre o caso, expondo sua insatisfação com a atitude tomada pela Fifa, e que tomará providências para conseguir liberar o atleta da punição.

Raniel, do Santa Cruz, admitiu o uso de cocaína
Raniel, do Santa Cruz, admitiu o uso de cocaína
Foto: Marlon Costa / Futura Press

Confira a nota publicada no site oficial do Santa Cruz:

O Santa Cruz Futebol Clube recebeu no último dia 23 de setembro, com absoluta perplexidade, a comunicação da FIFA referente à punição imposta pelo Comitê Disciplinar da entidade máxima do futebol ao atleta Raniel.

Aos que fazem o Santa Cruz, causa completa estranheza essa punição adicional visto que, em nenhum momento, o atleta, o clube, a Federação Pernambucana de Futebol e a própria Confederação Brasileira de Futebol foram informados de quaisquer recursos interpostos ao Comitê Disciplinar e, muito menos, que um novo julgamento estaria ocorrendo em Genebra, na Suíça. Assim, ao atleta foi negado o amplo direito de Defesa, princípio presente em todas as esferas e instâncias da Justiça.

O documento do Comitê Disciplinar, assinado pela secretária-adjunta Alejandra Salmerón García, informa que a decisão de “banir mundialmente” Raniel por um ano, até a data de 22 de fevereiro de 2016, foi tomada em julgamento ocorrido no dia 15 de setembro de 2015, válida a partir do momento em que a CBF notificou o clube em 23 de setembro.

O Santa Cruz reafirma publicamente seu compromisso de permanecer prestando todo suporte financeiro, psicológico e emocional ao seu atleta Raniel Santana de Vasconcelos.

Por discordar veementemente tanto da forma com que o processo se desenrolou quanto da natureza da nova punição, com nítido potencial de aprofundar ainda mais as condições de vulnerabilidade social de um jovem de 19 anos, o Santa Cruz tomará todas as medidas cabíveis para reverter a decisão do Comitê.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade