1 evento ao vivo
Logo do Brasileiro Série B
Foto: terra

Brasileiro Série B

Na estreia de Benazzi, Portuguesa vence e ameniza crise

28 ago 2009
22h58
atualizado em 29/8/2009 às 00h06
  • separator

A Portuguesa deu um primeiro passou para sair de sua crise. A equipe paulista venceu o Fortaleza fora de casa por 1 a 0 e amenizou sua complicada situação interna. O time volta a vencer após seis jogos sem triunfos e renasce na briga por uma vaga no G4. Já a equipe cearense segue na zona de rebaixamento, com apenas 22 pontos.

» Veja fotos da rodada
» Veja a classificação atualizada
» Confira a tabela e os resultados
» Comente o resultado no Castelão

O jogo marcou a reestreia de Vagner Benazzi, que comandou a Portuguesa de 2006 a 2008. O treinador foi contratado após René Simões pedir demissão devido à invasão ocorrida no vestiário após a derrota para o Vila Nova - segundo o técnico, um conselheiro e seu segurança estariam armados. O estádio do Canindé foi interditado por causa do incidente.

A partida começou com um ritmo lento, em que as equipes se estudavam e arriscavam chutes de fora da área. A Portuguesa estava melhor, com Marco Antônio e Anderson Paim arriscando finalizações de longe. E foi justamente essa dupla que criou o gol que abriu o placar. Marco Antônio deu ótimo passe e Paim completou chutando forte de fora da área aos 18min para vencer o goleiro Douglas.

Os paulistas apareceram bem novamente aos 25min, com Zé Carlos, que carregou a bola pela esquerda, cortou para o meio e chutou para a boa defesa de Douglas. Após este lance, os visitantes pararam de jogar, tocando a bola no campo de defesa, e o Fortaleza cresceu. Aos 31min, Julio testou o goleiro Lucio, que fez boa defesa. Aos 42min, Rogerinho chegou bem e Bismarck completou, mas a finalização explodiu em Ediglê.

O Fortaleza seguiu melhor depois do intervalo e, aos 2min, Marcelo Nicácio dominou pela esquerda e chutou na rede pelo lado de fora. A partida ficou truncada, com os times cometendo muitas faltas no meio de campo. A primeira jogada de perigo da Portuguesa no segundo tempo saiu aos 20min, em cobrança de falta de Edno defendida por Douglas.

Os paulistas cresceram no jogo e ficaram perto do segundo gol aos 33min. Após escanteio, Bruno Rodrigo cabeceou e Kempes aproveitou rebote da defesa para finalizar com perigo. No minuto seguinte, Kempes invadiu a área pela esquerda e chutou forte para mais uma boa defesa de Douglas. A Portuguesa passou, então, a tocar a bola no campo de ataque, esperando o tempo se esgotar, enquanto o Fortaleza arriscava para obter o empate. Os paulistas, porém, conseguiram garantir a vitória.

Ficha Técnica

Gols
Portuguesa: Anderson Paim, aos 18min do 1º tempo.

Ponto Forte do Fortaleza
Defesas do goleiro Douglas

Ponto Fraco do Fortaleza
Lentidão na troca de passes

Ponto Forte da Portuguesa
Jogadas com Anderson Paim pela esquerda

Entrada de Héverton no segundo tempo

Ponto Fraco da Portuguesa
Edno, que em sua provável última partida pela Portuguesa teve atuação muito apagada

Personagem do jogo
Marco Antônio, autor da jogada do gol e principal homem de criação da Portuguesa

Esquema Tático Fortaleza
4-4-2
Douglas; Dedé, Edson, Gilmak e Guto; Júlio (Bismarck), Kiko (Ticão), Coutinho e Rogerinho; Saulo (Wanderley) e Marcelo Nicácio; Técnico: Márcio Fernandes

Esquema Tático Portuguesa
3-5-2
Lucio; Bruno Rodrigo, Ediglê e Thiago Gomes; César Prates, Acleisson (Ygor), Marco Antônio, Preto e Anderson Paim; Edno (Héverton) e Zé Carlos (Kempes); Técnico: Vagner Benazzi

Cartões Amarelos
Fortaleza: Saulo e Rogerinho
Portuguesa: Acleisson e Edno

Árbitro
Francisco Carlos Nascimento (ES)

Local
Castelão (Fortaleza-CE)


Portuguesa voltou a vencer após seis jogos
Portuguesa voltou a vencer após seis jogos
Foto: LC Moreira / Futura Press

Veja também:

Ranking aponta os 50 melhores clubes de 2020
Fonte: Redação Terra
publicidade