0
Logo do Brasileiro Série B
Foto: terra

Brasileiro Série B

Portuguesa empata em casa e vê acesso distante

13 nov 2009
22h52
atualizado em 14/11/2009 às 10h56

Ainda lutando por uma vaga no grupo que será promovido à elite do futebol nacional, a Portuguesa recebeu na noite desta sexta-feira o Duque de Caxias pela 36º rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Mesmo jogando melhor, a Portuguesa não saiu do 1 a 1 e agora vê o sonho de disputar a Série A em 2010 mais longe.

» Veja fotos da Série B
» Veja a classificação atualizada
» Confira a tabela e os resultados
» Comente o resultado do jogo

A Portuguesa começou o jogo trocando passes no meio de campo e valorizando a posse de bola. Porém, isso não era revertido em perigo real ao gol do Duque. O time paulista esbarrava na sua própria falta de criatividade e não conseguia encaixar o último passe.

Nada digno de nota ocorreu até que o Duque de Caxias, encolhido no setor defensivo, conseguiu abrir o marcador. Aos 33min, Santiago arriscou o chute de fora de área e marcou um belo gol para o time carioca.

A partir de então, a Portuguesa, a quem somente a vitória interessava, partiu para cima nos momentos finais, mas continuava desorganizada e acabou indo para os vestiários com o resultado parcial negativo.

Na segunda etapa o time da casa voltou mais decidido a pressionar. Logo aos 3min, quase saiu o empate. Marco Antonio cruzou a bola na área do Duque de Caxias, Ygor tentou de cabeça e obrigou o goleiro Vinicius a fazer grande defesa. Aos 6min, foi a vez de Dinei parar nas mãos do arqueiro do Duque.

A opção da Portuguesa de se manter no campo do adversário surtiu efeito. Marco Antonio cobrou falta sofrida por Domingos da esquerda, a bola bateu na mão de Leandro Teixeira e o árbitro marcou o pênalti. Aos 33min, Fellype Gabriel bateu com categoria e empatou o jogo.

O gol motivou a equipe do Canindé, que seguiu acuando o adversário. Os 15min finais foram de muita pressão, principalmente em jogadas pelas laterais do campo, mas a bola não entrou. Para completar, algo que não é novidade: aos 45min, Domingos fez falta violenta e foi expulso.

O resultado deixa a Portuguesa distante do acesso, na quinta colocação, com 58 pontos. O quarto colocado é o Atlético-GO, com 62 pontos, mas com um jogo a menos. Já o Duque de Caxias, sem pretensões na competição, vai para 48 pontos e fica na décima colocação na tabela.

FICHA TÉCNICA

Portuguesa 1 x 1 Duque de Caxias

Gols
Portuguesa: Fellype Gabriel, aos 33min do 2º tempo
Duque de Caxias: Santiago, aos 33min do 1º tempo

Ponto Forte da Portuguesa
Disposição para correr atrás do placar.

Ponto Forte do Duque de Caxias
Santiago, eficiente na marcação e marcou um belo gol.

Ponto Fraco da Portuguesa
Falta de objetividade no 1º tempo.

Ponto Fraco do Duque de Caxias
Ficou muito recuado.

Personagem do jogo
Vinícius, goleiro do Duque, que garantiu o empate com boas defesas.

Esquema Tático da Portuguesa
4-4-2
Muriel; Fernandinho (Héverton), Bruno Rodrigo, Thiago Domingos e Fabrício; Acleisson (Henrique), Ygor, Preto e Marco Antônio; Fellype Gabriel e Kempes (Dinei). Técnico: Vágner Benazzi

Esquema Tático do Duque de Caxias
4-4-2
Vinícius; Marquinho, Gustavo, Santiago e Paulo Rodrigues (Oziel); Mancuso, Leandro Teixeira, Juninho e Leandro Chaves; Tony (John) e Edivaldo (Gilcimar). Técnico: Gilson Kleina

Cartões Amarelos
Portuguesa: Ygor e Acleisson
Duque de Caxias:Juninho, Vinícius e Paulo Rodrigues

Cartões Vermelhos
Portuguesa: Domingos br>Árbitro
Heber Roberto Lopes (Fifa-PR)

Local
Estádio do Canindé, em São Paulo (SP)



Fonte: Redação Terra
publicidade