PUBLICIDADE

Vasco põe 81 mil no Maracanã, bate Juventude e confirma volta

7 nov 2009 - 18h13
(atualizado às 22h33)
Compartilhar

A primeira divisão já é novamente uma realidade para o Vasco. Neste sábado, para 81 mil torcedores no Maracanã, os vascaínos tiveram jogo tenso contra o Juventude, mas venceram por 2 a 1 e confirmaram o acesso na Série B do Campeonato Brasileiro.

» Veja fotos de Vasco x Juventude

» Veja fotos da campanha do Vasco na Série B

» Vasco "movimenta o sentimento" e sobra na Série B

» Vasco deve ser 3º maior grande da Série B na década 2000

» Veja a classificação atualizada

» Confira a tabela completa

» Comente o acesso do Vasco à Série A

Com 70 pontos em 34 rodadas, o Vasco está 100% garantido na próxima Série A. Por enquanto, Guarani, Ceará e Atlético-GO vão completando o G-4. Já o Juventude, derrotado no Maracanã, segue em 15º lugar, com possibilidades matemáticas de rebaixamento.

A vitória que confirmou o acesso do Vasco não foi conquistada com facilidade. O primeiro gol, convertido por Adriano, teve toque de Elton com o braço. Irineu, ex-zagueiro do Flamengo, chegou a empatar para o Juventude no segundo tempo, mas um pênalti cobrado por Carlos Alberto em expulsão do goleiro Juninho tranquilizou os ânimos exaltados.

No total, foram 81.904 torcedores no Maracanã, sendo 78.609 pagantes. A renda total, segundo o anunciado, foi de R$ 1.157.287,00. Foi o maior público da Série B 2009.

Apesar de controlar o primeiro tempo, o Vasco, nervoso e bem marcado, tinha dificuldades de chegar ao gol de Juninho. Só aos 22min, em giro seguido de chute de Elton, o Juventude foi ameaçado. Depois de Zezinho ter boa chance para os gaúchos aos 25min, pintou o gol que abriu o placar.

Aos 28min, Ramon levantou bola para a área e Elton, que disputou com o zagueiro, acabou ajeitando com o braço para Adriano, que botou nas redes. O Juventude reclamou bastante, mas o pernambucano Nielson Nogueira Dias validou o gol.

Após o intervalo, com o Juventude tendo feito duas trocas, o Vasco manteve o ritmo lento, prejudicado pelo sol forte no Rio de Janeiro. As melhores chances vieram com Carlos Alberto, que finalizou contra o Juventude aos 11min e aos 12min.

Aos 17min, silêncio no Maracanã: Gustavo cobrou falta e Irineu, ex-zagueiro do Flamengo, escorou para as redes de Fernando Prass. O resultado adiava o acesso do Vasco, que se mandou para o ataque e conseguiu responder rapidamente.

Já aos 19min, Elton recebeu na área e driblou Juninho, que derrubou o atacante vascaíno e acabou expulso. Sem substituições para fazer, o Juventude colocou o atacante Mendes no gol.

Elton pediu a bola, mas Dorival Júnior mandou Carlos Alberto para a cobrança. Com tranquilidade, o capitão bateu no canto esquerdo e correu para o abraço, em um jogo que seguiu lento até o fim. Só aos 35min, em chute do lateral Ramon que acertou a trave, o Vasco foi ameaçado. E terminou com os gritos de "o campeão voltou".

FICHA TÉCNICA

Vasco 2 x 1 Juventude

Gols
Vasco: Adriano, aos 28min do 1º tempo, e Carlos Alberto, aos 23min do 2º tempo

Juventude: Irineu, aos 17min do 2º tempo

Polêmica de arbitragem

- Primeiro gol do Vasco, que teve toque de Élton com o braço, foi irregular

Ponto Forte do Vasco
- Tranquilidade para buscar o segundo gol ao sofrer o empate

Pontos Fortes do Juventude
- Marcação firme

Ponto Fraco do Vasco
- Pouca criatividade no ataque

Ponto Fraco do Juventude
- Pouca ambição no jogo

Personagem do jogo
Carlos Alberto, capitão do Vasco

Esquema Tático do Vasco
4-3-1-2
Fernando Prass; Paulo Sérgio, Fernando, Titi e Ramon; Nílton, Souza (Alex Teixeira) e Alan; Carlos Alberto (Magno); Elton e Adriano (Aloísio)

Técnico: Dorival Júnior

Esquema Tático do Juventude
4-4-2
Juninho; Bruno, Douglas, Irineu e Bruno Teles; Xavier (Jorge Felipe), Walker, Lauro e Léo Dias (Gustavo); Zezinho e Marcos Denner (Mendes)

Técnico: Ivo Wortmann

Cartão Amarelo
Vasco: Aloísio

Cartão Vermelho
Juventude: Juninho

Árbitro
Nielson Nogueira Dias (PE)

Local
Estádio Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade