PUBLICIDADE

Brasileiro Série C

Com 30 mil no Castelão, Sampaio supera Santa: "aqui é torcida de verdade"

4 ago 2013 - 07h48
(atualizado às 07h48)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Torcedor Luiz Marques disse que torcida do Sampaio "é uma das mais fiéis do Brasil"</p>
Torcedor Luiz Marques disse que torcida do Sampaio "é uma das mais fiéis do Brasil"
Foto: Clodoaldo Corrêa / Especial para Terra

No duelo de dois times com alguns dos maiores públicos das Séries B, C e D do Campeonato Brasileiro, o Sampaio Corrêa-MA venceu o Santa Cruz-PE por 3 a 0 no Estádio Castelão, em São Luís. O time maranhense chegou aos 17 pontos e assumiu a liderança isolada do Grupo A do Campeonato Brasileiro da Série C. Já o Santa Cruz ficou com 13 pontos e fora do G-4. O que chamou atenção foi mais uma vez o grande público para um jogo da terceira divisão do futebol brasileiro.

Ainda não havia sido contabilizado o público do jogo deste sábado, mas aproximadamente 30 mil compareceram ao jogo. No Castelão, a massa boliviana - como é conhecida a torcida do Sampaio - empurrou o time para mais uma vitória, e a equipe manteve a invencibilidade em casa em jogos de Brasileiro. No Maranhão, o time tricolor não perde desde 2009 nos campeonatos das Séries D e C.

O torcedor Yvan Viana, de 23 anos, disse que a torcida do Sampaio é apaixonada pelo clube local, contrariando grande parte dos torcedores do Norte-Nordeste, que preferem torcer pelos clubes do eixo Rio-São Paulo. "Aqui, o torcedor é torcedor de verdade. Vem ao estádio. Não importa se o time está na quarta divisão. Nós apoiamos", afirmou.

<p>Apoio do torcedor no Castelão foi fundamental para vitória do Sampaio Corrêa sobre o Santa Cruz</p>
Apoio do torcedor no Castelão foi fundamental para vitória do Sampaio Corrêa sobre o Santa Cruz
Foto: Clodoaldo Corrêa / Especial para Terra

E a torcida boliviana realmente fez diferença. A cada ataque do time maranhense, a gritaria empurrava os jogadores. Após o primeiro gol, a torcida fez afesta a festa aos gritos de "Aqui no Castelão, quem manda é o Tubarão!", em referência ao mascote do clube. Com direito a "ôla", o torcedor local fez muito barulho na vitória do time.

Luís Marques, 47 anos, supervisor comercial, acompanha o Sampaio Corrêa desde criança. Mais precisamente desde 1972, quando o Sampaio conquistou seu maior título: o Campeonato Brasileiro da Série B. desde então ele acompanha todos os jogos da Bolívia Querida. "A torcida é fiel. Todo mundo sabe disso. A torcida do Sampaio esta entre as mais fiéis do Brasil", pontuou o torcedor, que acertou em cheio o placar. Ele havia apostado em 3 a 0 antes da partida.

Segundo levantamento da Pluri Consultoria envolvendo as torcidas do Brasil, o Santa tem média de 24.347 torcedores em seu estádio e perde apenas para o Corinthians, com média de 25.222 torcedores. O terceiro colocado é o Grêmio, com média de 23.530 torcedores. O Sampaio tinha antes da partida deste sábado média de 19.527 torcedores. Ou seja, os quatro melhores públicos do país são compostos por dois clubes da Série A e dois da Série C.

Confusão

<p>Torcidas entraram em conflito após provocação à uniformizada do Santa Cruz</p>
Torcidas entraram em conflito após provocação à uniformizada do Santa Cruz
Foto: Clodoaldo Corrêa / Especial para Terra

A paixão da torcida nordestina acabou em briga no Castelão. Logo após o segundo gol do Sampaio Corrêa, parte da da torcida boliviana começou a gritar "timinho" para o Santa, o que revoltou a parte da torcida organizada pernambucana que foi a São Luís assistir ao jogo. Os torcedores do Santa Cruz pularam a barreira que dividia as torcidas e houve muita briga. A tropa de choque teve que conter os baderneiros. A torcida organizada do Santa foi retirada do Castelão.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade