PUBLICIDADE

Brasileiro Série C

Transferência de 2006 exclui Betim da Série C; clube entra com recurso

Dívida da época de Ipatinga foi parar na Fifa, que pediu punição em pontos; clube apelou à Justiça Comum e foi excluído pelo STJD, mas tenta derrubar decisão para se manter

12 set 2013 - 13h22
(atualizado às 13h23)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Equipe mineira pode ser excluída por entrar na Justiça Comum; se pena for mantida, se aproxima do rebaixamento à Série D</p>
Equipe mineira pode ser excluída por entrar na Justiça Comum; se pena for mantida, se aproxima do rebaixamento à Série D
Foto: Betim / Divulgação

A Série C do Campeonato Brasileiro vive uma semana de indefinições nos bastidores. Excluído da competição na segunda-feira pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva, o Betim entrou com um recurso no STJD nesta quarta-feira para tentar voltar à disputa do torneio.

A decisão judicial é referente a uma dívida de 2006, quando o então Ipatinga negociou o lateral direito Luizinho com o Nacional, de Portugal. Sem receber uma taxa da época, o clube da Ilha da Madeira recorreu à Fifa.

O caso foi julgado apenas em 2013, com vitória dada ao Nacional. A entidade máxima do futebol mundial recomendou que a CBF tirasse seis pontos do agora Betim na Série C do Campeonato Brasileiro. Com 17 pontos, o time mineiro ocupava a sexta posição do Grupo B após 13 rodadas.

Com seis pontos a menos, o Betim iria para 11 pontos e ocuparia a nona posição, entre Duque de Caxias (12) e Grêmio Barueri (10), abrindo a zona de rebaixamento. Irritada, a diretoria betinense entrou na Justiça Comum para reverter a decisão. Desta vez, quem entrou em ação foi o STJD, que excluiu a equipe da Série C.

A decisão, porém, não é definitiva. “Houve um julgamento em primeira instancia, e a pena aplicada foi a exclusão. O Betim entrou ontem (quarta-feira) com um recurso voluntário para tentar o efeito suspensivo”, explicou Flávio Zveiter, presidente do STJD, em contato telefônico com o Terra. Ainda segundo Zveiter, o julgamento do caso no Tribunal Pleno será “provavelmente na quinta-feira”, dia 19.

Revelado pelo Guarani de Divinópolis (MG), Luizinho passou por Mogi Mirim, URT e Villa Nova antes de chegar ao Ipatinga em 2005. Após seis meses em Portugal, retornou ao Brasil pelo Cruzeiro, que o emprestou a, Ipatinga, Flamengo e Santos até 2009. Depois, atuou ainda em Ipatinga, Vila Nova, Guarani de Divinópolis e Brasiliense. Em 2013, jogou o Campeonato Mineiro pelo Nacional de Patos de Minas.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade