3 eventos ao vivo
Logo do Brasileiro Série D
Foto: terra

Brasileiro Série D

CBF faz ajustes na Série D para 2016 e 2017

9 nov 2015
16h37
atualizado às 16h58
  • separator
  • comentários

A CBF vai promover ajustes para a disputa da Série D do Campeonato Brasileiro em 2016 e 2017. De acordo com o teor do ofício enviado em 5 de novembro para as federações estaduais, a confederação estabelece que os classificados para a Quarta Divisão do ano que vem já estejam garantidos na mesma competição em 2017.

Foto: Yasuyoshi Chiba / AFP

Isso porque a CBF quer saber com antecedência quais os 40 clubes classificados para a Série D. Pelo modelo atual, somente ao fim dos estaduais, geralmente em maio, é que são preenchidas as vagas da última divisão do Brasileiro, que começa dois meses depois.

"Fica muito em cima. Acabam os estaduais e somente depois de 60 dias tem início a Série D. Então, os clubes não conseguem se planejar. Eles se preparam para os estaduais com contratos de três, quatro meses e, quando classificados para a Série D, se veem obrigados a estender esses contratos rapidamente”, explicou André Luiz Pitta, diretor de Desenvolvimento e Projetos da CBF.

Com o novo sistema, a partir de 2016 já será possível saber a cada mês de dezembro quais os clubes que vão disputar a edição seguinte da Série D.

A CBF deixa a critério das federações a realização de um torneio seletivo para a indicação dos clubes que vão participar da Série D em 2017. Para as federações com direito a um só representante na Quarta Divisão, esse torneio terá de ser realizado no segundo semestre de 2016. Já as federações com dois clubes na Série D do Brasileiro podem preencher apenas uma das vagas com o seletivo, também no final de 2016 – a outra viria da classificação do estadual.

Para esses torneios seletivos há duas exigências da CBF – que sejam disputados somente por clubes da Primeira Divisão local e que tenham o mínimo de quatro participantes.

 

Fonte: Silvio Alves Barsetti

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade