PUBLICIDADE

Brasileiro Série D

Porto de Caruaru: a universidade do futebol nordestino

8 set 2014 - 10h43
(atualizado às 10h45)
Compartilhar
Exibir comentários

Chegar ao Centro de Treinamento do Porto não é uma tarefa das mais simples. É preciso pegar uma estradinha de barro, dessas que só entra quem quer se perder nas pequenas fazendas do Agreste pernambucano. Em meio às casinhas humildes e ao visual estranho de fazendas que perderam a maior parte do seu gado na seca, a reportagem do Terra teve que seguir um caminhão pipa para chegar ao que o presidente José Porfírio brinca chamando de “universidade de futebol”.

Capitão do time que disputa a Série B pelo Porto, Thaciano participa da semifinal contra o Sport
Capitão do time que disputa a Série B pelo Porto, Thaciano participa da semifinal contra o Sport
Foto: Eduardo Amorim / Brisa Comunicação e Arte - Especial para o Terra

No Centro de Treinamento, um velho ônibus faz o transporte das equipes sub 15, 16, 17, 20 e dos profissionais. “Temos quatro veículos, esse é o mais antigo, mas para essa estrada de terra é o único que resiste”, explica o administrador do local. Mas dessa realidade, tão longe do glamour até mesmo das categorias de base dos grandes clubes, já saíram atletas como Araújo (ex-Goiás), Josué (Atlético-MG) e Rômulo (Spartak, Moscou).

Nesta segunda-feira, às 15h, o sub-20 do Porto terá um compromisso importante, diante do Sport, pela semifinal do Pernambucano da categoria. O curioso é que o time será comandado pelo capitão dos profissionais, Thaciano, já que o elenco que disputa a Série D é formado quase que exclusivamente por jovens talentos e eles folgaram no último fim de semana, possibilitando que fossem aproveitados na partida que será realizada no Luiz Lacerda.

Os dois times voltam a se enfrentar na próxima segunda e o vencedor do confronto terá como adversário o Náutico, que venceu o América na outra semifinal. Curiosamente, enquanto o Porto tem uma tradição de revelar jogadores desde sua fundação, no início da década de 90, Sport e Náutico estão investindo bastante nas categorias de base depois da criação dos centros de treinamentos das duas equipes e principalmente depois da chegada dos jovens treinadores, Eduardo Baptista e Dado Cavalcanti, que comandam as duas equipes profissionais.

Fonte: Brisa Comunicação e Arte - Especial para o Terra Brisa Comunicação e Arte - Especial para o Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade