inclusão de arquivo javascript

Brasileiro Série D


O Campeonato Brasileiro da Série D de 2014 será disputado em cinco fases; na primeira os clubes formarão oito grupos de cinco clubes cada, de onde se classificarão dois por chave; daí em diante as equipes se enfrentarão no sistema eliminatório até ser conhecido o campeão.


Na primeira fase, os 40 clubes constituirão os grupos A1, A2, A3, A4, A5, A6, A7 e A8, de cinco equipes cada, classificando-se para a fase seguinte os dois primeiros lugares de cada chave; dentro de cada grupo todos os times jogarão entre si, em turno e returno.


Na segunda fase (oitavas de final), os 16 clubes classificados da primeira fase constituirão os Grupos B1, B2, B3, B4, B5, B6, B7 e B8, conforme composição abaixo; os jogos serão realizados no sistema eliminatório em ida e volta, cujos vencedores classificar-se-ão para a fase seguinte.


GRUPO B1: 1º do Grupo A1 x 2º do Grupo A2

GRUPO B2: 1º do Grupo A2 x 2º do Grupo A1

GRUPO B3: 1º do Grupo A3 x 2º do Grupo A4

GRUPO B4: 1º do Grupo A4 x 2º do Grupo A3

GRUPO B5: 1º do Grupo A5 x 2º do Grupo A6

GRUPO B6: 1º do Grupo A6 x 2º do Grupo A5

GRUPO B7: 1º do Grupo A7 x 2º do Grupo A8

GRUPO B8: 1º do Grupo A8 x 2º do Grupo A7


Na terceira fase (quartas de final), os clubes classificados da segunda fase constituirão os Grupos C1, C2, C3 e C4, conforme composição abaixo; os jogos serão realizados no sistema eliminatório em ida e volta, cujos vencedores classificar-se-ão para a fase seguinte.


GRUPO C1: 1º do Grupo B1 x 1º do Grupo B2

GRUPO C2: 1º do Grupo B3 x 1º do Grupo B4

GRUPO C3: 1º do Grupo B5 x 1º do Grupo B6

GRUPO C4: 1º do Grupo B7 x 1º do Grupo B8


Na quarta fase (Semifinal), os clubes classificados da terceira fase constituirão os Grupos D1 e D2, conforme composição abaixo; os jogos serão realizados no sistema eliminatório em ida e volta, cujos vencedores classificar-se-ão para a fase seguinte.


GRUPO D1: 1º do Grupo C1 x 1º do Grupo C2

GRUPO D2: 1º do Grupo C3 x 1º do Grupo C4


Na quinta fase (Final), os dois clubes classificados na quarta fase constituirão o Grupo E1, conforme composição abaixo; os jogos serão realizados no sistema eliminatório em ida e volta, pela decisão do título do Campeonato Brasileiro da Série D de 2014.


Em caso de empate em pontos ganhos entre dois ou mais clubes ao final da primeira fase, em cada grupo, o desempate para efeito de classificação será definido observando-se os critérios abaixo, aplicados à fase:

1º) maior número de vitórias;

2º) maior saldo de gols;

3º) maior número de gols pró;

4º) confronto direto (quando o empate ocorrer entre dois clubes);

5°) menor número de cartões vermelhos recebidos;

6°) menor número de cartões amarelos recebidos;

7º) sorteio.


Em caso de empate em pontos ganhos ao final das segunda à quinta fases o desempate será efetuado observando-se os critérios abaixo, aplicados à fase:

1º) maior saldo de gols;

2º) maior número de gols pró assinalados no campo do adversário;

3º) cobrança de pênaltis, de acordo com os critérios adotados pela International Board.


Caso dois clubes de uma mesma cidade joguem as duas partidas no mesmo estádio, o qual será considerado neutro, não será aplicado o item 2º do presente artigo, para efeito de desempate.


Para as terceira, quarta e quinta fases os mandos de campo dos jogos de volta pertencerão aos clubes que obtiverem sucessivamente:

1º) maior número de pontos ganhos em toda a competição (soma das fases);

2º) maior saldo de gols em toda a competição (soma das fases).


Caso dois clubes tenham empatado nos dois critérios, os mandos de campo serão determinados através de sorteio público para cada fase, não sendo permitido acordo entre clubes para a não realização do sorteio.


Ao final do campeonato os quatro clubes classificados para a Quarta Fase ascenderão ao Campeonato Brasileiro da Série C de 2015.