Série A

› Esportes › Futebol › Brasileiro › Brasileiro 2008 › Série A

Série A

Quarta, 30 de julho de 2008, 21h20 Atualizada às 08h28

Cruzeiro vence Náutico e assume liderança

O Campeonato Brasileiro tem um novo velho líder. Na noite desta quarta-feira, com uma vitória por 4 a 2 sobre o Náutico no Estádio do Mineirão, o Cruzeiro chegou aos 30 pontos, um a mais que o Grêmio, e assumiu, temporariamente a ponta da competição na abertura da 16ª rodada.

» Fotos de Cruzeiro x Náutico
» Assista ao vídeo
» Veja a classificação
» Comente o resultado

É a segunda vez que o Cruzeiro chega à liderança, repetindo a posição alcançada na terceira e quarta rodada. O time mineiro agora começa a torcer contra os rivais diretos. Nesta quarta, o Flamengo, dono de 28 pontos, perdeu no Palestra Itália para o Palmeiras por 1 a 0. Resta secar o Grêmio, que entra em campo apenas na quinta, quando enfrenta o Coritiba, no Couto Pereira, para se manter na ponta.

Por outro lado, a derrota evidencia a má fase do Náutico. Os pernambucanos chegaram à quinta rodada seguida sem vitória dentro do Brasileiro. O último êxito aconteceu no último dia 9, quando bateram o São Paulo no Estádio dos Aflitos. Desde então foram cinco tropeços (contando a partida desta quarta) e um empate.

Disposto a brigar de vez pela liderança - afinal a equipe ficou de fora da zona de classificação à Libertadores em apenas uma rodada até aqui -, o Cruzeiro começou assustando logo no primeiro lance, quando Rômulo entrou pela direita da área e acertou a trave do goleiro Eduardo.

A promessa era de uma noite azul no Mineirão e os mandantes precisaram de pouco mais de cinco minutos para provar isso. Aos 12min, Guilherme apareceu com liberdade e deu lindo passe entre os zagueiros para Wagner sair na cara do gol e concluir às redes.

Aos 14min, quando a torcida ainda comemorava, Charles recuperou uma bola perdida e cruzou na segunda trave. Ticão empurrou Marquinhos Paraná e o árbitro assinalou pênalti. Guilherme foi para a cobrança dois minutos depois e ampliou a vantagem cruzeirense.

O Cruzeiro estava melhor no jogo, mas isso não impediu um momento de apagão da defesa, que aos 22min, cedeu escanteio, Fábio saiu errado na cobrança e Wellington subiu firme para cabecear e diminuir a vantagem.

O que poderia ser um motivo para os visitantes irem mais ao ataque, contudo, não passou de um momento repentino de azar. Superior em campo, o Cruzeiro seguia dominando as jogadas e anulando as tentativas do rival. Assim, na volta do intervalo, ficou fácil.

Aos 10min, Henrique driblou Everaldo e bateu cruzado, no canto de Eduardo. Aos 23min, os mandantes definiram a situação. Marquinhos Paraná tocou curto para Guilherme, que em posição legal, apareceu dentro da pequena área, driblou o goleiro e completou às metas vazias para marcar seu segundo gol no jogo.

A liderança já era do Cruzeiro, mas a defesa voltou a dar esperança ao adversário aos 42min, quando Charles puxou Kuki dentro da área e a arbitragem marcou o pênalti. Geraldo bateu com estilo no canto direito e evitou a goleada.

Na próxima rodada, o Náutico tenta acabar com a má fase no jogo contra o Figueirense, sábado, nos Aflitos. No dia seguinte, o Cruzeiro tem uma verdadeira final antecipada contra o Flamengo, no Maracanã.

Ficha Técnica

Cruzeiro 4 x 2 Náutico

Equipes

Fábio
Elicarlos
(Camilo)
Thiago Heleno
Espinoza
Jadílson
Henrique
Charles
Marquinhos Paraná
Wagner
(Gérson Magrão)
Guilherme
Rômulo

Eduardo
Negretti
Vagner
Everaldo
Eduardo Erê
Ticão
Alceu
Paulo Santos
(Reinaldo)
Piaui
(Geraldo)
Wellington
(Kuki)
Gilmar

Técnico:
Adílson Batista

Técnico:
Pintado

Gols

1ºT 12min - Wagner
16min - Guilherme
22min - Wellington
2ºT 10min - Henrique
23min - Guilherme
43min - Geraldo

Cartões amarelos

Rômulo
------------------------

Local

Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte (MG)

Árbitro:

Carlos Eugênio Simon (Fifa-RS)

Público e renda:

19.209 pagantes / R$ 244.832,50

Redação Terra

Agência Lance
Jogadores do Cruzeiro comemoram gols que levaram a equipe celeste ao primeiro lugar
Jogadores do Cruzeiro comemoram gols que levaram a equipe celeste ao primeiro lugar

Busque outras notícias no Terra