
Atualizada às 08h28 O Campeonato Brasileiro tem um novo velho líder. Na noite desta quarta-feira, com uma vitória por 4 a 2 sobre o Náutico no Estádio do Mineirão, o Cruzeiro chegou aos 30 pontos, um a mais que o Grêmio, e assumiu, temporariamente a ponta da competição na abertura da 16ª rodada.
» Fotos de Cruzeiro x Náutico 
» Assista ao vídeo
» Veja a classificação
» Comente o resultado
É a segunda vez que o Cruzeiro chega à liderança, repetindo a posição alcançada na terceira e quarta rodada. O time mineiro agora começa a torcer contra os rivais diretos. Nesta quarta, o Flamengo, dono de 28 pontos, perdeu no Palestra Itália para o Palmeiras por 1 a 0. Resta secar o Grêmio, que entra em campo apenas na quinta, quando enfrenta o Coritiba, no Couto Pereira, para se manter na ponta.
Por outro lado, a derrota evidencia a má fase do Náutico. Os pernambucanos chegaram à quinta rodada seguida sem vitória dentro do Brasileiro. O último êxito aconteceu no último dia 9, quando bateram o São Paulo no Estádio dos Aflitos. Desde então foram cinco tropeços (contando a partida desta quarta) e um empate.
Disposto a brigar de vez pela liderança - afinal a equipe ficou de fora da zona de classificação à Libertadores em apenas uma rodada até aqui -, o Cruzeiro começou assustando logo no primeiro lance, quando Rômulo entrou pela direita da área e acertou a trave do goleiro Eduardo.
A promessa era de uma noite azul no Mineirão e os mandantes precisaram de pouco mais de cinco minutos para provar isso. Aos 12min, Guilherme apareceu com liberdade e deu lindo passe entre os zagueiros para Wagner sair na cara do gol e concluir às redes.
Aos 14min, quando a torcida ainda comemorava, Charles recuperou uma bola perdida e cruzou na segunda trave. Ticão empurrou Marquinhos Paraná e o árbitro assinalou pênalti. Guilherme foi para a cobrança dois minutos depois e ampliou a vantagem cruzeirense.
O Cruzeiro estava melhor no jogo, mas isso não impediu um momento de apagão da defesa, que aos 22min, cedeu escanteio, Fábio saiu errado na cobrança e Wellington subiu firme para cabecear e diminuir a vantagem.
O que poderia ser um motivo para os visitantes irem mais ao ataque, contudo, não passou de um momento repentino de azar. Superior em campo, o Cruzeiro seguia dominando as jogadas e anulando as tentativas do rival. Assim, na volta do intervalo, ficou fácil.
Aos 10min, Henrique driblou Everaldo e bateu cruzado, no canto de Eduardo. Aos 23min, os mandantes definiram a situação. Marquinhos Paraná tocou curto para Guilherme, que em posição legal, apareceu dentro da pequena área, driblou o goleiro e completou às metas vazias para marcar seu segundo gol no jogo.
A liderança já era do Cruzeiro, mas a defesa voltou a dar esperança ao adversário aos 42min, quando Charles puxou Kuki dentro da área e a arbitragem marcou o pênalti. Geraldo bateu com estilo no canto direito e evitou a goleada.
Na próxima rodada, o Náutico tenta acabar com a má fase no jogo contra o Figueirense, sábado, nos Aflitos. No dia seguinte, o Cruzeiro tem uma verdadeira final antecipada contra o Flamengo, no Maracanã.
| Cruzeiro | 4 | x | 2 | Náutico |
| Fábio |
Eduardo Negretti Vagner Everaldo Eduardo Erê Ticão Alceu Paulo Santos (Reinaldo) Piaui (Geraldo) Wellington (Kuki) Gilmar |
Técnico: Adílson Batista |
Técnico: Pintado |
| 1ºT | 12min - Wagner 16min - Guilherme |
22min - Wellington |
| 2ºT | 10min - Henrique 23min - Guilherme |
43min - Geraldo |
| Rômulo |
------------------------ |
| Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte (MG) |
| Carlos Eugênio Simon (Fifa-RS) |
| 19.209 pagantes / R$ 244.832,50 |
Redação Terra
|
Agência Lance
Jogadores do Cruzeiro comemoram gols que levaram a equipe celeste ao primeiro lugar
|
18h00 » Fred elogia Adriano e deseja sorte ao "amigo"