Série A

› Esportes › Futebol › Brasileiro › Brasileiro 2008 › Série A

Série A

Quarta, 20 de agosto de 2008, 22h19 Atualizada às 22h50

São Paulo se recupera e bate Atlético-PR de virada

O São Paulo levou um susto no estádio do Morumbi, na noite desta quarta-feira, mas assegurou a vitória por 3 a 1, de virada, sobre o Atlético-PR, pelo Campeonato Brasileiro e voltou a se aproximar da parte de cima da tabela. O time paulista viu Pedro Oldoni abrir o placar no primeiro tempo, mas Hugo, Borges e André Lima balançaram as redes na segunda etapa e garantiram a virada.

» Veja mais fotos da partida
» Veja a classificação do campeonato
» Comente o resultado

Com a vitória desta quarta, o São Paulo chegou aos 36 pontos e se manteve no quinto lugar, ainda sem conseguir voltar ao G-4. Enquanto isso, o Atlético-PR segue com 23, próximo da parte de baixo da tabela.

O técnico da equipe paranaense, Mário Sérgio, montou um time fechado, para impedir os ataques do São Paulo e ainda tentar ameaçar nos contra-ataques. Na equipe paranaense, apenas Pedro Oldoni ficava fixo na frente. Mesmo assim, o time paulista conseguiu ameaçar logos aos 6min. Borges fez um passe preciso na área para Hugo, que chegou de frente para o gol e chutou em cima de Galatto, desperdiçando chance incrível.

Apesar da ameaça inicial do São Paulo, o jogo ficou truncado no meio-de-campo, com o time paulista encontrando bastante dificuldade para furar o bloqueio dos visitantes. O time de Muricy Ramalho só voltou a ameaçar em função do talento de Borges, que recebeu na área, sem ter qualquer espaço, mas conseguiu girar e chutar perto da trave de Galatto.

Mesmo se preocupando mais em manter a forte marcação, o Atlético-PR também se arriscava no ataque, principalmente em descidas de Ferreira e Júlio dos Santos, que tentavam apoiar Pedro Oldoni na frente. Desta forma, o time visitante abriu o placar aos 25min. Depois de bobeira do sistema defensivo do São Paulo, Júlio dos Santos avançou até a linha de fundo e cruzou para o meio, onde estava Pedro Oldoni, que empurrou para as redes.

Depois de sofrer o gol, o São Paulo se lançou com ainda mais vontade para o ataque, mas sua jogada de bolas cruzadas na área já era esperada pelo Atlético-PR, que postou zagueiros na área para afastar de cabeça. Quando inovou, o time da casa quase marcou. Hugo avançou pela direita e, no momento de cruzar, mandou com efeito, direto para o gol, carimbando o travessão.

O time da casa, então, seguiu exercendo forte pressão até os minutos finais do primeiro tempo. Jorge Wagner driblou Danilo na direita e cruzou na medida para Zé Luis cabecear, mas Galatto espalmou para fora. Pouco depois, Jean recebeu em velocidade pela direita e chutou, mas a bola passou perto da trave.

O problema para Muricy Ramalho em um dos últimos lances da etapa foi a contusão muscular de Zé Luis, que precisou ser substituído por Jancarlos. Logo no início do segundo tempo, porém, a torcida são-paulina teve motivos para comemorar. Com menos de um minuto de jogo, Jorge Wagner cobrou escanteio e Galatto afastou mal. A defesa, então, tentou tirar da área, mas o rebote caiu nos pés de Aloísio, que ajeitou para Hugo finalizar para as redes.

O gol animou o São Paulo, que continuou pressionando os visitantes. Jean fez fila na defesa e só foi travado no momento da finalização. No entanto, o Atlético-PR continuou apostando eventualmente em contra-ataques. Pedro Oldoni avançou com rapidez e fez ótimo passe na área para Rodriguinho, que, de frente para Rogério Ceni, mandou para fora.

Na resposta dos donos da casa, Borges recebeu sem ângulo pela direita e chutou rasteiro, exigindo boa defesa do arqueiro visitante. No lance seguinte, após cruzamento na área, a bola sobrou atrás da zaga para Rodrigo, que tentou dar um leve toque por cima de Galatto, mas exagerou na força e mandou por cima.

Para tentar transformar a pressão em mais gols, Muricy Ramalho fez uma alteração no sistema ofensivo, colocando André Lima no lugar de Aloísio. E a mudança rapidamente surtiu resultado. Aos 24min, André Lima escorou de cabeça na área para Borges, que concluiu para as redes.

Com a necessidade de buscar a vitória, Mário Sérgio tirou o zagueiro Alex Fraga para colocar o atacante Anderson Aquino. Desta forma, o time visitante criou boa oportunidade instantes depois, quando Ferreira recebeu livre na área e chutou forte, mas Rogério espalmou.

No final do jogo, aos 45min, o atacante André Lima ainda marcou o terceiro, completando para as redes cruzamento vindo da direita, decretando assim o placar final do jogo.

Gazeta Press

Gaspar Nobrega/VIPCOMM/Divulgação
André Lima comemora terceiro gol na vitória do São Paulo sobre o Atlético-PR por 3 a 1
André Lima comemora terceiro gol na vitória do São Paulo sobre o Atlético-PR por 3 a 1

Busque outras notícias no Terra