Série A

› Esportes › Futebol › Brasileiro › Brasileiro 2008 › Série A

Série A

Domingo, 9 de novembro de 2008, 21h07 Atualizada às 23h31

Flamengo vence Botafogo e encosta no G-4

Com um gol de pênalti aos 38min do segundo tempo, o Flamengo reanimou a luta por, pelo menos, uma vaga na próxima edição da Copa Libertadores. Na noite deste domingo, a equipe do técnico Caio Júnior venceu o clássico contra o Botafogo por 1 a 0, no Maracanã, pelo encerramento da 34ª rodada.

» Veja fotos da partida
» Assista ao vídeo
» Veja a classificação
» Confira a tabela
» Comente o jogo no Maracanã

O resultado não tira o Flamengo da quinta colocação, mas, beneficiado com a derrota do Palmeiras, o time rubro-negro vai aos 60 pontos, apenas um de diferença para o rival paulista e também o Cruzeiro, terceiro colocado.

Os cariocas fazem um confronto direto no próximo domingo, novamente no Estádio do Maracanã, justamente contra o Palmeiras.

Fora da Copa Sul-americana, sem maiores pretensões a não ser ratificar sua vaga na secundária competição continental em 2009, o Botafogo fica em oitavo lugar, com 49 pontos. A equipe perde a terceira partida seguida.

Também no próximo domingo, o time alvinegro volta a campo para enfrentar o Goiás, fora de casa, mas a partida, um duelo entre equipes que não brigam por nada no Brasileiro, será em Itumbiara, interior goiano.

O clássico deste domingo tinha tudo para ser quente dentro de campo. Flamengo e Botafogo protagonizaram a decisão do Estadual e formam a rivalidade mais acirrada do Rio na temporada.

Para completar o "tempero", o local do jogo passou do Engenhão, campo botafoguense, para o Maracanã - considerado neutro -, além da escalação do árbitro Marcelo de Lima Henrique, criticado pelos jogadores alvinegros.

Entretanto, diante de toda a expectativa, o jogo ficou abaixo da média. O primeiro tempo foi sonolento e não cativou o mediano público presente.

O ritmo era de treino. Normal para o Botafogo, que apenas "cumpria" tabela. Mas estranho para o Flamengo, já que seus jogadores entraram em campo sonhando com título e tendo a vaga na Copa Libertadores como meta mais próxima. Assim, a primeira chance foi rubro-negra, aos 17min, quando Marcelinho Paraíba arriscou de fora da área, mas por sobre o gol.

O Botafogo não demorou muito a responder e, aos 21min, Triguinho pegou sobra da entrada da área e obrigou Bruno a fazer grande defesa. O goleiro Renan, por sua vez, só foi acionado aos 34min, quando agarrou cabeçada violenta de Ronaldo Angelim.

A melhor oportunidade de toda a primeira etapa foi botafoguense, aos 37min. Túlio dividiu bola com Ronaldo Angelim, Fábio se aproveitou de falha da defesa e chutou com violência, para boa defesa de Bruno.

Assim como no primeiro tempo, a segunda etapa começou sendo disputada de forma lenta. O Flamengo parecia ter medo de se expor ao ataque, enquanto o Botafogo se limitava a administrar a situação e só ia para a frente quando não corria riscos. Tanto que a primeira oportunidade só aconteceu aos 14min, quando Marcelinho Paraíba cobrou falta e acertou o travessão.

A resposta botafoguense veio cinco minutos depois, em um chute de Lucio Flavio para fora.

Por pouco o Flamengo não abriu o marcador aos 25min, quando Luizinho cobrou escanteio e Ibson cabeceou para fora, com perigo. Um minuto depois foi Bruno quem teve que salvar um chute de Carlos Alberto, que tinha endereço certo. Aos 28min, Juan cruzou da esquerda e Josiel chegou atrasado na hora de concluir.

O Botafogo era extremamente perigoso nos contra-ataques. Em um deles, aos 35min, Carlos Alberto recebeu na entrada da área e chutou para fora. Três minutos depois, o Flamengo abriu o marcador.

Ibson foi lançado na área e acabou derrubado ao tentar se livrar do goleiro Renan. Kléberson cobrou e converteu o único gol do jogo.

O Botafogo desperdiçou grande chance aos 43min, quando Fábio se livrou de dois marcadores e chutou para grande defesa de Bruno. Nos acréscimos, o time alvinegro ainda teve o zagueiro Eduardo, que entrara em campo aos 44min, expulso e não conseguiu a reação.

Com informações da agência Gazeta Press.

Ficha Técnica

Botafogo 0 x 1 Flamengo

Equipes

Renan
Thiaguinho
(Fábio)
Renato Silva
André Luis
Triguinho
Túlio
Diguinho
(Eduardo)
Lúcio Flávio
Carlos Alberto
Leandro Guerreiro
(Lucas Silva)
Jorge Henrique
Bruno
Jailton
Fábio Luciano
Ronaldo Angelim
Luizinho
Aírton
Ibson
Sambueza
Juan
(Kléberson)
Marcelinho Paraíba
(Fierro)
Maxi
(Josiel)

Técnico:
Ney Franco

Técnico:
Caio Júnior

Gols

1ºT ----------------------- ------------------------
2ºT ---------------------- 38min - Kléberson

Cartões amarelos

Carlos Alberto
Diguinho
Renan
André Luis

Aírton
Juan

Cartões vermelhos

------------ Eduardo

Local

Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)

Árbitro:

Marcelo de Lima Henrique (Fifa-RJ)

 

Redação Terra

Agência Lance
Jogadores do Flamengo comemoram vitória diante do rival Botafogo
Jogadores do Flamengo comemoram vitória diante do rival Botafogo

Busque outras notícias no Terra