Série A

› Esportes › Futebol › Brasileiro › Brasileiro 2008 › Série A

Série A

Domingo, 7 de dezembro de 2008, 18h51 Atualizada às 00h11

De virada, Cruzeiro goleia e vai à Libertadores

Com uma vitória por 4 a 1 sobre a já rebaixada Portuguesa, de virada, o Cruzeiro se garantiu, na última rodada do Campeonato Brasileiro, na próxima Copa Libertadores, na tarde deste domingo, no Mineirão.

» Fotos de Cruzeiro x Portuguesa
» Veja a classificação atualizada
» Fanzone: comente a classificação do Cruzeiro na Libertadores

Com o tropeço do Palmeiras contra o Botafogo (paulistas perderam por 1 a 0), a equipe mineira fica com a terceira posição, com 67 pontos, entrando diretamente na fase de grupos da principal competição do continente.

O time mineiro disputará o Grupo 5, ao lado do segundo representante do Equador, Universidad Sucre, da Bolívia, e o vencedor da primeira fase entre a vaga aberta pelos peruanos - a situação ainda será decidida - e o quinto representante da Argentina.

Já rebaixada, a Portuguesa termina o campeonato no 19º lugar, estacionada nos 38 pontos.

Apesar da necessidade da vitória, o Cruzeiro jogou em ritmo lento. O único atleta que se destacava era Ramires, que aparecia constantemente no ataque, complicando a defesa rubro-verde. Logo aos 6min, ele recebeu um lançamento de Wagner, mas finalizou mal de pé esquerdo.

A Portuguesa respondia em contra-ataques, aproveitando a qualidade técnica de seus homens de frente. Jonas, invadindo a área e batendo cruzado, assustou o goleiro Fábio, que viu a bola sair raspando a trave.

Mais presente no ataque, o time da casa tentava o gol por meio de bolas paradas. Thiago Heleno teve boa oportunidade após um escanteio, mas a cabeçada foi em cima da defesa. Léo Fortunato, com um chute cruzado, também levou perigo, mas Ramires não alcançou a bola para desviá-la. De fora da área, Henrique e Fabrício também chegaram perto de marcar.

Contudo, foi a Portuguesa quem abriu o marcador. Aos 35min, Athirson recebeu lançamento dentro da área e, sem dominar, bateu cruzado, com precisão, sem chances para Fábio. O gol deixou a torcida celeste tensa e, ao fim do primeiro tempo, os jogadores desceram para o vestiário sob o som de vaias.

O Cruzeiro voltou para a etapa final com a mesma formação, mas o técnico Adilson Batista rapidamente percebeu que seria preciso mexer. Guilherme, que fazia um de seus piores jogos na temporada, foi substituído por Wanderley. Foi o suficiente para resolver a partida.

Aos 12min, a bola foi sendo tocada de pé em pé até que Fabrício encontrou Thiago Ribeiro entrando na área. Com um cruzamento preciso, ele pôs a bola na cabeça do atacante, que a colocou no canto esquerdo de André Luís. A virada veio no minuto seguinte, quando Wanderley conduziu a bola e bateu rasteiro, com firmeza, da entrada da área.

À frente no marcador, o time celeste diminuiu um pouco o ritmo, deixando o tempo correr. A Portuguesa chegou a ter uma chance clara de gol, mas Ralph errou o gol vazio após cruzamento da direita.

O Cruzeiro garantiu a vitória com dois gols de pênalti no fim da partida. No primeiro, Rai puxou a camisa de Wagner e Fernandinho bateu forte para marcar.

No segundo, Rai empurrou Ramires e, mais uma vez, Fernandinho cobrou com força, apesar dos pedidos da torcida para que o goleiro Fábio batesse.

Com informações da agência Gazeta Press.

Ficha Técnica

Cruzeiro 4 x 1 Portuguesa

Equipes

Fábio
Marquinhos Paraná
Thiago Heleno
Léo Fortunato
Fernandinho
Henrique
(Zé Eduardo)
Fabrício
Ramires
Wagner
Guilherme
(Wanderley)
Thiago Ribeiro
(Elicarlos)
André Luís
Bruno Rodrigo
Ediglê
Erick
Patrício
Rai
Heverton
(Fellype Gabriel)
Wilton Goiano
(Ralph)
Athirson
(Miltinho)
Edno
Jonas

Técnico:
Adilson Batista

Técnico:
Estevam Soares

Gols

1ºT ----------------------- 35min - Athirson
2ºT 12min - Thiago Ribeiro
13min - Wanderley
37min - Fernandinho
40min - Fernandinho
------------------------------------

Cartões amarelos

-----------------------

Patrício
Athirson
Rai

Local

Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte (MG)

Árbitro:

Evandro Rogério Roman (Fifa-PR)

Público:

39.369 / Renda não divulgada

 

Redação Terra



Busque outras notícias no Terra