Série A

› Esportes › Futebol › Brasileiro › Brasileiro 2008 › Série A

Série A

Terça, 9 de dezembro de 2008, 19h04

STJD convoca envolvidos no "caso Tardelli"

O presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Rubens Approbato, convocou para serem ouvidos todos os envolvidos na suposta tentativa de manipulação de resultado do confronto entre Goiás e São Paulo, que seria apitado pelo árbitro Wagner Tardelli. Approbato já designou seu vice, Virgilio Val, para ser o relator do inquérito que vai apurar o caso.

O presidente do STJD solicitou que sejam ouvidos os seguintes envolvidos: Wagner Tardelli, Marco Polo Del Nero (presidente da FPF e autor da denúncia), Reinaldo Carneiro Bastos (vice da FPF), Sérgio Correia (presidente da Comissão Nacional de Arbitragem), Lílian Cardoso (secretária da FPF) e Maria Estela (secretária do São Paulo). Os depoimentos devem ocorrer em São Paulo.

Caso algum tipo de corrupção seja comprovado pelas investigações, as punições aos envolvidos são severas. O artigo 237 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva prevê de dois a quatro anos de suspensão para quem "dar ou prometer vantagem indevida a quem exerça cargo ou função (...) para que pratique, omita, ou retarde ato de ofício ou para que o faça contra disposição expressa de norma desportiva". Nesse caso, os punidos seriam os dirigentes que teriam oferecido os tais ingressos para o show da cantora Madonna.

Já o artigo 241 (dar ou prometer qualquer vantagem a árbitro ou auxiliar de arbitragem para que influa no resultado da partida, prova ou equivalente) prevê a eliminação dos envolvidos de qualquer atividade relacionada ao esporte.

Caso a denúncia não se confirme, o presidente da FPF, Del Nero, pode ser enquadrado nos artigos 189 e 221. Ambos versam sobre queixas infundadas e notícias inverídicas dadas à CBF, trazidas por pessoas físicas ou entidades. A suspensão, nesse caso, pode chegar a 360 dias.

A suspeita é a de que Tardelli receberia ingressos para o show da cantora Madonna, enviados por representantes do São Paulo. A informação surgiu a partir de uma conversa telefônica entre as secretárias de São Paulo e FPF. Esta última comunicou a Del Nero, que fez a denúncia à CBF e fez com que o árbitro do jogo fosse trocado. Goiás x São Paulo foi apitado por Jaílson Macedo Freitas.

Lancepress!

Busque outras notícias no Terra