PUBLICIDADE

Tetra provoca discórdia entre são-paulinos ilustres

10 mai 2009 - 09h48
Compartilhar

Dois rockeiros, um atleta, um jornalista político e um vereador dificilmente pensariam da mesma forma. Se o assunto envolvido é futebol, então, as chances de opiniões iguais são praticamente impossíveis. O Terra ouviu cinco são-paulinos ilustres sobre as chances de o clube conquistar o tetracampeonato do Brasileiro que começa neste fim de semana.

» Quiz: você sabe tudo sobre o Brasileiro?

» Tricampeão, quinteto são-paulino pode se aproximar de recorde

» Rodrigo recebe alta hospitalar após internação

» Saiba quem são os atacantes com números melhores que Ronaldo

» Em baixa, Hugo pode voltar aos titulares

Entre eles, consensos como a sentida ausência de Rogério Ceni, que só deve retornar nos últimos meses do ano, mas também opiniões bem diferentes sobre as possibilidades de um tetra inédito no Brasil.

O Terra tentou também fazer contato com o cantor Nando Reis, mas ele sequer quis falar e informou por meio de sua assessoria de imprensa que, supersticiosamente, não faz previsões sobre os jogos de seu clube do coração. Uma mostra de como o torcedor de futebol é mesmo tão peculiar.

Veja o que pensam os são-paulinos mais ilustres:

ANDREAS KISSER, guitarrista do Sepultura

"As expectativas são sempre boas e o São Paulo entra para disputar os primeiros lugares e as finais em qualquer campeonato que disputa. É claro que está um pouco mais fraco, pela ausência do Rogério Ceni, pela divisão por causa Libertadores. Também acho que vai ser mais difícil buscar motivação pelo quarto ano"

"Se dividir em dois campeonatos nunca foi problema. Até em 2005, quando brigou para não cair, se recuperou, ficou no meio da tabela e ganhou o Paulista e o Mundial de Clubes. E depois ganhou três Brasileiros. São Paulo é isso, é camisa. Pode não estar com o melhor time dos últimos anos, mas dá para brigar bem"

"O campeonato está ainda mais equilibrado e são vários times. Corinthians, Inter, Grêmio, Cruzeiro, o Palmeiras que sempre está perto do topo, o Sport, além dos times do Rio de Janeiro. É um campeonato interessante e com certeza ninguém vai disparar"

GUSTAVO BORGES, ex-nadador

"É uma competição em que o São Paulo tem muita tradição, como na Libertadores, que vai ter mais foco por enquanto. É uma estratégia que deu certo ano passado, principalmente para o Brasileiro. Então a expectativa é por título nessas competições"

"Priorizar é sempre um risco, porque se você prioriza e não dá certo, depois tem que correr atrás de outro objetivo"

"O acúmulo de competições está cansando um pouco. Os campeonatos muito embolados, então acaba cansando um pouco. Mas tem jogadores excelentes em todas as áreas, do Bosco ao Rogério Ceni, até os atacantes, e um técnico que segura as pontas como o Muricy"

"Não sei até que ponto o São Paulo estava animado ou não para focar no Paulista. O Corinthians entrou com mais garra, motivação, e surpreendeu. Se você pega um time mais motivado, perde um pouco as estribeiras. Mais que demérito do São Paulo, foi mérito do Corinthians"

NASI, vocalista do Ira

"A princípio, o São Paulo tinha um elenco muito bom, mesmo sabendo que a preocupação é a Libertadores. Só que passou por uma maré de azar grande com problemas médicos. Começou com a contusão séria, de maneira casual, com o Rogério Ceni. Depois se estendeu ao Rodrigo, que passou por algo que acho ser inédito no futebol. Agora também o Jean e o André Dias. Parece 'uruca' de corintiano (risos)"

"Agora também tem esse embaço da Libertadores e corre ainda o risco de ir para o México, que acho irresponsável caso se confirme, porque tira o foco do elenco. Aliás, sou contra até clubes mexicanos na Libertadores"

"Nesse primeiro momento, ficamos apreensivos, porque está começando o Brasileiro no meio da Libertadores. É comum que as equipes que disputam os dois não tenham o rendimento adequado e, até concluir a participação, ou saindo em uma das fases, vai ser inferior enquanto estiver em outra competição"

"Confio em tetra, mas prefiro o tetra da Libertadores (risos). Quero algum dos dois. Mas vai ser o Brasileiro mais disputado de todos os tempos, muito mais que no ano passado. O Corinthians, com o Ronaldo, é um time capacitado, o Inter tem um esquadrão, o Cruzeiro, o Palmeiras e o Grêmio, também. O Inter leva vantagem pela qualidade técnica e porque não está na Libertadores"

FERNANDO RODRIGUES, jornalista da Folha de São Paulo

"Minha expectativa é média, com viés de baixa. Primeiro porque segundo as leis das probabilidades, um time ser campeão brasileiro quatro vezes seguidas é muito improvável. Três nunca tinha acontecido na história. É apenas um comentário de um observador: é muito difícil quatro anos seguidos ganhar o Brasileiro"

"Para corroborar essa expectativa, o time embora seja muito bom e competitivo, com os jogadores que ficaram do ano passado, tem umas carências histórias que precisariam ser preenchidas. Como um grande jogador no meio-campo e agora um problema adicional que o grande líder do time, o Rogério Ceni, fica de fora. E isso acaba influenciando negativamente"

"Mas no ano passado, meus filhos me perguntavam, e são são-paulinos mais fanáticos que eu, e eu dizia que nunca havia tido um tricampeão. Espero que seja desmentido de novo (risos)"

"O Rogério, que embora muitos o vissem numa fase crepuscular da carreira, ainda exerce uma liderança e é um exemplo em campo. Falta também um grande jogador no meio-campo, embora algumas promessas continuem por ali, como o Hernanes, que ainda não reeditou o ano passado"

"A tradicional tranqüilidade administrativa que existe no clube e transborda para os jogadores é um ponto forte. Os clubes devem ser administrados como uma empresa, e a estabilidade do técnico no cargo e o poder que ele tem, é muito importante"

AURÉLIO MIGUEL, ex-judoca e vereador

"O campeonato está muito equilibrado, mas espero que o São Paulo faça uma boa competição e que resulte em título"

"Os outros se fortaleceram, como Corinthians, Palmeiras, Flamengo e Sport. Mas o campeonato é longo e nunca sabemos bem o que vai acontecer. Agora, o São Paulo é sempre favorito"

São-paulino fanático, Nasi prevê dificuldades para o São Paulo sem Rogério Ceni em campo
São-paulino fanático, Nasi prevê dificuldades para o São Paulo sem Rogério Ceni em campo
Foto: Marcelo Pereira / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade