PUBLICIDADE
Logo do Internacional

Internacional

Favoritar Time

Em dois anos, 15 "bons filhos" voltam aos clubes de origem

22 mai 2009 - 10h06
(atualizado às 11h32)
Compartilhar

O possível retorno de Lucio Flavio ao Botafogo mostra uma tendência que pode ser notada desde o ano passado, de que "o bom filho à casa torna". De maio de 2007 até maio de 2009, 15 jogadores importantes voltaram a vestir a camisa dos clubes pelos quais foram revelados ou apareceram com mais destaque no cenário nacional.

» Veja fotos dos jogadores "repatriados"

» Confira a lista dos jogadores que voltaram "para casa"

» Cruzeiro confirma Ramires no Benfica

» Léo treina e pode ser novidade no Santos

» Santos acerta troca com o São Paulo

No futebol carioca, para onde Lucio Flavio pode retornar, há exemplos nos quatro clubes grandes de jogadores que voltaram. No Botafogo, o zagueiro Juninho regressou após passar uma temporada no banco de reservas do São Paulo. O atual capitão botafoguense havia chegado ao clube do Morumbi com prestígio e status de melhor contratação do futebol paulista, mas não vingou.

No Fluminense, o meia Thiago Neves deixou o clube na metade de 2008 para defender o Hamburgo (ALE). No início de 2009 ele voltou, e deve ir embora novamente na metade desta temporada para o Al-Hilal, clube para o qual já está vendido pelo Hamburgo.

Flamengo e Vasco também recontrataram antigos pratas da casa. No Fla, voltaram os volantes Jônatas e Ibson, este último ainda em 2007. O atacante Adriano se juntou a eles na última semana, quando iniciou os treinos com o time, depois de deixar a Inter de Milão. No Vasco, o meia Léo Lima voltou após rodar no futebol brasileiro e europeu. Ele foi campeão carioca em 2003 pela equipe.

O Rio de Janeiro tem exemplos claros dessa tendência, mas ela pode ser notada em outros centros. São Paulo e Santos repatriaram, respectivamente, o zagueiro Rodrigo e o lateral-esquerdo Léo. Este último passou quatro anos no Benfica (POR). Rodrigo permaneceu também por quatro anos no Dínamo de Kiev (UCR) e passou rapidamente pelo Flamengo.No Sul, Tcheco, pelo Grêmio, e Bolívar, pelo Inter, passaram pouco tempo no exterior antes de retornarem ao futebol gaúcho. Em Minas Gerais, o caso mais curioso de todos: o do meia Wagner, que passou menos de seis meses no Al-Ittihad e retornou ao Cruzeiro depois de o clube árabe não ter pago o valor da transferência.

Adriano volta ao Flamengo depois de passagens por times europeus e São Paulo
Adriano volta ao Flamengo depois de passagens por times europeus e São Paulo
Foto: Reuters
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade