PUBLICIDADE

Cotados ao rebaixamento, Barueri e Santo André se destacam

27 jun 2009 - 12h15
(atualizado às 16h02)
Compartilhar

Um faz sua estreia na Série A e o outro não disputava há 25 anos. Por essa falta de intimidade com a elite, Santo André e Barueri constavam entre os candidatos ao rebaixamento no início da competição. No entanto, contrariando as expectativas, os dois estão entre os dez primeiros, passadas sete rodadas do Campeonato Brasileiro.

» Entenda a polêmica saída de Luxemburgo e a possível chegada de Muricy

» "Dupla sertaneja" é segredo do Goiás para reagir no Brasileiro

» Éverton Santos agradece ao Flu e deve voltar ao PSG

» Leia as últimas do Brasileiro

Beneficiado pela concorrência do Brasileiro com a Copa do Brasil e com a Copa Libertadores, o Barueri, oitavo colocado no Paulista, somou pontos importantes contra equipes que tinham o foco dividido. Assim, empatou com o Sport na Ilha do Retiro, com o Palmeiras na Arena Barueri e ainda venceu o Cruzeiro dentro do Mineirão. Hoje, é sétimo com 10 pontos, e perdeu um de sete jogos disputados.

"Perdemos dois pontos para o Fluminense e dois para o Palmeiras, jogando em casa. Então teríamos que roubar pontos fora para compensar. Como fizemos isso contra Goiás, Sport e Cruzeiro, compensou. É cedo para estarmos felizes, porque a distância na tabela ainda é pequena, mas nos dá um bom astral por não termos entrado ainda na zona do rebaixamento", avalia Pedro Alcazar, diretor de futebol do Barueri, em contato com o Terra.

O dirigente ainda confirma a expectativa de perder Pedrão, artilheiro do Campeonato Brasileiro, e que interessaria a alguns clubes do exterior. Por enquanto, porém, o jogador está confirmado para o duelo contra o líder Atlético-MG, neste sábado, em Barueri.

Pelos lados do Santo André, a realidade é parecida. Sexto colocado no Estadual, o clube do ABC Paulista é oitavo lugar na Série A e foi batido em apenas uma ocasião no Brasileiro. Enquanto São Paulo e Coritiba disputavam outras competições, a equipe dirigida por Sérgio Guedes "roubou" pontos importantes. No domingo, pega o Vitória dentro do Barradão.

"Avalio nosso trabalho como bem realizado. Tem muita gente que fala e não entende de futebol. Destaco a força do nosso conjunto, que é comprometido. Oferecemos oportunidades aos jogadores que estavam no ano passado e não jogavam. Temos pouca gente, mas eles responderam bem e o time vem se superando", analisa Sérgio Guedes, treinador do Santo André, em contato com o Terra.

Como característica, o Santo André tem vários jogadores jovens, formados nas categorias de base. É o caso dos titulares Cesinha e Antônio Flávio, além de Júnior Dutra, Ricardo Goulart, Arthur, Ricardinho e Chiquinho, todos bastante utilizados pelo treinador.

"Eles precisam de apoio dos experientes, mas estão muito bem. A gente conta com a superação de todos, que começam a ser assediados por muita gente na medida em que se destacam", explica.

Marcelinho Carioca é um dos destaques no Santo André, que faz boa campanha no Brasileiro
Marcelinho Carioca é um dos destaques no Santo André, que faz boa campanha no Brasileiro
Foto: Futura Press
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade