Série A

› Esportes › Futebol › Brasileiro › Brasileiro 2009 › Série A

Série A

Domingo, 5 de julho de 2009, 10h26

Rivalidade recente turbina Botafogo x Atlético-MG

Dassler Marques

Erro marcante de arbitragem, tabu, trocas de farpas, eliminações traumáticas e treinador sendo derrubado. Esses foram apenas alguns dos ingredientes que fizeram com que, nos últimos dois anos, Botafogo e Atlético-MG se tornassem novos rivais. Neste domingo, ambos se encontram no Mineirão, às 16h (de Brasília), para escrever um novo capítulo desta história.

» Tardelli espera ajudar Atlético-MG a afundar outro rival
» Categorias de base do Vasco reclamam de alimentação
» Artilheiro é vetado e desfalca Botafogo
» De volta ao Mineirão, Renato espera mudar sorte do Botafogo

Curiosamente, as duas equipes se encontram em posições completamente opostas na tabela do Campeonato Brasileiro. Enquanto o Atlético-MG lidera o torneio de forma surpreendente, o Botafogo, vice-campeão carioca, é o lanterna.

A história de rivalidade recente começou em 2007, nas quartas de final da Copa do Brasil. Depois de um empate sem gols no Mineirão, o Botafogo saiu perdendo no Maracanã, mas conseguiu a virada por 2 a 1 após o intervalo. Aos 47min, um pênalti claro em Tchô não foi marcado por Carlos Eugênio Símon para o Atlético-MG, causando uma revolta generalizada. "Fomos roubados!", chegou a protestar o zagueiro Marcos. Posteriormente, o próprio Símon admitiu o erro.

Poucos dias depois, os dois clubes se encontram pela 2ª rodada do Campeonato Brasileiro e o Botafogo seguiu feliz, vencendo pelo mesmo 2 a 1 no Maracanã. E no returno, para desespero atleticano, outra vitória do time então comandado por Cuca. O placar? 2 a 1, de virada.

Em 2008, vários duelos rechearam a rivalidade, que foi reativada com novo encontro na Copa do Brasil, nas mesmas quartas de final. O cenário ainda seguiu ruim para os atleticanos, que acabaram eliminados com empate sem gols no Mineirão e derrota por 2 a 0 no Rio de Janeiro. Geninho já era pressionado no comando do clube mineiro e 15 dias antes havia sido goleado por 5 a 0 pelo Cruzeiro e pediu demissão.

Já sob o comando de Gallo, a vida do Atlético-MG seguiu um tormento diante do Botafogo. Na 14ª rodada do Brasileiro, os cariocas golearam por 4 a 0. Marcelo Oliveira agora era o treinador e os botafoguenses seguiram impossíveis na Copa Sul-Americana: 3 a 1 no Mineirão, 5 a 2 no Engenhão.

A vida ruim do Atlético-MG teve fim na 33ª rodada do Brasileiro. Finalmente, superou o Botafogo por 2 a 1, dois gols de Leandro Almeida, selando um martírio para os mineiros.

Redação Terra

Brasileiro 2009


Você pode ver os gols onde estiver, direto do seu celular.

Envie FUT para 83772 ou clique e assine já.


Agência Lance
Geninho foi um dos que sentiram na pele a rivalidade entre os dois clubes
Geninho foi um dos que sentiram na pele a rivalidade entre os dois clubes

Enquete

  • Quem ganha o duelo?
  • Atlético-MG
  • Botafogo
  • Dá empate
  • Busque outras notícias no Terra